Translate

terça-feira, 30 de maio de 2023

SIMPLES



" Se você não tem tempo para ler, você não tem tempo (ou as ferramentas) para escrever.”

Stephen King

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Amilcar de Castro

Amilcar Augusto Pereira de Castro, simplesmente Amilcar de Castro, nasceu em Paraisópolis em 1920. Tomou o barco em Belo Horizonte em 2002. Escultor, gravador, desenhista, diagramador, cenógrafo, professor.

Viver é Perigoso

O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?


No início deste ano, após Tarcísio de Freitas assumir como governador, o Metrô de São Paulo decidiu retirar o nome do patrono da educação brasileira Paulo Freire, da futura estação da linha 2-verde e substituí-lo por Fernão Dias.

Bom, como todos têm acompanhado pelo noticiário, a 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a medida do Metrô, atendendo a um recurso apresentado pela deputada estadual Ediane Maria (PSOL), que questionou a alteração.

Agora, o deputado estadual Guto Zacarias, vice-líder do governo Tarcísio de Freitas, decidiu entrar na disputa em torno do nome da futura estação. Um projeto de lei de sua autoria, já apresentado à Casa legislativa, quer que o logradouro seja batizado como Fernão Dias, e não como Paulo Freire.

Só lembrando um pouco envergonhado. Por estas bandas, no ano passado, aconteceu um movimento para que fosse eliminado a imagem/homenagem do Professor Paulo Freire existente no famoso muro da Unifei. Não conseguiram sucesso. Aliás, como falado na época, muitos dos participantes e adeptos do movimento, nem sabiam quem foi Paulo Freire.

Viver é Perigoso

NOSSO DIRETÓRIO ACADÊMICO

 


1964, ano que aconteceu  a Revolução (para os da direita) e Golpe (para os da esquerda). Para mim em 1964 o que aconteceu foi revolução. O golpe foi dado em 1968 com o AI-5.

Prova que o Diretório Acadêmico sempre foi o reduto de encontros da moçada itajubense. Nenhum deles, na época, estudantes da Escola de Engenharia. Dez anos mais tarde, dois deles se tornaram engenheiros (José Cláudio Cardoso e Edson Riera).

Grandes amigos, quase irmãos. Da esquerda para a direita, Celso Jona Franco, Virgílio Machado, Cati Sarlas, José Roberto Rocha, Edson, José Cláudio e Pinu Rotella.

A isso dá-se o nome de memória, história. No caso, reunião de amigos da Boa Vista, é claro, que aconteceu no Diretório Acadêmico. Já lá vão 59 anos.

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



Lula o improvisador

Novamente nosso presidente se entusiasma e na improvisação diz besteiras sobre a Venezuela como outro dia na China disse sobre a guerra Rússia x Ucrânia. 

Dizem que de novo os diplomatas escreveram a fala para ele mas ele abandonou.

Interessante que aqueles que sempre procuraram os Órgãos de Direitos Humanos da ONU para se dizerem perseguidos pela justiça brasileira, agora os ignoram sobre o que dizem do governo da Venezuela por violações e crimes contra a humanidade.

“A missão de investigação da ONU encontrou motivos razoáveis para acreditar que as autoridades e as forças de segurança venezuelanas planejaram e levaram a cabo violações de direitos humanos desde 2014”- Conselho de Direitos Humanos da ONU. Também é o que diz o Tribunal Penal Internacional de Haia. 

Para Lula são narrativas que a Venezuela deve contrapor, como não se sabe.

Lula acerta pelo menos em dois pontos: é pior isolar um país principalmente quando tem fronteira conosco, vinte mil brasileiros vivem lá e uns cem mil venezuelanos vivem aqui. Outra é talvez tentar receber o que Maduro deve dentro daqueles polêmicos empréstimos do BNDES que financiavam obras estruturais no vizinho, para grandes construtoras brasileiras, com aval do Tesouro Nacional. A Venezuela não pagou o Tesouro sim, ou seja todos nós.

Com a situação econômica ainda desesperadora a Venezuela propôs pagar a dívida cedendo energia elétrica para Roraima acordo suspenso desde 2021. Lembrando que o Estado do norte é o único que não está interligado ao SIN - Sistema Interligado Nacional. Roraima depende da geração termoelétrica, seria uma boa solução sempre lembrando que há outra pendência com eles. A Petrobras abriu mão das contrapartidas venezuelanas para a construção de Refinaria Abreu de Lima em Pernambuco, coisa na casa de 8 bilhões de dólares! 

Mercado- Lógico

Viver é Perigoso 

JUÍZO MOÇADA !


"Perdemos muito cada vez que nosso patrimônio é demolido, descaracterizado ou mutilado. É como se apagassem uma página de nossa história. São danos irreversíveis. A preservação do patrimônio histórico não é apenas uma questão do poder público, mas da sociedade como um todo."

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO *


 

UNIFEI 100 ANOS DE HISTÓRIA - 

Em primeiro lugar, um livro muito bonito. Concebido para ser uma festa, em diversos sentidos.

Reune acontecimentos, biografias, notícias e histórias contadas em colunas e artigos de jornais, depoimentos prestados por figuras que viveram a epopéia, a história.

O resultado é como um filme cujas cenas são feitas de muitas pequenas biografias, por vezes com a duração de um momento.

Não se trata de precisar fatos, mas de reanimar sentimentos.

Leitura recomendada para os jovens políticos de Itajubá que estão chegando agora, principalmente das páginas 168 a 173, quando o Professor Vicente Sanches conta a história do Diretório Acadêmico. De emocionar o slogan " Dos alunos, pelos alunos e para os alunos ".

E saber que na em reunião realizada no dia 13 de abril de 1950, o então presidente do Conselho Diretor, Paulo de Castro Rezende anunciou a término da cobertura da sede do DA, citando a contribuição financeira de diversos ex-alunos, com destaque para a doação da metade do produto de venda da motocicleta de propriedade do aluno José Hisbelo.

Dos alunos, pelos alunos e para os alunos !

Enfim, a nossa Casa Própria.

Parabéns Mocidade,

que será desta Pátria a esperança

Por essa prova de tenacidade.

Que a Nossa Escola, assim possa ensinar

Para a norma de vida que se alcança, num constante e ardoroso pelejar !...


* Compre o livro dos 100 anos. Para compra, enviar um WhatsApp para Fundação Theodomiro Santiago - FTS, (35) 98863 6206 especificando a quantidade, nome, celular/tel. e endereço para entrega. (R$ 50,00)

Viver é Perigoso

CAUSÍDICO JURÁSSICO

As esperanças de uma sociedade indo literalmente pro raloSimplesmente lamentável o que continua ocorrendo com a lava Jato ou o que restou dela. Como dizem, operação caminhando para a autópsia.

1- Começou com o Moro virando ministro político do Bolsonaro.

2- Ai vieram os acertos políticos para derruba-la como na congênere italiana Mãos Limpas

3- Juntaram-se contra políticos do PT, do Centrão e o bolsonarismo

4- Os excessos cometidos pelos 'meninos" de Curitiba, a vaza jato e as sentenças anuladas principalmente a do Lula.

5- As ações do MPF Aras e Cia. desmontando as Forças Tarefas e dando pareceres desfavoráveis.

6- As delações migrando da Justiça Federal para a Eleitoral.

7- O afastamento do juiz Marcelo Bretas do Rio pelo CNJ.

8- Mais recente a nomeação para a 13ª vara de Curitiba do Juiz Eduardo Apio magistrado extremamente polêmico nas decisões. Mandou prender gente, soltou outras e desbloqueou recursos vultosos para Antônio Palloci . Todas as decisões revistas por corte superiores. Agora Apio é afastado por suspeita de fazer ameaças a filho de desembargador do TRF 4. Caso vai ser julgado no CNJ.

9- A última? Ou quase, é essa da anulação do processo do Cunha. A do Sérgio Cabral outro dia foi por causa da extensão exagerada da prisão preventiva. Quer dizer, como sempre a letargia da Justiça beneficia corruptos.

10- Resta o Collor talvez o único condenado definitivamente na Corte Superior.

Para não ficar feio arrumam a desculpa de enviar as ações para a Justiça Eleitoral, sempre lenta e despreparada para analisar processos criminais. As instâncias inferiores da Justiça Eleitoral não são o TSE do Ministro Alexandre de Moraes.

Sobre as empresas condenadas pedirem a devolução do dinheiro algumas já estão questionando os valores de acordos com o Cade por exemplo. 
Surgiu também, depois da posse do Lula/PT, a ideia estapafúrdia de trocar as dívidas/multas/devoluções por obras. 
Partidos de esquerda PSOL, o PCdoB e o Solidariedade foram ao Supremo pedir com o objetivo de suspender as multas e indenizações impostas em todos os acordos de leniência firmados antes de agosto de 2020 entre a Justiça e as principais empresas investigadas no curso da Operação Lava Jato.

Sucessão de erros, condutas inapropriadas, afoiteza, vaidades, complacência. E os políticos e condenados se aproveitando. Uma pena. É de chorar.

Causídico Jurássico

Viver é Perigoso

FUSO E CONFUSO

 


Viver é Perigoso