Translate

segunda-feira, 18 de abril de 2022

CAUSA MORTIS



Traumatismo craniano. 
Fruto de mergulhos
profundos
em pessoas rasas.

Insuficiência cardíaca
tentou amar com
o cérebro.

Atropelamento.
cruzou o passado sem olhar para os
lados.

Pneumonia
amou de peito aberto 
uma pessoa feita de inverno.

Parou de se alimentar
com amor próprio
para caber em um
Amor nº 36

Zack Magiezi


Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Salvador Dali
Viver é Perigoso

ÊPA ! HOMEOPATIA É FEITA DE NADA

 


"... homeopatia é exatamente a mesma há 200 anos, não levou em consideração, por exemplo, a descoberta da existência de vírus e bactérias, nem a do DNA. E que vários estudos já demonstraram que não funciona melhor do que um placebo, aquelas pílulas de mentira que os cientistas usam em testes clínicos de medicamentos.

Os princípios da homeopatia foram inventados por um médico que não acreditava que seria um dia possível saber como o corpo humano funciona por dentro, e que por isso só o que a medicina poderia tocar seriam os sintomas tais como descritos pelo paciente. Outros médicos achavam que entendiam o funcionamento do corpo, mas estavam errados — e prescreviam coisas como sangrias, vômitos e laxantes, que na prática acabavam sendo piores do que água limpa ou bolinhas de açúcar.

Isso foi séculos atrás. Todo mundo estava errado, mas o erro homeopata causava, na época, menos dano. O problema é que, de lá para cá, os não homeopatas tiveram a humildade de aprender com seus equívocos e lançar uma medicina de base científica.

Falamos muito em ética, e consentimento esclarecido do paciente. Mas a verdade é que não existe esclarecimento sem informação. E essa informação nem sempre está presente nos consultórios homeopáticos. Apela-se a outras dimensões, energias quânticas ou espirituais para tentar escapar do fato que a homeopatia foi testada pela ciência e falhou.

Mas por que, às vezes, a homeopatia parece funcionar? Porque, assim como o resfriado que passou em uma semana com ou sem homeopatia, muitas doenças são cíclicas, têm picos de sintomas e depois voltam naturalmente ao padrão, ou se resolvem sozinhas com o tempo, como tantas doenças da infância e da puberdade. Para completar, temos o efeito placebo que geralmente acompanha um condicionamento: tomar uma pílula, receber uma injeção, ou mesmo receber carinho e atenção costuma surtir efeito nas pessoas, aliviando sintomas e reduzindo dor.

Por isso usamos o grupo placebo em testes clínicos: para distinguir esses efeitos dos que são de fato causados pelo medicamento. Quando a comparação é bem feita, o saldo homeopático é zero. Isso não é surpresa, já que se trata justamente de um placebo. É apenas água, ou açúcar. A homeopatia não funciona, porque ela é feita de nada.

Natália Pasternak

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


BLADE RUNNER - O CAÇADOR DE ANDRÓIDES

Não falaremos do filmaço (já falamos aqui). Vamos falar da trilha sonora maravilhosa do filme de Ridley Scott, que teve Harrison Ford no papel principal.

As músicas forma gravadas pelo compositor grego Vangelis Papathanassio em 1982. 

A trilha foi gravada em seu estúdio em Londres de forma espetacular. Com tantas músicas lindas e excepcionalmente gravadas, escolhemos essa lindeza chamada "One More Kiss, Dear".

Ouça deitado no sofá com os olhos fechados e diga: Valeu a pena !

Viver é Perigoso

QUESTÃO DE OPINIÃO




Ouvido hoje na Boa Vista, é claro:

"Nenhuma diferença se ganhar o condenado ou o destrambelhado, ganhe quem ganhar, quem vai governar vai ser o Centrão."

Viver é Perigoso

OUTRO SEM NOÇÃO



Sobre os áudios inéditos de sessões do STM - Superior Tribunal Militar, que apontam denúncias de tortura durante o período da ditadura militar.

Um dos trechos que mais impressiona diz respeito a uma fala do general Rodrigo Octávio Jordão Ramos, datada de 24 de junho de 1977, onde o militar fala sobre as acusações de tortura contra Nádia Lúcia do Nascimento.

"Fato mais grave suscita exame, quando alguns réus trazem aos autos acusações referentes a tortura e sevícias das mais requintadas, inclusive provocando que uma das acusadas, Nádia Lúcia do Nascimento, abortasse após sofrer castigos físicos no Codi-DOI”.

Registrando: A ditadura foi responsável pela morte de 400 pessoas em combate, executadas ou em consequência da tortura.

Hoje (18) vem o  vice-presidente da República, general Mourão afirmando não haver o que apurar sobre tortura na ditadura militar e ironizou:

"Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô", disse, seguido de risos. "Vai trazer os caras do túmulo de volta lá?".

Viver é Perigoso




PLANTÃO JORNAL RACIONAL

 


Viver é Perigoso