Translate

domingo, 25 de julho de 2021

CANTINHO DA SALA

 

Lea Ignatius - Window, 1988.

Lea Ignatius ( 1913/1990) foi uma artista gráfica finlandesa.

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA


Tereza de Benguela ou Rainha Tereza como costumava ser chamada, viveu no século XVIII e foi uma mulher negra e líder quilombola do Quilombo do Piolho, também conhecido como Quilombo do Quariterê que se localizava entre o rio Guaporé e a atual cidade de Cuiabá no Estado do Mato Grosso.

Ela liderou o Quilombo de Quariterê, após a morte de seu companheiro, José Piolho, morto por soldados.

Segundo os registros históricos, ela comandou uma comunidade de três mil pessoas. Uniu negros, brancos e indígenas para defender o território onde viviam, resistindo bravamente à escravidão por mais de 20 anos. Ela comandou a estrutura política, econômica e administrativa da comunidade. A Rainha Tereza criou uma espécie de parlamento e reforçou a defesa do Quilombo com armas adquiridas a partir de trocas ou deixadas após conflitos.

O Quilombo de Quariterê existiu de 1730 a 1795, e a liderança de Tereza de Benguela resistiu até 1770, quando foi presa e morta pelo Estado.

Em 1994 a Escola de Samba Unidos do Viradouro, homenageou a rainha Tereza de Benguela. Vinte anos depois, a presidente Dilma, pressionada pelo movimento de mulheres negras, reconheceria o dia 25 de julho como o dia oficial de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Viver é Perigoso


PORQUE HOJE É DOMINGO



Já inspecionei a proa,
amarrei a carga, 
desatei a vela.
O vento sopra forte e
enfuna meu coração de alegria.
Agora é contigo, Senhor.
Toma o leme e risca
o rumo do meu barco – não
penses que irei por
este mar sozinho.

Jamil Snege

Viver é Perigoso

PLACAS, PINOS E PARAFUSOS

 


Viver é Perigoso