Translate

domingo, 1 de novembro de 2009

MENINOS EU VI - 3

"Eu tenho um sonho hoje.

Sonho que um dia todos os vales sejam exaltados, todas as colinas e montanhas sejam igualadas em um só nível, todos os terrenos ruins sejam cuidados, todas as áreas deformadas sejam endireitadas, a glória do Senhor seja revelada e todos os seres vivos a encontrem junto."

Trecho do conhecido discurso proferido por Martin Luther King Jr. em 28 de agosto de 1963 para mais de 200.000 pessoas em Washington, em uma manifestação pelos direitos humanos.

Pois bem, a Sonia mais eu, fomos um dia visitar a Igreja Batista Ebenezer, em Atlanta-Georgia , onde o Reverendo Luther King era Pastor.

A Igreja é muito simples e relativamente pequena. Foi montado outro púlpito para as atividades normais da Igreja. O púlpito onde ele pregava e pregou pela última vez, antes de ser assassinado em Memphis, no Tennessee, foi mantido intacto.

Sobre o mesmo, estão os seus óculos sobre a Bíblia aberta, como se ele fosse entrar a qualquer momento para apresentar o sermão de domingo.

Sentamos em uma cadeira simples de madeira, como dessas de cinema, e durante algum tempo, ficamos meditando sobre a sua incrível luta pelos direitos humanos.

Nos meus pensamentos, Luther King caminha lado a lado com Mandela. São símbolos definidos da liberdade.

No seu último sermão ele disse que não queria ser lembrado pelo Prêmio Nobel e nem pelos outros quatrocentos prêmios. Gostaria que as pessoas lembrassem que ele tentou ser direito e sempre caminhar ao lado do próximo.

Esse sim, era o Cara !

ER

PERDEU A OPORTUNIDADE DE FICAR CALADO

Gosto muito do Frank Sinatra (e quem não gosta?). Mas "A Voz" ou "Blue Eyes", como ele era conhecido, deu a seguinte declaração no Congresso Americano em 1958:
"O Rock and Roll é a mais brutal, feia, desesperada e viciada forma de expressão que eu já tive o desprazer de ouvir. Ele é escrito e cantado na maior parte por estúpidos cretinos e por meio de suas reiterações imbecis e letras hipócritas - obcenas - na verdade sujas... O Rock and Roll consegue ser a música marcial para todo delinquente de costeletas na face da terra"
Este é um blog que apresenta os dois lados da coisa (êpa!). Continuo gostando do Sinatra e gosto por demais de Rock (não o pauleira, etc).
Aliás, só para dar uma vingadinha no Sinatra, vou repetir o que o Gay Tallese, que escreveu o clássico "O dia que Frank Sinatra ficou resfriado", registrou sobre uma particularidade do "A Voz":
Frank Sinatra, tinha uma velha Senhora, não me lembro o nome, como funcionária 24 horas por dia e 365 dias por ano, que viajava e o acompanhava onde quer que fosse.
Ela era simplesmente responsável por cuidar das suas 50 perucas.
ER

A ÚLTIMA GRANDE LIÇÃO

Hoje, não direi que reli, mas passei uma vista d´olhos (essa foi boa) num livro lançado no Brasil em 1998, muito bonito. Trata-se do "A Última Grande Lição, O Sentido da Vida" - Mitch Albom - Editora Sextante.
É a história de um aluno que reencontra o seu Professor após vinte anos, quando o mestre está nos seus meses finais de vida, face a uma doença terminal.
Transcrevo um trechinho que está grifado desde a ocasião em que li em 2004, com o velho Professor falando para o amigo e ex-aluno:
" A verdade é que não existe base, não existe um fundamento sólido no qual as pessoas possam se apoiar hoje em dia, a não ser a família. Depois que adoeci, isso ficou claro para mim. Quem não tem o apoio, o amor, os cuidados de uma família, não tem muito com o que contar. O amor é supremamente importante. Como disse o nosso grande poeta, Auden, amem-se uns aos outros, ou pereçam"
ER

TEMPO PARA TUDO

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:
  • Há tempo de nascer e tempo de morrer
  • Tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou
  • Tempo de matar e tempo de curar
  • Tempo de derribar e tempo de edificar
  • Tempo de chorar e tempo de rir
  • Tempo de prantear e tempo de saltar de alegria
  • Tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar as pedras
  • Tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar
  • Tempo de buscar e tempo de perder
  • Tempo de guardar e tempo de deitar fora
  • Tempo de rasgar e tempo de coser
  • Tempo de estar calado e tempo de falar
  • Tempo de amar e tempo de aborrecer
  • Tempo de guerra e tempo de paz

Eclesiastes 3

Como é triste fazermos ou ver alguém fazendo alguma coisa fora do tempo. Na maioria das vezes, chega a beirar o ridículo.

ER

VÉSPERA DE FINADOS E O SR. JOAQUIM

Encontrei hoje pela manhã alguns dos familiares do Sr. Joaquim, que, morando em São Paulo, vieram para o finados.

Conheci o Sr. Joaquim ainda quando eu era menino e ele já vivia de fretes com o seu velho, e põe velho nisso, caminhão Chevrolet. Como o caminhão andava sempre muito devagar, quando ele passava pelo bairro a molecada pendurava atrás, indo de carona até a fabrica de macarrão.

As aventuras do Sr. Joaquim e do seu caminhão me encantavam. Sentado na porta do Bar Caçador, sem que ninguém perguntasse, começava ele: Ontem foi difícil. Fui puxar um carreto de lenha do Olegário Maciel para Itajubá, atrasou o embarque da carga e só sai de lá de noite (na ocasião a estrada Olegário Maciel - Itajubá era de terra pura.)

Quando fui sair da fazenda, escutei um estouro e tive muita sorte em conseguir brecar o caminhão.

Pausa para causar suspense era uma prática muito usada por ele para aumentar o interesse dos ouvintes.

Continuando: Nunca tinha visto acontecer aquilo. Estourou por completo a caixa de câmbio. Eu naquele mataréu, sozinho e com necessidade de vir embora de qualquer jeito, pois tava com a Neuzinha (sua mulher) esperando neném.

Depois de pequeno suspense, prossegue: Vira daqui, mexe dali e observei que só ficou funcionando a marcha a ré. Lidei até conseguir colocar o caminhão carregado de lenha com a bunda para Itajubá.

Pensei, são só trinta quilometros, muitas subidas e descidas.... Vou tentar. Maneirando, maneirando, vim vindo de ré. passei pelo bairro do Capote, cheguei a Piranguinho e juro pela alma da minha mãe que em duas horas encostei para descarregar na Padaria Mandolesi.

Um ouvinte não aguenta e questiona - Mas seu Joaquim, estrada de terra, de noite, carregado de lenha do Olegário até Itajubá em duas horas ?? De marcha a ré ??

Claro ! Disse ele, completando: E eu sou lá de fazer loucura no volante, ainda mais com mulher barriguda em casa ?

Pela sua bondade, o Sr. Joaquim deve estar fazendo carretos no Céu, para onde foi há tempos.
ER