Translate

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

NADA DE NOVO NO FRONT


Verstappen vence a corrida, Neymar apronta uma, Botafogo segue na liderança, Gaza é bombardeada, chuvas fortes no Sul, Sêca recorde no Norte, Trevo do Jardim das Colinas será construído, Dupla de Sertanejos Universitários se apresenta em Itajubá, Zema diz que foi mal compreendido, Jair condenado, Oportunidades de empregos em Pouso Alegre, Craque e futebol faz tatuagem, Atirador provoca tragédia nos EUA, Inflação sobe na Argentina, prefeito e vice postam fotos na internet, Xandão indignado com o 8 de janeiro, Roubaram o celular, Fernão Dias parada, Lula vai viajar e por aí vai...

Viver é Perigoso 

É NÓIS MANO !


Força aí, Caros Ulysses e Odair 

Minas Gerais tem 204 obras inacabadas ou paralisadas que poderão ser retomadas a partir de lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (1º), em cerimônia fechada no Palácio do Planalto. Há registros em 153 cidades mineiras que podem ser beneficiadas.

Citado que Itajubá está entre os 153 municípios de Minas Gerais que têm obras paralisadas e poderão entrar no programa federal:

Importante: A medida, no entanto, depende também da manifestação de interesse de estados e municípios.

Viver é Perigoso

AMIGOS E UMA VIDA




Trabalhei por longos anos com uma família israelense. Nos tornamos amigos. Mesmo de longe, tem sido muito bom.

Nos anos 70, iniciando a vida de engenheiro na ABINEE, em São Paulo, conheci o industrial, Sr. Roberto Kaminitz.

Trabalhei com a família por longos anos em São Paulo e Manaus, onde atuei por cinco bons anos, atuando nas implantações das empresas, BSR, Douglas Mitsumi e DDA.

Sempre amigos, com os quais aprendi muito. Sr. Armando, Dona Eva, Sr. Roberto, Dona Bárbara e os fihos, Philip, Deborah e Mark.

Um pouco de história:

A família Kaminitz era proprietária de hotéis em todo o pré-estado de Israel. Em Hebron, Jaffa, Jericó, Jerusalém e Petah Tikva, que receberam viajantes internacionais famosos, empresários e líderes mundiais há mais de um século.

Em 1883, Eliezer Lipman Kaminitz, transferiu o hotel em Jerusalém que sua família havia estabelecido fora do Portão de Jaffa – o primeiro hotel fora dos muros da Cidade Velha – para um novo local na Rua Jaffa.

O hotel recebeu turistas do exterior e casamentos luxuosos. Entre os seus convidados famosos estava Theodor Herzl, o pai do sionismo moderno. Herzl se hospedou no hotel em 28 de outubro de 1898, para se encontrar com o imperador alemão Kaiser Guilherme II durante uma visita à Palestina.

O hotel foi transferido novamente em 1908, de volta à área do Portão de Jaffa, para um edifício maior. O Barão Edmond James de Rothschild ficou hospedado naquele local do hotel em 1914.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, o hotel foi confiscado pelos turcos, que o transformaram em uma estação de correios. Hoje está vazio, mas destinado à preservação histórica,

O Sr. Armando Kaminitz, neto do Sr. Eliezer e pai do Sr. Roberto, veio para o Uruguai. Mais adiante transferiu-se com a família para São Paulo, onde fundaram a empresa Douglas Radioéletrica SA, fabricante de alto-falantes, transformadores, chaves e bobinas para a indústria elétrica e eletrônica. Estava instalada no Tatuapé.

A família Kaminitz esteve presente e atuante na criação e construção do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O Sr. Roberto Kaminitz, que mora em São Paulo, criou uma nova conexão com Israel ao fundar a Associação Brasileira de Amigos do Instituto Weizmann de Ciência na década de 1980. 

Em tempo, os amigos Roberto e Bárbara já estiveram nos visitando em Itajubá.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Walmir Teixeira - "Que flutua na água"


Walmir Teixeira da Silva, nasceu em 1943, em Palmital, SP. Vive e trabalha em São Paulo, SP.

A partir de 1966 começa a pintar, tendo aulas de técnicas de gravura com Romildo Paiva. A partir de 1971 deixou de lado as gravuras para dedicar-se como autodidata à pintura.

Tem trabalhos em museus e coleções particulares nos seguintes países: Chile, Estados Unidos, Holanda, Iugoslávia e Portugal.

Viver é Perigoso

FISIOTERAPIA COM DEFICIT ZERO

 

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO




As falas errôneas do presidente

De todos os ministros Haddad é sem dúvida inteligente e preparado. 

Antes e depois da aprovação do Arcabouço Fiscal vinha mantendo a promessa de déficit Zero nas contas públicas em 2024. Para manter a Âncora Fiscal. O dito mercado vinha trabalhando com algo em torno de 0,5 a 0,8 do PIB. Confiava que ao perseguir zero o governo sinalizava algum tipo de contenção/contingenciamento. Para manter pelo menos perto do objetivo. Desde 2012 as contas do governo estão no vermelho. Isso desestabiliza a ancora fiscal. Um dos pilares macroeconômicos. 

Aí vem o presidente e desautoriza o ministro dizendo que a meta zero é inviável. Provavelmente pressionado pelo PT. Centrão, eleições municipais ano que vem e quetais. Sempre querendo gastar mais. Mercado reage e juros futuros sobem. Alterando as expectativas. Já assistimos esse filme antes. 

Vamos ver a reação do BC/Copom hoje.

Mercado-Lógico

CAUSÍDICO JURÁSSICO

Conceitos e História - Democracia e Estado Democrático de Direito

Estado de Direito é aquele em que todos se submetem à lei, inclusive os governantes. Contrapõe-se ao absolutismo. 

O Estado de Direito surge após as Revoluções Burguesas ocorridas entre os séculos XVII e XVIII na Europa. A criação foi influenciada principalmente pela Revolução Francesa, e caracteriza-se por um Estado organizado por uma Constituição com valor jurídico e aceita pelos poderes constituídos. Primeira tentativa que sacramenta o conceito, a Carta Magna Inglesa de 1215, seu primeiro embrião. Aí vem a Revolução Francesa e referenda plenamente o conceito.

Já no Estado Democrático de Direito os governantes devem respeito a tudo que é previsto nas leis cumprindo o que é definido por elas. Decisões não podem ser contrárias ao que diz a lei. Sendo os direitos fundamentais dos cidadãos protegidos. Estado Democrático de Direito é o Estado constitucionalmente limitado, sob poder do povo, mas que não necessariamente atende à vontade da maioria de momento e sim ao conceito “vontade geral”. Se a maioria decidir exterminar uma minoria, por exemplo, ainda que aprove leis autorizando tal conduta, isso não é possível sob um Estado Democrático de Direito.

Democracia é a forma de governo em que poder pertence ao povo. Contrapõe-se à monarquia (poder de um só) e à aristocracia (poder de uma casta). Normalmente uma democracia existe quando se realizam eleições gerais. Mas já tivemos casos em que elas existiram mas a democracia não era plena. No período militar por aqui por exemplo. Outra definição é quando existe participação política igualitária, com representação direta ou por meio de representantes eleitos. Também independência plena dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)

Então Democracia e Estado Democrático de Direito são conceitos diferentes mas interligados.

Causídico Jurássico

Viver é Perigoso