Translate

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

PEDINDO AJUDA AOS UNIVERSITÁRIOS

1 - Lei Municipal nº 1.633 de 25 de março de 1988

Fica o Prefeito Ambrósio Pinto, através da PMI autorizado a doar à Copasa um terreno de propriedade do Município com área total de 30.000 m2 no Distrito Industrial, para construção da sede da empresa.

2 - Lei Municipal nº 1.716 de 2 de junho de 1989

Fica o Prefeito Rosemburgo Romano, através da PMI a doar par a Copasa um terreno de propriedade do Município comárea total de 5.000 m2 no Distrito Industrial, para ampliação da sede da referida empresa.

Art. 3º - A presente doação será efetivada mediante a reversão pela Copasa, ao Município de Itajubá de uma área de terreno de 20.000 m2, integrante de porção maior e objeto de doação municipal conforme Lei nº 1.633 de 25 de março de 1988. 

3 - Ação do Executivo Municipal em 9 de novembro de 2023

Segundo a internet, em declaração do Prefeito Municipal, a PMI deu entrada na Câmara Municipal no pedido da compra de um terreno de 30.000 m2 que pertence a Copasa (para ceder para empresas) por um valor "reduzido" de R$ 3.300.000,00.

Blog: Opinião sobre a operação anunciada pela Prefeitura já foi emitida pelo Viver é Perigoso". Interessante, se possível e se não for magoar ninguém, que esclareçam a questão e observem as coordenadas geográficas. 

Viver é Perigoso


PODEMOS APLAUDIR


A Saic Motors por Minas Gerais, uma das principais fornecedores de motores e peças para a XCMG e a maior das quatro grandes fabricantes de veículos estatais da China, confirmou a instalação da primeira fábrica da empresa na América Latina, é claro, em Pouso Alegre.

Segundo um dos diretores da Saic Motors, Xu Qiuhua, os resultados alcançados pela XCMG nos últimos anos incentivaram a empresa a buscar reuniões com o governo de Minas.

“Entendemos que o Estado tem alta eficiência e sempre com disposição para apoiar as empresas que querem investir em Minas Gerais. Tenho uma grande confiança de que o investimento da Saic Motors no Brasil vai ser um sucesso, assim como a XCMG tem sido. 
 que confirmou a instalação da primeira fábrica da empresa na América Latina, também no município do Sul de Minas."

A empresa de tecnologia Faytech, também com base na China, procurou o governo de Minas ao saber da missão oficial do governador na Ásia. Após negociações, os executivos decidiram escolher Minas para ser ser o ponto de referência, no Brasil, para fabricação de telas touchscreen. Vão investir R$ 25 milhões para a produção das telas digitais, que são utilizadas para diversos produtos como tablets, painéis, entre outros. A previsão é que a instalação da fábrica gere mais de cem empregos diretos. 

A empresa ainda está realizando estudos para decidir onde irá instalar a fábrica.

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



Relembrando as causas do aquecimento global.

- Uma das principais - geração de energia

A maior parte da eletricidade ainda é gerada no mundo pela queima de carvão. Petróleo ou gás, o que produz principalmente dióxido de carbono CO2. Gás de efeito estufa que recobre o planeta ajudam a reter o calor do sol. No mundo todo, apenas cerca de um quarto da eletricidade é gerada por vento, sol, água e outros recursos renováveis. Ao contrário dos combustíveis fósseis, emitem pouco ou nenhum gás de efeito estufa ou poluentes do ar.

- Fabricação de produtos

A manufatura/indústria produzem emissões de GEE - Gases do Efeito Estufa. Principalmente pela queima de combustíveis fósseis para gerar energia para fabricar cimento, ferro, aço, eletrônicos, plástico, roupas, etc. Contribuem também a mineração. Outros processos industriais e a construção civil. A indústria/manufatura é uma das maiores contribuintes.

- Desmatamento florestal

O desmatamento de florestas para criar gado. Ou novas fronteiras agrícolas gera emissões. Ao serem cortadas, as árvores liberam o carbono que estavam armazenando. Cerca de 12 milhões de hectares de florestas são destruídos por ano. As florestas absorvem o dióxido de carbono CO2 com a fotossíntese. A destruição delas também limita a capacidade da natureza em manter as emissões. O desmatamento, assim como a agricultura/outras mudanças no uso da terra, é responsável por cerca de um quarto das emissões globais de gases do efeito estufa. No Brasil esse número é bem maior: perto de 45%.

- Uso de transporte

A maioria dos carros, caminhões, navios e aviões ainda funcionam com combustíveis fósseis. Portanto emitem CO2 e outros gases. Isso faz com que o transporte seja um dos grandes responsáveis pelos gases de efeito estufa. Os veículos rodoviários representam a maior parte. Com a combustão de produtos derivados de petróleo, como a gasolina e o diesel de petróleo. As emissões de navios e aviões cresceram muito nos últimos anos. O setor é responsável por quase um quarto das emissões globais de dióxido de carbono. O Etanol brasileiro e o Biodiesel vieram minorar as emissões brasileiras no setor.

- Produção de alimentos

A produção de alimentos gera emissões de dióxido de carbono, metano CH4 e outros gases do efeito estufa de várias maneiras. Pelo desmatamento e/ou limpeza de terras para agricultura. Também na industrialização deles. Tudo isso torna a produção de alimentos um dos principais contribuintes para as mudanças climáticas. Lembrando o que dissemos anteriormente sobre a produção de arroz irrigado. E também sobre a pegada ecológica da pecuária de corte.

- Geração de resíduos: lixo

Em média cada pessoa gera ½ kg de lixo por dia. Orgânico e Não orgânico. Esse lixo mau depositado e mau manuseado gera muito metano CH4. GEE muito poderoso.

- Excesso de consumo

Sua casa. Seu uso de energia. A forma como você se locomove. O que você come e quanto lixo você produz contribuem para as emissões de gases de efeito estufa. Além do consumo de produtos como roupas.Eletrônicos. Plásticos. Uma grande parte das emissões globais de gases do efeito estufa está vinculada a residências particulares. Nossos estilos de vida têm um profundo impacto no nosso planeta. Os mais ricos têm a maior responsabilidade: a parcela 1% mais rica da população global combinada responde por mais emissões de gases do efeito estufa do que os 50% mais pobres.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

NOSSA ESCOLA



Divulgado o RUF - Ranking Universitário Folha. Avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Foi interrompido na pandemia e será retomado em 2023.

A metodologia atual, desenvolvida em 2012, avalia as universidades a partir de cinco indicadores: pesquisa científica, internacionalização, inovação, qualidade do ensino e avaliação do mercado de trabalho.

Resumindo sobre o Brasil:

1º - USP
2º - UNICAMP
3º - UFRGS
4º - UFRJ
5º - UFMG

Resumindo Sobre Minas Gerais

1º - UFMG (5º)
2º - UFV - Viçosa (14º)
3º - UFU - Uberlândia (18º)
4º - UFJF - Juiz de Fora (27º)
5º - UFLA - Lavras (28º)
6º - UFOP - Ouro Preto (41º)
7º - UNIFEI - Itajubá (47º)
8º - UFTM - Triângulo Mineiro (52º)
9º - UFSJ - São João Del Rei (57º)
10º - PUC-Minas (62º)

A Nossa Escola (Unifei), que obteve a nota total de 68,32, vai bem no Ensino (34º), na Pesquisa (34º), Inovação (26º), Internacionalização (34º), mas dá uma despencada no Mercado (168º).

Mercado: considera a opinião dos empegadores sobre preferências de contratação.

Sinceramente ? Alguma coisa acontece.

Viver é Perigoso 

REFUGIADOS

 

Viver é Perigoso