Translate

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

NOSSA MUSICA QUERIDA

Todo o casal que se preze tem a sua música. Alguns com o arrefecimento do amor, preferem negar. Mas na verdade todos têm.
Na maioria das vezes era a musica que fazia sucesso na ocasião em que se conheceram, ou dançaram ou beijaram, etc.
Conheço a música de alguns casais amigos, por exemplo: "Fascination"(Nat King Cole) é a musica de um casal dos anos 50. "Suave é a Noite" (Moacir Franco) é a música de um casal vizinho, que são dos 60. A de outro casal, dos 70 e atualmente em fase de separação é "You are so Beautiful" (Joe Cocker) e vai por aí.
Conheço um casal, já de mais idade, que a música inesquecível para eles é "coração de luto" (Teixeirinha). De uns tios meus, é India (Cascatinha&Inhana).
Mas o tema mais real e atual é o de um casal de simpáticos comerciantes da Rua Nova.
Quando eles estavam fechando a lojinha(grande) numa tarde dessas, um cliente já em retirada, ouviu o Romeu murmurar para a Julieta, ao soar o ruido das registradoras encerrando o bom movimento do dia:
Querida, as meninas estão tocando novamente a nossa música.
Maravilha!
ER

CHOVE EM ITAJUBÁ

Estou hoje a noite no computador e escutando o barulho da chuva. Como dizia um famoso locutor esportivo, chove a cântaros e a píncaros.
Em Itajubá, depois do aguaceiro de 2.000, aqui na Boa Vista e Vila Rubens, basta uma nuvenzinha tapar o sol, que já tem Dona de Casa levantando os móveis.
Segundo os entendidos (no bom sentido) de Itajubá, pode e deve cair novamente um dilúvio como aquele. Não precisam o ano.
Quando da campanha, em reunião-debate, o candidato e futuro Prefeito BPS, na ocasião acompanhado de seu Vice, o atual Prefeito, respondeu, quando indagado sobre suas providências para evitar novas enchentes naquelas proporções:
Só Deus ! Exclamou olhando para os céus. Alguns cabos eleitorais, que posteriormente foram nomeados Secretários, cairam de joelhos de admiração com tal profunda sabedoria.
Foi quando um Pastor Neo-Evangélico, tomou da palavra e disse sabiamente: Realmente, somente Deus para controlar as forças da natureza mas ele também age, colocando homens capacitados à frente da administração, que deverá adotar as providências terrenas necessárias para se evitar novas tragédias.
O Pastor foi convidado (puxado pelos braços) a se retirar.
Parece que até hoje, passados 5 anos, nada foi feito.
Com a chegada das chuvas, logo os grandes Magazines da Cidade estarão oferecendo barcos de alumínio, em 12 pagamentos e não serão destinados para a pesca.
ER

CONFESSO QUE ME EMOCIONEI

Talvez não acreditem mas tenho dois CD´s do John Philip Souza, grande compositor Português - Americano, criador dos mais populares e heróicos dobrados dos Estados Unidos, por exemplo; Washington Post March, Stars And Stripes Forever, American Patrol,El Capitan, Hands Across The Sea, e outros.
Ainda fico arrepiado quando os ouço. Uma vez a Banda da ESA (Escola de Sargentos das Armas de Tres Corações), executando, mesmo meio matado, o Star And Stripes Forever, em Itajubá, contribuiu para que eu desse uma tremenda bobeira, fato esse que guardei comigo por muito tempo (quem não tem uma escondido?).
Há milhares de anos, prefiro pensar assim, a Rede Globo da época, chamada TV Tupi, junto com outros órgãos dos Diários Associados detonou uma campanha nacional denominada "Ouro para o Bem do Brasil" .
Essa campanha emocionou o País. O povo entregava aliança, caneta parker 51, etc. Era para salvar o Brasil. Eu que nunca acreditei muito nessas campanhas, tinha na ocasião uns doze ou treze anos.
Atraído pelo dobrado cheguei até em frente ao Forum, hoje Câmara Municipal, e fulminantemente fui atingido pelo discurso emocionado do Sr. Sebastião Inocêncio, jornalista famoso pela força de sua oratória e que sempre era impedido de proferir discursos em enterros sob o risco do defunto levantar. (principalmente pelos herdeiros)
O homem emocionava as multidões Itajubenses com palavras escolhidas. Foi covardia. Com a Furiosa em pleno dobrado, ele apontou o dedo para mim e bradou: Jovem, o Brasil precisa de você ! A Nação espera que você cumpra com o seu dever ! Olhei de lado, olhei para trás e não vi nenhum jovem, só tinha velhinhos.
Era comigo mesmo. Eu não podia falhar naquele momento. Arranquei do pescoço a correntinha 18 quilates , presente de natal da namorada, com certeza comprada em parcelas na relojoaria número 2 e avancei destemido por entre a multidão de uns 10, me sentindo em Leningrado encarando os alemães.
Depositei o precisoso bem na urna e me retirei, ferido mas vitorioso.
PQP, nem bem cheguei a Praça principal, a Banda parou juntamente com o final do inflamado discurso do Sr. Sebastião Inocêncio. O silêncio provocou em mim enorme sensação de perda e de ridículo. Voltei correndo e implorei aos responsáveis pela devolução da minha correntinha.
Negativo. Ainda me ameaçaram. Com um certo alívio fiquei sabendo depois, que o próprio Presidente Wenceslau (nosso conterrâneo), teria se arrependido ao doar àquela Campanha, a caneta de ouro com a qual assinou a Declaração de Guerra a Alemanha em 1914.
Durante muito tempo o meu lema foi esse: Quero que o Brasil se dane ! Já fiz a minha parte.
ER

PERGUNTAR OFENDE ?

Se o episódio de guerra urbana ocorrido no Rio de Janeiro( helicóptero abatido, etc) nesse final de semana ocorresse duas semanas atrás, às vésperas da escolha da sede dos jogos olímpicos de 2016, o Rio seria a Cidade vencedora ?
Ainda bem que não cabe pedido de revisão por parte de Madrid.
ER

GRANDIOSA CORRIDA DE TOROS - MADRID

Tempos atrás caí na besteira de convidar um amigo madrilenho( na verdade, você quase nunca tem um amigo espanhol, ou é madrilenho, ou basco, ou andaluz ou catalão, etc), para assistir no Maracanã a um FlaxFlu, adiantando -lhe que seria um espetáculo mágico.
Ele gostou mas não demonstrou muito entusiasmo. Mais recentemente jantei com ele na sua Cidade e ele me intimou a acompanha-lo no dia seguinte (seria uma sexta-feira) a uma corrida de touros na famosa Plaza de Toros de Madrid, a las 7 de la tarde (nessa época de temporada de corridas o sol vai quase até as dez da noite), afirmando que o FlaxFlu seria colocado no bolso, em termos de emoção.
Extraordinária a Plaza de Touros de Madrid, que fisicamente não é grande. O pessoal a frequenta muito bem vestido. Os ingressos são vendidos com meses de antecedência. Normalmente acontece a corrida de seis touros, todos originados de um criador famoso. Pelo menos nessa tarde, ficou estipulado 2 touros para cada espada (cada toureiro matador).
A cerimonia de inicio do espetáculo é emocionante e inesquecível, com a orquestra tocando aquela entrada característica, os ajudantes (caras que ficam enchendo o saco dos touros quando é necessário), os picadores (normalmente 2 montados em cavalos quase que blindados - picam, dentro das regras, os lombos dos touros), os bandarilheiros (caras de extrema coragem, que fincam as bandarilhas no lombo do bicho) e logicamente as figuras máximas - os espadas.
Nessa tarde, os grandes: David Luguillano, Victor Puerto e Antonio Barrera. Tudo dramático, mágico, monumental.
Quando começa verdadeiramente a corrida, abrem a porta e o touro, como uma locomotiva negra, entra na pista a uns 100 kms/hora. Os espectadores presentes, escutam perfeitamente a respiração e o barulho dos cascos.
Depois de uma entrada rápida dos ajudantes (creio que é para o toureiro conhecer o estilo do animal) e da passagem dos picadores (para enraivecer o touro) o espada entra na arena com sua manta vermelha e amarela.
É um show. Balet puro, coragem extravasando pelos poros. Depois que o animal e atingido pelos bandarilheiros, o espada volta até colocar o animal totalmente dominado e matá-lo com uma pequena espada, de forma rápida.
Entram na arena 4 fogosos cavalos, com penachos nas cabeças e arrastam o corpo do touro para fora da arena (normalmente é doado para casas de caridade). É impressionante o clima, as músicas executadas pela orquestra, a solenidade e a participação do público.
Fica deixado de lado o dó. É o retrato de uma luta simbólica e faz parte da tradição de um povo. Não é programa para coração fraco.
Foi uma emoção que marcou e trouxe de volta a memória, as cenas descritas com tanta precisão por Ernest Hemingway em "Morte à Tarde", O mesmo Hemingway que deixou gravado: Um homem pode ser destruído, mas não derrotado (o velho e o mar).
Cá entre nós. Por diversas vezes me peguei torcendo pelo touro.
ER

AÍ JÁ É EXAGERO

Passou em casa ontem um amigo para deixar o convite de casamento de sua filha. Conversa vai conversa vem, ele afirmou que tudo caminhava bem com saúde, etc
Doença era o grande problema. Disse que pela manhã esteve visitando a mãe de uma ex-funcionária que está bem mal. Doença daquelas sérias, que exige viagens semanais ou quinzenais para Poços de Caldas ou outra localidade conveniada e com equipamentos disponíveis.
Pasmem !! Segundo ele disse, a família já estava questionando, em comparação com o avanço da doença, o risco e o sacrifício da viagem, face as condições precárias dos carros da Prefeitura, citando alguns acidentes, inclusive com vitimas fatais.
Lembro-me dos compromissos de campanha dos candidatos nas últimas eleições municipais: Todos, todos, afirmaram ser prioridade a renovação imediata da frota para transportes de doentes. Um deles (não ganhou) prometeu construir um Centro de Oncologia na Cidade.
Lamentavelmente, isso é coisa que só chateia e provoca alguma reação, quando chega perto da gente.
ER

CHUVAS DE EMAILS

Tenho recebido muitos emails informando e sugerindo que assista hoje a noite pela TV, o Programa CQC. Confesso de não gosto do CQC e nem do Pânico. Têm uma coisa ou outra risível, mas nos últimos tempos, nas vezes em que assisti, prevaleceu a apelação.
Hoje vão falar de Itajubá. Não sei o que, mas coisa boa não deve ser.
Aliás alguem se lembra da última coisa boa noticiada sobre Itajubá ?
Quando o Presidente Lula esteve na Helibrás ? Não, não. Ele não entrou na Cidade. Ele desceu de helicóptero em território Francês na Helibrás e após alguns minutos levantou vôo do mesmo local.
No mesmo dia, o Áécio desceu em Maria da Fé, ou melhor, no Centro Administrativo de Itajubá onde o inaugurou e assinou alguma coisa com a UNIFEI (não se dignou ir a UNIFEI) e de lá, também por via aérea foi abraçar o Lula na Helibrás e tchau tchau indo para Belo Horizonte.
Nem tanto, diria um otimista, o Dr. Dalmo está sempre aí. Ah bom ! Então tá.
Lembram-se do tempo que essa turma ia até a Praça tomar um cafezinho e tirar fotos ? Ano que vem está chegando e eles voltarão.
ER

GRANDE RIQUEZA NA TERRA

"Os mais ricos não são os que tem mais, mas os que precisam de menos "
(não lembro o autor)
Segundo a imprensa tem noticiado nos últimos dias, o cara mais rico do Brasil e um entre os dez no mundo, é o Eike Batista, o homem do "X".
Todas as propriedades dele, tem a letra X no nome (aí um gaiato diria: então era Xuma?).
O nome de sua ex-mulher é Luma. Sim, é ela mesmo. Ele tem a maioria das ações das MMX, SSX, PPX e assim. Ah! foi dono da JPX que fabricava jipes em Pouso Alegre e fechou.
Acho interessante que as empresas, quase todas ainda teóricas, dão um grande prejuízo e valem fábulas. Quanto a liquidez é outra história. Agora o cara quer porque quer assumir o controle da Vale ??? Diz que sua meta é ser o homem mais rico do mundo.
Uma vez pescando com meu Pai, enquanto esperava as piabas puxarem, comentei sobre um conhecido nosso e amigo dele, que tinha fama de ser muito rico, aliás riquissimo e por que ele (meu) Pai, tão inteligente, não o era.
Passado alguns minutos em total silêncio, meu Pai perguntou? Quanto você acha que a vale a sua filha (até então única) Rachel ? Eu respondi de imediato: Todo o dinheiro do mundo. A minha vida se preciso.
Meu respondeu lentamente, você está certo, deve valer isso mesmo. Pois contando com você, eu tenho onze filhos, enquanto a pessoa citada por você só tem dois. Eu sou quase dez vezez mais rico do que ele.
E mais não foi falado.
ER