Translate

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

QUÁ, QUÁ, QUÁ !!! (2)

Charge do Roque Sponholz que, atendendo um contato nosso, colocou os seus trabalhos `a disposição, além de ter sido gentil em colocar o nosso blog no seu site. O site é muito legal acesse-o http://www.sponholz.arq.br/

Na realidade, não é QUÁ, QUÁ, QUÁ - É AH ! AH ! AH!

ER

RELAÇÃO CORRUPÇÃO COM CRIMINALIDADE DE RUA

Sandra Jovchelovitch é psicóloga social e professora da LSE (London School of Economics) no Reino Unido, desde 1995, e autora de um estudo sobre as representações sociais e a esfera pública no Brasil.
Em entrevista concedida ao Jornal FSP, no dia 7/12/09,perguntam: É possível relacionar corrupção com a criminalidade da rua ?
Jovchelov:" A corrupção é um crime. E o problema do crime, do desvio na vida pública brasileira sempre foi muito relacionado com essa nossa dificuldade em consolidar uma vida pública democrática, que respondesse aos anseios e às necessidades da população.
A criminalidade é uma patologia social que tem origem, de certa forma, nas desigualdades da nossa sociedade. A psicologia clássica descreve a relação do criminoso com o espaço público exatamente como eu estava descrevendo a relação do político que rouba com a esfera pública: ausência de investimento no coletivo, no social.
A dinâmica do psicopata é de não sentir culpa, não sentir responsável. E essa dinâmica é muito semelhante à da corrupção na esfera política."
ER

CRIME HEDIONDO

O Presidente Luis Inácio assinou e está enviando hoje ao Congresso um projeto de lei que caracteriza como hediondos os crimes de corrupção ativa, peculato e concussão (extorsão cometida por funcionário público no exercício de suas funções).
Meu ponto de vista: O Brasil não está precisando de mais leis. Precisa apenas que se cumpram as que existem. Bastaria cumprir os dez mandamentos. Aliás, bastaria um mandamento só: Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo.
E tem mais, desviar dinheiro que iria para escolas, saúde, segurança, etc. é, e já faz muito tempo, crime mais do que hediondo, se é que existe isso.
Agora vem o nosso amigo Zé Dirceu e classifica a questão de aproveitamento de recursos públicos:
a) Erro na contabilidade do Partido.
b) Caixa dois
c) Corrupção
Todos sabemos a origem de todos esses recursos. Trata-se de superfaturamento de obras, de prestação de serviços, etc. A grana "a mais" sai dos cofres públicos, dá um pulinho até as empresas e retorna para os Partidos e bolsos,meias,cuecas,etc.
Temos que reconhecer uma coisa: Esse pessoal (corruptos) é "extremamente correto" nos seus compromissos, razão pela qual algumas empresas até adiantam os recursos para acerto posterior.
Ou você acha que o empresário vai tirar parte do seu lucro para dividir com a picaretagem ?
Desde criança (e já lá vão décadas) me divirto com a história do candidato que, em comício pré-eleitoral, gritou de cima do palanque: Neste bolso jamais entrou dinheiro público !
No que um gaiato também gritou lá do meio do povo: Tá de calça nova heim!?...
ER

MAIS OU MENOS TRANSPARENTE

Reunidos ontem em Brasília, os lideres partidários da Câmara Federal praticamente sepultaram as chances de o Projeto que proíbe a candidatura de políticos com "ficha suja" ser votado neste ano.
Conforme já escrevi aqui, trabalhão por nada do pessoal da "Transparência" colhendo assinaturas. Foram 1.300.000 no Brasil.
Em 2010 será mais difícil ainda, pois teremos eleições.
ER

FRASE DO DIA

" Não tenho nada. Só tenho o que me falta e o que me falta é o que me basta"
Sponholz
Verdade verdadeira.
ER

QUÁ, QUÁ, QUÁ !!!


Comemora-se hoje 9 de dezembro o Dia Mundial de Combate à Corrupção. Está sendo realizada uma cerimônia, sabem onde... sabem onde ?

Isso mesmo, em Brasília.

Só falta ficarmos sabendo daqui uns dias que as despesas com o evento foram superfaturadas.

Seria surpresa ?


ER