Translate

domingo, 31 de dezembro de 2023

TERTIUS



Encontrei hoje com o Sr. Zeferino. Incrível ! Não aconteceu na Boa Vista, mas em frente ao espetacular "Capitão Porco", o rei dos assados, no Mercado Municipal. Após os tradicionais cumprimentos de final de ano, para não perder o costume, ele deu uma pitada sobre as perspectivas da política local e as eleições de outubro.

- Camarada, estou acompanhando a formação de uma frente, reunindo gregos e goianos, para enfentar o Rodrigo Riera no ano que vem. Atente para a possibilidade do surgimento de um "tertius", que correndo por fora pode levar a rapadura.

- Éhhh...faz sentido. Chances para a Celinha e Pedro Gama, ainda mais com o governo federal indo bem na economia.

Em tempo, "Tertius Gaudens" (em português: o terceiro se beneficia) refere-se a uma situação em que, quando duas pessoas ou grupos estão em conflito, uma terceira(o) se beneficia. O termo é frequentemente atribuído ao sociólogo alemão Georg Simmel. Este terceiro pode usufruir vantagens tanto passivamente, apenas aguardando o desenrolar do conflito, como ativamente, exercendo o papel de "semeador da discórdia".

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

                               Steven Yazzie - "Orchestrating a Blooming Desert "- 2003

Steven Yazzie, nascido em 1970, é um artista nativo americano, inscrito na nação navajo e descendente de Laguna Pueblo por parte de pai. Ele cria ambientes de videoarte e instalação, mas descreve a pintura como seu primeiro e mais importante meio.

Viver é Perigoso


HAPPY NEW YEAR


Viver é Perigoso

ATENÇÃO !

 


Copacabana : Não m lugar prá mais ninguém !

Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA


Tornou-se costume no Brasil o ajuntamento, aproximação, parceria de políticos, em especial nos anos eleitorais,  sem ideais e projetos comuns. Aproximação, quase sempre temporária, cerrando fileira contra um inimigo comum. Principalmente nas cidades do interior, onde todos conhecem quase todos, o eleitor é levado a não entender.

Preocupação também com a possibilidade e até mesmo tendência, da "nacionalização" do pleito. 

Viver é Perigoso

CAROS AMIGOS


"Eu vos abraço, milhões".

É um verso do poeta alemão Friedrich Schiller. Um lutador pelos ideais de liberdade e justiça no século dezoito. Seu poema "Ode a Alegria", de onde foi extraído o verso, inspirou a Nona Sinfonia de Beethoven.

Aquele abraço para os amigos do "Viver é Perigoso" com a reafirmação do prazeiroso convívio diário.

O ano que se encerra hoje, foi um ano movimentado, alegrias, esperanças renascidas, decepções, perdas, guerras, fakenews e aprendizados.

Agradecimento pelos comentários, pela ativa participção dos "sócios", Mercado Lógico, Caussídico Jurássico, Perlustrador da Mantiqueira, Observador de Cena, Conspirador da Mantiqueira e  aqueles com presenças mais esporádicas.

Um reconhecimento especial ao grande Sponholz, presença diária, com arte, graça, seriedade. Implacável.

Esse ano de eleições municipais promete. Preocuparemos em discutir projetos, nomes, não só dos canditados, mas   também os dos seus possíveis assessores em caso de vitória.

Com a ajuda dos Céus, buscaremos seguir tirando do sossego os sossegados.

Em 2024, o "Viver é Perigoso" terá sua festa de debutantes, ao completar 15 anos. 

Viver é Perigoso

MEGA SENA

 

Viver é Perigoso