Translate

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

CANTINHO DA SALA

 

Frank Auerbach: Hampstead Road, High Summer, 2010,

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

O SOM DA LIBERDADE



Ontem em Brasília, convidados pela Paris Filmes e pelo Deputado Mário Frias, a classe política  conservadora se encontrou na pré-estreia do filme Som da Liberdade (Sound of Freedom).

Lá estiveram, entre outros, Carla Zambelli, Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Marco Feliciano, Sargento Fahur, Damares Alves e Jorge Seif.

Como sabem, o filme estreou nos cinemas americanos no dia 4 de julho. Foi apoiado e aplaudido por políticos de direita, como Donald Trump e seus seguidores, bilionários abertamente conservadores, como Elon Musk e fãs alinhados com a extrema-direita ligados ao movimento QAnon.

O filme conta a história de um esquema de tráfico de crianças na Colômbia que, de acordo com os produtores, é baseado em “fatos reais”

Recheado de teorias conspiracionistas e aplaudido apoiadores de Trump, "Sound Of Freedom" pareceu ganhar o coração dos conservadores norte-americanos. A crítica especializada deu notas baixas ao filme, pelo roteiro fraco e alarmar a população com teorias da conspiração por meio de um discurso alienista.

Blog: Se a modo pegou, lembrando do filme do filme "Barbie" e da maneira como parte dos espectadores se vestiram para assistir as sessões, dá para imaginar como muitos irão ver o "Som da Liberdade'.

Viver é Perigoso



AGORA VAI !




O PT e o Partido Comunista Chinês assinam nesta quarta-feira (20) em Brasília um protocolo de cooperação, reforçando a aliança entre as duas legendas.

Os chineses serão representados por Li Xi, um dos sete membros do comitê permanente, principal instância de decisão do partido e um dos homens mais poderosos do gigante asiático.

O protocolo será assinado por Li Xi, um dos sete membros do comitê permanente, principal instância de decisão do partido e pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann. 

Ele prevê trocas de experiências e de opiniões sobre questões internacionais, além de intercâmbio de dirigentes e realização de eventos conjuntos.

Viver é Perigoso

NÃO PERCA O SEU LATIM *


 "Una salus victis, nullam sperare salutem"

"A única salvação para os vencidos é não esperarem salvação nenhuma"

Virgílio (Eneida)

* E lembrem-se:

" A BOVE MAIORE DISCAT ARARE MINOR "

" O boi mais novo aprenda a arar com o mais velho "

Viver é Perigoso

OUTROS TEMPOS



" Meu estado de espírito sintetiza estes dois sentimentos e os supera: sou pessimista com a inteligência, mas otimista com a vontade. Em cada circunstância, penso na hipótese pior, para pôr em movimento todas as reservas de vontade e ser capaz de abater o obstáculo" .

Antonio Gramsci

Antonio Sebastiano Francesco Gramsci, nasceu na Sardenha em 1891. Escritor, teórico político, jornalista, crítico literário, linguista, historiador e marxista. Escreveu sobre teoria política. sociologia, antropologia, história e linguística.

Foi membro-fundador e secretário-geral do Partido Comunista da Itália. Em 1926 foi preso e condenado a cinco anos de confinamento na remota ilha de Ústica. Posteriormente foi condenado a 20 anos de prisão em Turim.

Em 1934, sua saúde estava seriamente abalada, e ele recebeu a liberdade condicional, após ter passado por diversos hospitais. Gramsci tomou o barco aos 46 anos, algum tempo depois de ter sido libertado.

Gramsci não publicou nenhum livro em vida, devido a vida atribulada e morte prematura.

Um pouco do discutido no final de 60 e início dos 70. Tempos ilusórios da juventude:

Gramsci, pregou o conceito, de que o poder das classes dominantes não residia simplesmente no controle dos aparelhos repressivos do Estado. Esse poder seria garantido fundamentalmente pela "hegemonia" cultural que as classes dominantes exercerciam sobre as dominadas, através do controle do sistema educacional, das instituições religiosas e dos meios de comunicação.

Assim, por exemplo, em nome da "nação" ou da "pátria", as classes dominantes criariam no povo o sentimento de identificação com elas, de união sagrada com os exploradores, contra um inimigo exterior e a favor de um suposto "destino nacional" de uma sociedade concebida como um todo orgânico desprovido de antagonismos sociais objetivos.

Viver é Perigoso

VIVER É PERIGOSO



“A humanidade abriu as portas ao inferno”

António Guterres, secretário-geral da ONU, iniciou esta quarta-feira o seu discurso na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque: 

" A humanidade abriu as portas ao inferno”, disse, para sublinhar os efeitos que as alterações climáticas estão a ter depois do verão boreal mais quente alguma vez registado e da sucessão de tremendos incêndios na América do Norte e de poderosas tempestades no Mediterrâneo, às quais alguns estudos já associaram. aquecimento global".

Viver é Perigoso

O QUE ACONTECEU



Os julgamentos que estão acontecendo no STF pelos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, nos obrigam a pensar.

No caso do Aécio Lúcio Costa Pereira:

Aécio, de 51 anos, é casado e tem dois filhos, um de 17 anos e outro de 8 anos. Segundo sua esposa, Lucineia (18 anos de casados), ele é um pai maravilhoso, muito divertido e engraçado, um ótimo filho e irmão e um excelente marido. Sempre amoroso, um coração enorme. Não é violento. É um homem de Deus, uma pessoa honesta.

Aécio Pereira foi condenado a 17 anos de prisão e a 100 dias-multa (cada um no valor de 1/3 do salário mínimo) pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com substância inflamável contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Um dos líderes de um ônibus saído de São Paulo, Aécio se concentrou em Brasília no acampamento de golpistas em frente ao quartel-general do Exército e de lá marchou para invadir o Congresso. Em vídeos publicados em redes sociais, apareceu estimulando ruptura institucional. 

Era técnico em sistemas de saneamento no setor de operação de esgotos do polo de manutenção da Sabesp em Diadema, na Grande São Paulo. Estava na companhia há 29 anos, onde entrou por concurso. Segundo a Sabesp, não há registro de processos disciplinares contra ele. Foi demitido por justa causa em 11 de janeiro, três dias após os ataques.

Dizem os colegas de trabalho na Sabesp, que Aécio era um funcionário exemplar e querido no ambiente profissional. Sempre se mostrou um sujeito de direita, mas a conversão cega ao bolsonarismo nos últimos quatro anos, sobretudo na eleição de 2022 e no período pós-eleitoral, surpreendeu e assustou os companheiros de escritório. 

Aécio apresentou aos companheiros de trabalho, Olavo de Carvalho (guru do bolsonarismo). Tentava convencer os colegas que a Terra era plana. Dizia que Hillary Clinton era um holograma. Acreditava na tese dos reptilianos [alienígenas que se apossam de humanos e assumem suas formas].

Quando Bolsonaro perdeu a eleição e seus partidários se concentraram por semanas em frente ao quartel-sede do Comando Militar do Sudeste, no Ibirapuera, Aécio passou a frequentar o local com amigos e familiares de forma frequente e obsessiva. Varava madrugadas no acampamento e estava abatido.

Entre os funcionários que trabalhavam com Aécio ouvidos pela Folha, é unânime o juízo de que o STF exagerou na pena do colega. Avaliam seus companheiros: "Um mergulho profundo num mundo conspiratório o levou à atual desgraça. Ele foi pego como bode expiatório" .

(extraído da FSP)

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



 Lula na ONU

Primeiramente constado.

-Discurso amplo com abordagem de muitos temas. Como não poderia deixar de ser.

-Uma grande diferença entre os discursos na ONU do Bolsonaro e do Lula. Bolsonaro tinha projeção internacional ZERO. Usava a apresentação na Assembleia Geral para falar ao público interno. Para brasileiros. Lula ao contrário tem projeção internacional. Usa o discurso para falar para esse público.

-Mesmo em discursos preparados pelas assessorias, escorregões são dados. 

Acerta Lula quando fala de meio ambiente. Crise climática. Financiamentos internacionais para a manutenção da Amazônia. Sobre o combate à fome e as desigualdades. Direitos humanos.

Erra solenemente quando introduz ideologia nos assuntos políticos e econômicos. (Bolsonaro cometia os mesmos erros).

Erra então quando fala de economia global e cita o vasto conceito do neoliberalismo. E o restringe. Na realidade acho que pretende atacar o capitalismo em si.

Na citação aos Chicagos Boys tenta conectar jovens economistas formados na Católica do Chile que seguia a os ditames da Universidade de Chicago (um dos berços modernos do liberalismo). Esses jovens economistas foram recrutados pelo regime tirânico do General Augusto Pinochet. Para tocar a economia chilena depois do fracasso econômico do primeiro presidente socialista das Américas. Salvador Allende foi deposto e morto. Então Lula “linka” liberalismo com tirania de direita.

Lula tenta falar para a ala mais ideológica de setores do PT. 

Nada a ver com a nossa realidade no dia a dia. Das decisões governamentais. Lembrando que se desejasse algo semelhante aqui seria barrado pelo Congresso muito mais conservador. E pelo sentimento maioria da população.

Espero ter contribuído.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

ENQUANTO ISSO...

 


Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO


 De novo o PIB

De acordo com o Boletim Macrofiscal do Ministério da Fazenda foi eleva projeção do crescimento do PIB de 2023 de 2,5 % para 3,2%. 

Há um carregamento estatístico para o trimestres vindouros? Ao que tudo indica sim. Mas há outros fatores positivos. 

Bons resultados da economia projetados especialmente para o último trimestre(out/nov/dez).

Melhorias na renda disponível e as condições de acesso ao crédito (muito por causa do Desenrola) das famílias. Devem impulsionar a demanda doméstica nos próximos meses. 

As projeções de 2023 melhoraram para todos os setores. 

Agropecuário de 13,2% para 14,0%. Indústria de 0,8% para 1,5%. Serviços de 1,7% para 2,5%. Tudo isso num cenário ainda de queda da inflação. (apesar da projeção de um IPCA de 4,85 % no acumulado do ano). Também a recuperação dos níveis de emprego/massa salarial. Perspectivas também para uma recuperação chinesa. E lógico a continuada da queda da Selic.

Mas por que o cenário do “Brasil que surpreende?”. Alguns técnicos atribuem a pujança do Agro. Sem dúvida. Mas os indicadores mostram que a indústria e os serviços também crescem. Parece que algumas mudanças macroeconômicas já feitas anteriormente estão dando resultados agora.

Destaco:

- arrumação da economia durante a dupla Temer/Meireles;
- aprovação do teto de gastos;
- reforma trabalhista;
- reforma da previdência;
- marco legal do saneamento;

Já mais recentemente:

- A aprovação do novo Arcabouço Fiscal (mesmo ainda dependente do aumento das receitas);
-  Reforma tributária avançando;
- O lançamento de um PAC bastante realista;
- Uma agenda verde também bastante realista;

E principalmente uma estabilidade institucional e política que não víamos há anos. Apesar de setores radicais do PT, do apetite do Centrão por cargos.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso