Translate

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

MERCADO LÓGICO


Clima árido detectado no Brasil

Mais uma péssima notícia. Das consequências das mudanças climáticas para nós. 

Trabalho conjunto de especialistas do CEMADEN – Centro de Monitoramento e Desastres Naturais e do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais detectou na Bahia o primeiro sinal de CLIMA ÁRIDO no Brasil. Muito semelhante a desertos. O SEMIÁRIDO nordestino e do norte de Minas já conhecemos. O estudo como outros já identificou também o avanço do semiárido. Mais de 35.000 Km2 por década!!!! Agora não só ele. Chegamos ao deserto.

O que caracteriza o clima árido é a falta constante de umidade no clima. Diferente da seca em que os períodos sem e com chuva se alternam. Na aridez a falta de umidade é permanente.

A região em que foi detectada a aridez severa fica no centro/norte da Bahia. Divisa com Pernambuco. Aproximadamente 6.000 Km2. Quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo!!!

Conhecemos não de muito tempo o avanço das áreas agricultáveis no cerrado. Incluindo a BA. Graças a tecnologias introduzidas pela Embrapa e precursores do moderno agro brasileiro. Sem dúvida o aparecimento de aridez severa e o crescimento do semiárido podem comprometer a região e ferir de morte o setor num cenário não muito distante.

Sempre lembrando a definição: Tempo refere-se a um estado momentâneo das condições atmosféricas. Já clima é duradouro. Tratando-se de uma sucessão habitual de tempos. No mínimo para efeitos de estudos são 30 anos. Embora tempo e clima sejam comumente usados para designar o mesmo estado atmosférico, são conceitos científicos diferentes.

PS - E por enquanto é só um alerta do sistema elétrico: mesmo no período de chuvas os rios brasileiros estão com a vazão baixa.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

OBSERVADOR DE CENA



Coluna do Élio Gaspari de hoje na Folha

"Com oito anos de governo na biografia e tendo atravessado uma tentativa de golpe de Estado depois de sua eleição e mesmo depois da posse, Lula mostrou-se exemplar nas suas relações com os militares.
Numa trapaça da história, na volta, ele foi precedido por um ex-capitão que destruiu 30 anos de reconstrução das relações das Forças Armadas com a política. Se alguém quisesse inventar um personagem para fazer semelhante estrago precisaria de muita imaginação.
O ex-capitão encheu o governo de oficiais, botou um general da intendência no Ministério da Saúde, combateu a vacina e exaltou a cloroquina. Prenunciando apocalipses, manipulou generais para desafiar o resultado eleitoral, fingindo que duvidavam da lisura das urnas eletrônicas. Associou a imagem de oficiais do Exército a garimpos ilegais. Tamanha foi a bagunça, que em seu governo um ajudante de ordens tornou-se figura proeminente. Isso só aconteceu antes, em ponto muito menor, nos governos de João Goulart e João Batista Figueiredo. A anarquia de Bolsonaro desembocou na armação mambembe de um golpe de mão contra o resultado eleitoral e na vandalização das sedes dos três Poderes no 8 de janeiro. Felizmente, as investigações vêm dando nome aos bois......"

Com todas essas constatações quase unânimes vem um Malafaia fazer a defesa do traste.

Observador de Cena

Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA !



O empresário evangélico Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, alugou um trio elétrico para um ato de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Confirmou que o ato será bancado pela Associação Vitória em Cristo, comandada por ele. Como se trata de uma manifestação, não requer aprovação, apenas comunicação. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, confirmou que o aviso chegou oficialmente.

A ideia é rebater as acusações de que Bolsonaro havia feito parte de um plano de golpe de Estado.

Em vídeo distribuído nas redes sociais pelos perfis de aliados próximos, o ex-presidente Jair está convocando os seguidores para um ato para o próximo dia 25, às 15 horas, na Avenida Paulista, com o argumento de que quer usar a ocasião para se defender, em meio às investigações da Polícia Federal.

Viver é Perigoso

NO AGITO, MELHOR, NO AGITO

 


Viver é Perigoso