Translate

sábado, 25 de março de 2023

A MENTIRA ESTÁ NA CARA



A grande verdade é que o famigerado "fakenews" esculhambou com o "primeiro de abril". Ninguém nem lembra mais do antigo dia da mentira.

Viver é Perigoso


MODA OUTONO-INVERNO

Roberto Negreiros

Comentário, fora de política, ouvido hoje do Sr. Zé Ferino, na Boa Vista, é claro:

Camarada, tenho acompanhado pelos jornais, por pelo menos três vezes por ano, notícias, fotografias e pelos noticiários da TV, tratando dos lançamentos, em Paris e Roma, de coleções de moda dos grandes nomes.

Nunca consegui entender. Duvido que no dia a dia alguma senhora vá usar uma roupa daquelas. E mais, as moças que desfilam são de uma beleza triste e caminhar robótico e padronizado.

Algum riso só no final, quando o dono da arte entra na passarela todo sorridente.

Perdão, mas foge do meu alcance.

- Éhhh... faz sentido.

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



Crise no sistema bancário mundial. Não é muito simples, mas vamos ao quadro mais geral.

Evidente que no sistema bancário os agentes estão vamos dizer assim "quebrados" antecipadamente. 

Bancos guardam entre 10 a 15% dos depósitos para atender os clientes. O resto é aplicado no mercado financeiro, financiamentos a pessoas e empresas e operações interbancárias. Parte depositada nos BCs nos depósitos compulsórios. Nada disponível em moeda corrente rapidamente. 

Evidente que se todos os clientes correrem ao banco de uma só vez para sacarem o banco vai "quebrar". 

Então quase sempre é uma questão de percepção do público, agentes de mercado e analistas. Uma das primeira percepções é a queda das ações em bolsa conforme relatado e acontecido de novo ontem. Lógico que maus negócios, balanços e opiniões de especialistas levam a percepções. No momento seria o caso dos bancos americanos (Silicon Valley Bank, Signatura Bank) e do suíço ( Credit Suisse). 

Governos e autoridades monetárias têm mecanismos para socorrer evitando o que se chama de contágio e crise sistêmica.

A origem da crise mundial de crédito é o aperto monetário dos Bancos Centrais através dos juros para conter uma inflação planetária que tem origem nos estímulos muito fartos dados por todos os governos durante e depois da pandemia. Muito dinheiro foi jogado na praça.

Pagamos o preço agora. 

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

BRAZIL...ZIL...ZIL...

 


Viver é Perigoso