Translate

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

QUINTA NO PARQUE



Final de tarde, fui com quatro dos meus netos até o Parque Municipal. Passamos em frente do Deck e os meninos notaram e estranharam dois cavalos estacionados. Logo sugeri que possivelmente os cavaleiros estavam tomando uma cervejinha para afastar o calor.

Mais tarde, do outro lado do lago, o Luck avistou os dois cavaleiros indo embora e perguntou-me se haveria blitz com bafômetro para cavaleiros. Não soube responder.

Viver é Perigoso

EXTREMA REFORMA TRIBUTÁRIA

Bom, já está na hora do pessoal da Administração Municipal começar a estudar e preparar para os novos tempos que virão com a regulamentação da Reforma Tributária aprovada no Congresso. Necessário analisar caso a caso dos que estão aqui e juntar argumentos para atrair aqueles que estão fora.

Publicado:

Depois de 2033, a tributação sobre o consumo vai deixar de ser um diferencial competitivo em relação ao que é hoje, quando parte importante dos resultados das empresas se dá em cima de incentivos fiscais ou de organização de créditos tributários a serem compensados. As empresas começaram a fazer a modelagem de cenários futuros, já que precisam saber como posicionar sua logística quando os benefícios forem neutralizados. (PwC).

Para um bom entendedor, meia palavra basta.

Viver é Perigoso

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO

 


- Governador Cláudio Castro (suspeito de integrar esquema de corrupção)

- Governador Wilson Witzel (acusado de corrupção na área da saúde, sofreu impeachment em 2021)

- Governadora Rosinha Garotinho (foi detida em 2017, por arrecadação ilegal na campanha)

- Governador Sérgio Cabral (Alvo da Lava Jato, foi preso em 2016 e acumula 430 em condenações)

- Governador Garotinho (Em 2016, foi detido por corrupção eleitoral. Foi preso novamente em outras operações)

- Luiz Pezão (Preso em 2018, foi acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa)

- Moreira Franco (Denunciado por corrupção, ficou menos de uma semana na cadeia, em 2019)

O Rio tem um histórico de chefes e ex-chefes do Executivo investigados por corrupção. Entre os governadores eleitos, só Leonel Brizola e Marcelo Alencar não integram essa lista.

Outros três, Nilo Batista, Benedita da Silva e Francisco Dornelles - vices que assumiram temporariamente o cargo, também estão fora da relação.

Viver é Perigoso

ESTOU FORA !



O jornal "The New York Times" publicou uma matéria sobre inteligências artificiais para conversar com os mortos.

Assim como existem as startups fintechs, especializadas em serviços financeiros, estão surgindo várias "grieftechs", empresas que desenvolvem tecnologia para o luto. A promessa é lançar produtos e serviços para ajudar pessoas a superarem a perda de alguém.

Várias delas começaram a explorar a IA para recriar as histórias e vozes de pessoas falecidas. Ainda em vida, o usuário pode contratar o serviço para preservar a sua memória e, posteriormente, compartilhá-la com seus entes queridos por meio de uma interface de chatbot que simula a sua existência.

É como se você tivesse a pessoa querida sempre à disposição no WhatsApp ou por meio de chamada por vídeo.

Entre as startups desse novo setor está a HereAfter AI, que desenvolveu um aplicativo que vende para o usuário uma forma de preservar suas memórias e de estar sempre presente para as pessoas queridas. Outra startup é a StoryFile, que oferece um serviço de vídeos interativos.

Embora alguns serviços ofereçam apenas as respostas exatas dadas pelas pessoas antes de sua morte, funcionando como um buscador conversacional, outros começam a usar IA para criar um perfil do indivíduo que responde a perguntas inéditas a partir da generalização da base de treinamento

É nesse caso que a coisa fica mais sensível. O sistema deixa de ser apenas um gerenciador de recordações e vira um criador de memórias que nunca, de fato, existiram. Muitas das respostas não são algo que a pessoa disse quando estava viva. São declarações que o modelo de IA criou com base no que acha mais provável que a pessoa pudesse ter dito.

Tudo que é novidade chama atenção, mas nem tudo que parece interessante faz bem. 

Diogo Cortiz

Viver é Perigoso

OUTROS TEMPOS



No final dos anos 90, foi divulgado nas colunas sobre economia dos grandes jornais, a intenção da empresa petrolífera americana, Pennzoil, de Houston (Texas) de produzir óleos lubrificantes para automóveis no Brasil, tendo como parceira no País, o grupo financeiro Brasilinvest, dirigido então, pelo empresário Mario Garnero.

O projeto era de se construir uma grande unidade produtiva no Rio de Janeiro e outra de porte médio no interior do País.

Não sei como chegamos lá, mas numa manhã estavamos, o Prefeito Chico e eu, então Secretário de Ciência e Tecnologia de Itajubá, na sala do Sr. Mario Garnero, num grande prédio da Av. Faria Lima, em São Paulo.

A intenção era de colocar Itajubá dentre as cidades a serem estudadas para receber o investimento. A conversa esticou e, talvez com a agenda livre, prosseguiu sobre assuntos outros até a hora do almoço, entre um telefone e assinaturas de documentos feitas pelo empresário.

Lógico, que havíamos estudado muito sobre os outros interesses, inclusive familiares do Sr. Garnero.

Fomos convidados para almoçar. Talvez o Sr. Garnero tenha ficado surpreso com a nossa petulância.

Interessante: Mario Garnero, dedicou um bom tempo da conversa para falar de sua amizade e da vida do seu grande e amigo e parceiro em negócios, George H. W. Busch), ex- presidente dos EUA de 1989/1993, e um dos donos da Pennzoil.

Informações para lá e para cá, que não deram em nada, em termos de negócios.

Sinceramente ? Pensávamos um pouco alto demais naquela época.

Viver é Perigoso

NATALINA

 

Viver é Perigoso