Translate

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

FALOU E DISSE :

 


Viver é Perigoso

ANVISA


Viver é Perigoso

FAZ ESCURO MAS EU CANTO


Tomou o barco hoje (14) em Manaus, o poeta Thiago de Mello, aos 95 anos.

Tive o privilégio de conversar (ouvi-lo) com o admirado poeta, por mais de uma vez, em Manaus, no final dos anos 70, onde vivíamos. Não de poesia, mas de política.

Amadeu Thiago de Mello, simplesmente Thiago de Mello, amazonense de Barreirinha. Foi um dos poetas mais influentes e respeitados no país, reconhecido como um ícone da literatura regional.

Tem obras traduzidas para mais de trinta idiomas. Preso durante a ditadura, exilou-se no Chile, encontrando em Pablo Neruda um amigo e colaborador.

No exílio, morou na Argentina, Chile, Portugal, França, Alemanha Com o fim do regime militar, voltou à sua cidade natal, Barreirinha, onde vive até hoje.

Faz escuro mas eu canto,
porque a manhã vai chegar.
Vem ver comigo, companheiro,
a cor do mundo mudar.
Vale a pena não dormir para esperar
a cor do mundo mudar.
Já é madrugada,
vem o sol, quero alegria,
que é para esquecer o que eu sofria.
Quem sofre fica acordado
defendendo o coração.
Vamos juntos, multidão,
trabalhar pela alegria,
amanhã é um novo dia.

Thiago de Mello

Viver é Perigoso

GRANDE HOMEM


Tomou o barco hoje na terrinha (14), o grande Luiz Gomes. Impressionante participação em diversos setores. Conheci, com todo carinho e respeito, o Ganso, como o filho do Sr. Pitão, da Fábrica de Morim e da presidência da Liga Itajubense de Futebol.

Conheci mais de perto o Sr. Pitão, já como o pai do Professor de Máquinas Elétricas, Luiz Gomes

Ganso, formado pela nossa Escola na Turma de 1954. Professor amigo e querido dos seus alunos.

Um dos fundadores do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel em Santa Rita do Sapucaí, onde foi diretor por 15 anos e membro do Conselho de Telecomunicações do Estado de Minas Gerais.

Idealizador, planejador e implantador do Campus Universitário da Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), atual UNIFEI, inaugurado em 1973, foi Diretor da Divisão de Expansão da EFEI e Membro do Conselho Técnico da EFEI. 

Atuou como Secretário Municipal da Indústria e Comércio de Itajubá.

Flamenguista e sambista, com o dom de reunir os amigos no Sambachurra, evento que acontecia no espaço externo de sua residência, de tempos em tempos.

Nós, ex-alunos da Efei (Turma de 73), tivemos a honra de sermos homenageados pelo Prof. Luiz Gomes com um inesquecível encontro - Sambachurra, quando da nossa formatura.

Um grande amigo, orientador, atencioso e com uma qualidade: sabia ouvir.

Há séculos, recebi de presente do Caro Mestre, uma fita cassete com a gravação de uma entrevista concedida por ele à Radio JovemFM. Sempre atual.

Uma família bonita.

Viver é Perigoso