Translate

segunda-feira, 15 de maio de 2023

LEMBRANÇA DO GENERAL



No dia 9 de abril (2023), por volta das oito da noite, quatro integrantes de uma quadrilha de traficantes dispararam pelo menos 25 vezes contra a casa da mãe do líder de uma quadrilha rival. 
Algumas das balas atingiram as janelas da casa ao lado, onde havia menores. O ataque, que não deixou feridos, ocorreu na população de Los Jazmines, na cidade de Valdivia, cerca de 850 quilômetros ao sul de Santiago do Chile. 
Quando agentes da Polícia de Investigações (PDI) chegaram ao local da ocorrência, os agressores fugiram. Um deles, um jovem de 15 anos, jogou uma arma em um pátio quando começou a correr. 
No dia seguinte, um vizinho ligou para a polícia para informar que havia encontrado a referida arma em seu terreno. Era uma pistola da marca Pietro Beretta, calibre 380, de cabo marrom com o nome Augusto Pinochet.
Com o número de série da arma, a Direção Geral de Mobilização Nacional confirmou que a pistola estava registrada em nome de Augusto José Ramón Pinochet Ugarte, ditador chileno falecido em 2006.

El País

Viver é Perigoso

ALGUMA COISA ACONTECE


Hoje, segunda-feira (15)

O dólar comercial encerrou em baixa de 0,72%, cotado a R$ 4,888. Este é o menor valor desde 7 de junho de 2022, quando estava em R$ 4,874.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou em alta de 0,52%, aos 109.029,12 pontos.

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

SABER VIVER




"Dê vida aos seus dias, em vez de dar dias à sua vida"

Rita Levi-Montalcini - Prêmio Nobel de Medicina

"A palavra viver tem duplo sentido. O primeiro é de estar vivo, existir, o que é garantido por nossa organização biofísica, que mantém nosso estado de vivente graças à sua resistência à degradação mortal: respirar, alimentar-se, proteger-se. Nesse sentido, viver significa apenas manter-se em vida com suas oportunidades e seus riscos, suas possibilidades de prazer e sofrimento, alegrias e tristezas. A sobrevivência é necessária à vida, mas uma vida reduzida à sobrevivência já não é vida."

Edgar Morin

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



"Eu sou você amanhã" lembram do comercial da vodca? Anos 90 acho.

Pois é, nossos hermanos argentinos acabam de lançar mais um pacote econômico para tentar controlar a crise em que estão enfiados. Inflação de 109%, falta de reservas em moedas fortes, desemprego, pobreza, seca, perdas agrícolas e mais um tanto. 

Subirão os juros - taxa básica- de 91 para 97%! E vão tentar valorizar o peso frente ao dólar. Medidas macroeconômicas que contrastam com outra microeconômica de juros subsidiados para o empréstimo em 12 meses. Para a população gastar em produtos nacionais (?). Como aqui, Banco Central puxa de um lado, governo populista puxa de outro. Inapropriado e inconsequente .

Boa parte da origem dos problemas argentinos estão nos gastos governamentais muito acima do que se arrecada. Além disso os hermanos há séculos não gostam/não confiam na sua moeda. Gostam de dólar, euros mesmo os mais humildes. 

O pacote deve ser o primeiro passo para um pedido de ajuda ao FMI. Brasil participa das gestões, até de uma possível ajuda junto com a China e o Banco dos Brics presidido por Dilma.

E a frase do comercial ? 

Aqui também não temos o mesmo problema de gastança mais do que se arrecada ? 

Para não ir muito longe, o Teto de Gastos foi criado pela dupla Temer/Meireles para sair da crise que se instalou depois do desastre Dilma. Funcionou até o Jair chegar e furá-lo várias vezes inclusive com intuito eleitoral. Lula continuou. Lembram da PEC do Estouro aprovada mesmo antes dele assumir? 198 bi!

Nova regra fiscal está em discussão, o tal Arcabouço do Haddad muito mais flexível.

Evidente que a economia brasileira não é a economia argentina. Temos fundamentos macroeconômicos muito mais sólidos e reservas cambiais expressivas. Mas a trilha é ruim. Vejam o que já foi tirado do controle da nova regra fiscal. 

Esperamos que o Congresso reponha algumas travas ( como o contingenciamento) coisa que o Haddad não conseguiu colocar por pressão do Lula e do PT. 

Ou voltamos ao início.... "Eu sou você amanhã".

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

TOMOU O BARCO



Tomou o barco ontem (14), aos 70 anos, o juiz Theodomiro Romeiro dos Santos, conhecido por protagonizar a primeira condenação à morte na história da República, no dia 18 de março de 1971, durante a ditadura militar.

Só lembrando, o AI-14 estabeleceu a modificação do artigo 150 da constituição, com a aplicação da pena de morte nos casos de comprovada participação em atos de terrorismo que resultasse em morte e também em "guerra externa, revolucionária ou subversiva"

O primeiro enquadrado no AI-14, foi Theodomiro Romeiro dos Santos, preso no dia 27 de outubro de 1970. O rapaz de 18 anos, militante do Partido Comunista Revolucionário Brasileiro, foi condenado à morte sob a acusação de ter disparado contra um sargento da Força Aérea que morreu e ferido um policial federal.

Theodomiro dos Santos é reconhecido como o primeiro brasileiro a receber a sentença de morte desde a Proclamação da República. Outros dois militantes da esquerda, posteriormente, também foram condenados. Todos escaparam da execução.

A sentença de Theodomiro Romeiro, foi comutada para prisão perpétua em 1971, depois transformada em 16 anos de prisão, das quais, cumpriu 9 anos Fugiu da penitenciária exilando-se na França, onde teria trabalhado como pintor de paredes e metalúrgico. Voltou para o Brasil em 1985 após a expiração de sua condenação.

De volta ao Brasil, fez concurso público para juiz de trabalho e tomou posse em 1993. Chegou a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho e aposentou-se em 2012 – por decisão da Comissão da Anistia, os nove anos que passou preso foram contabilizados como tempo de serviço para fins previdenciários.

Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA

 

Viver é Perigoso

13 DE MAIO



Tristemente, o Brasil foi um dos últimos países a decretar a abolição da escravatura. O que só aconteceu em 13 de maio de 1888.

Não foi por falta de exemplos no continente:

1823 - Abolição no Chile

1826 - Bolívia

1842 - Uruguai

1851 - Colombia

1853 - Argentina

1854 - Venezuela e Peru

1863 - EUA

1873 - Porto Rico

1886 - Cuba

Também foi extinta a escravidão, 1833 (domínio britânico ), 1836 (dompinio português), 1848 (domínio francês), 1863 (territórios holandeses).  

Muito pode ser explicado.

Viver é Perigoso