Translate

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

MOMENTOS MÁGICOS



Tirei esse início de fevereiro para dar uma ajeitada nos livros. Terminei hoje.

Muitos, mas muitos mesmo, vieram da Cultura, onde passei muitas horas (momentos mágicos) apreciando, consultando e adquirindo livros. Nos shopings e principalmente no Conjunto Nacional. Aproveitava os horários carregados no trânsito nos fins de tarde.

Fiel, já nos tempos de compras online, estive junto da Cultura. Nos últimos tempos não estava dando mais. Prateleiras vazias e preços.

Presencialmente fui para a Martins Fontes, na mesma Av. Paulista. 

Não foi surpresa, mas bateu uma tristeza quando li a notícia hoje.

" O juiz Ralpho Waldo De Barros Monteiro Filho, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, decidiu nesta quinta-feira (9) pela falência da Livraria Cultura."

É a vida...

Viver é Perigoso

O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?


Marcos Lisboa escreveu ontem para a Folha:

A tragédia da violência contra os yanomamis tem despertado, finalmente, indignação e solidariedade. Começou há tempos, e os culpados podem surpreender os leitores desavisados.

Em 2013, o governo Dilma promulgou uma medida provisória (MP) que tratava do Programa Garantia-Safra, destinado a agricultores familiares em municípios com queda de safra, por excesso ou carência de chuvas.

Na tramitação dessa MP, o Congresso inseriu adendos que nada tinham a ver com o tema proposto. Foram muitos os jabutis, entre eles quatro artigos que alteraram as regras e obrigações para o transporte e a venda de ouro.

Até então, os pontos de compra de ouro (PCOs), que são os típicos compradores na Amazônia, tinham que verificar a procedência do que adquiriam, pois seriam responsabilizados em caso de comercialização de ouro ilegalmente extraído.

Com os adendos na lei de 2013, os PCOs passaram a poder comprar ouro com a presunção de boa-fé. Eles podiam presumir que os garimpeiros não estavam mentindo sobre a procedência do ouro. Se fosse caso de extração ilegal, os compradores não seriam responsabilizados.

Boa fé. O autor dos adendos na lei 12.844 de 2013 foi o deputado federal Odair Cunha, do PT de Minas Gerais. 

Viver é Perigoso

NOSSA ESCOLA

Não custa rever o UI GreenMetric World University Rankings, criado pela Universidade Indonésia em 2010. 

Em 2022, a pesquisa seguiu o tema "ações coletivas para transformar universidades sustentáveis no período pós-pandemia e avaliou seis quesitos para classificar as instituições de ensino.

Configuração e Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Educação e Pesquisa. Abordou 1.050 universidades, sendo 39 brasileiras.

A primeira posição no ranking é ocupada pela Wageningen University & Research - Netherlands (9.160 pontos)

No Brasil:

1 - USP (10ª posição - 9.050 pontos)

2 - Universidade Federal de Lavras (37ª posição - 8.675 pontos)

3 - Instituto Federal Ed. Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (70ª - 8.350 pontos) 

4 - UNICAMP (74ª - 8.325 pontos)

5 - Universidade Federal do Mato Grosso (139ª -7.925 pontos)

6 - Centro Universitário Facens (198ª -7.625 pontos)

7 - Centro Universitário RGN (233ª - 7.410 pontos)

8- UNIFEI (240ª - 7.350 pontos)

9 - UFRGS (272ª - 7.130 pontos)

10- Centro Univ. Fundação Hermínio Ometto (294ª - 6.995 pontos)

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA



Jaider Esbell, nasceu em uma aldeia do povo Macuxi na reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, em 1979. Escritor, artista.arte-educador, geógrafo e curador brasileiro e e um ativista dos direitos indígenas. Era filho adotivo de Vovó Bernaldina, mestra indígena da cultura Macuxi

Deixou a aldeia com 18 anos para continuar seus estudos em Boa Vista. Trabalhou como eletricista na Eletrobrás e paralelamente, iniciou sua produção de pintura e literatura,

Em 2007 graduou-se em Geografia pela Universidade Federal de Roraima e em 2009 obteve uma especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade de Tecnologia Internacional.E m 2010 ganhou uma bolsa da Fundação Nacional de Artes (Funarte) para escrever seu primeiro livro, Terreiro de Makunaima – Mitos, Lendas e Estórias em Vivências. A partir de então assumiu definitivamente sua vocação artística.

Jaider tomou o barco em 2021.

Viver é Perigoso

PRA QUÊ LUXO ?




A cochonilha é um inseto típico de habitats como México e Peru. O corante carmim consumido no Brasil é importado do Peru. Bilhões de cochonilhas são mortas para produzir o corante carmim. Setenta mil fêmeas de cochonilhas são mortas para se obter meio quilo desse corante.

De onde vem a cor vermelha de sorvetes e biscoitos "de morango".

É a vida...

Viver é Perigoso

CLOSE TO YOU


Burt Freeman Bacharach, simplesmente Burt Bacharach, pianista, compositor e maestro, nascido em Kansas City em 1928. Tomou o barco em Los Angeles, aos 95 anos.

Com 28 anos, se tornou arranjador e maestro para os shows, nada mais, nada menos, da atriz e cantora Marlene Dietrich.

Seis vezes vencedor do Grammy Award e três vezes vencedor do Oscar. As canções de Burt e do parceiro Hal David, foram gravadas por mais de 1 000 artistas diferentes. É considerado um dos mais importantes compositores de música popular do século XX

A música de Bacharach se caracteriza por um estilo sofisticado, melodias marcantes. Suas canções tiveram grandes intérpretes, incluindo, os Beatles (Baby it´s you) os Carpenters, Aretha Franklin, Tom Jones, e, especialmente, Dionne Warwick.

Todos nós vivemos grandes momentos, tendo ao fundo, com Burt Bacharach.

Viver é Perigoso

DIFERENÇA




Hoje é clara a diferença entre direita e jairsismo/bolsonarismo radical.

Se resumem em um, apoderaram-se de algumas teses da direita e ganharam a eleição passada.

Não são da direita, são extremistas quase sempre alienados, em bolhas, consumidores de teorias malucas e notícias falsas.

Direita é outra coisa.

Seus comportamentos atrapalham a direita verdadeira.

Tem gente que enxerga como o rapaz no post (comentário), outros ainda não. Principalmente quem deveria liderá-la.

Triste, porta aberta para a esquerda.

Comentarista do Blog*

* Caro comentarista equilibrado. Consiga um pseudônimo para acompanharmos suas posições lúcidas.

Viver é Perigoso