Translate

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

VIDA DE ARTISTA - 1



MAYSA

Cantora e compositora de muito talento, viveu sua vida intensamente usufruindo todas as suas emoções.
Maysa Figueira Monjardim, de tradicional família de classe média alta, desde sua adolescência já gostava de cantar e tocar piano em festas familiares, chegando mesmo a compor algumas músicas; casou-se muito jovem com André Matarazzo, de família muito rica.
Gravou na RGE o seu primeiro disco com músicas de sua autoria, "Convite Para Ouvir Maysa".
Sendo época dos sambas-canções de "dor de cotovelo", Maysa também aderiu à moda e produziu várias canções nesse estilo sendo "Ouça" o mais famoso, letra e música de sua autoria.
Alcançou grande sucesso.
Aderiu à bossa nova tornando-se uma de suas principais divulgadoras, inclusive no exterior.
No início da década de 70 passou a dedicar ao teatro e a televisão, participando da novela "O Cafona" da TV Globo em 1971.
Além de "Ouça" teve outro grande sucesso como cantora e compositora de "Meu Mundo Caiu".
Seu filho único é o Diretor de cinema e televisão Jayme Monjardim.
Maysa faleceu em 22/01/1977, no primeiro e trágico acidente da Ponte Rio - Niterói, aos 41 anos.
Ouça "Ouça", clicando em:



MARMANJOS ARTEIROS

Desde o início do "viver é perigoso", nasceu a idéia de arrumar um espacinho para que os marmanjos arteiros apresentassem suas obras (não necessariamente pintura). Mande a sua ou de um amigo, de forma digital.
Enquanto isso começamos com um quadro do Warth.
Warth foi um pintor de paredes muito requisitado em Itajubá quando mais jovem. Agora na terceira ou quarta idade, para matar tempo, voltou às tintas.
O quadro acima (a tela) foi me presenteada para repassar ao João.
Digo tela, porque a moldura é por conta do presenteado, pois segundo ele, fica caro.
A grana da aposentadoria mal dá para comer ...
O José Tipica o abastece de tintas e dispensa ser presenteado com as telas do Warth.
Blog é oportunidade e cultura.
ER

È DISCO QUE EU GOSTO (14)



BERT KAEMPFERT
Fechando os olhos suas músicas nos levam a viajar no tempo. A gente firma o pensamento e as coisas começam a ficar nítidas. Com concentração, até sentimentos antigos afloram.
Quando trabalhava fora, em uma das vindas a Itajubá fui ao Cine Presidente e perguntei sobre as músicas que tocavam antes e após as sessões. Era o Bert Kaempfert, compositor e maestro alemão.
Seu estilo, definido por ele mesmo, era romântico, suave e não pertubador. Ele faleceu em 1980.
Foi o compositor de "Strangers in The Night", "Red Roses For a Blue Lady" e outras.
Disse ele:"Se as pessoas conhecem minhas músicas, isso é o bastante. Minha música diz tudo o que eu tenho a dizer."
Todos nós da época passamos por momentos alegres e, por que não, tristes, esperando o filme começar. Aliás, às vezes era melhor não ter filme. (as luzes poderiam apagar).
Clique e ouça, Kaempfert.
Em tempo: Kaempfert foi o primeiro produtor dos Beatles. Só isso já vale.
ER

CARTAS DO EXÍLIO - PARIS


Texto de email recebido hoje de Paris.
Caro Zé,
Tomei conhecimento, hoje, pelo "nosso" conta-gotas do "viver é perigoso" da mudança na direção do Jornal "O Sul de Minas". Confesso que atualmente eu só lia a coluna "quem morreu". Deverá melhorar.
Moleque como eu fui na Boa Vista, saí duas vezes em fotografias no jornal. Me lembro bem, porque a minha mãe recortou e guardou.
Numa delas eu ainda estava de calças curtas.
Uma das vezes foi quando caiu a ponte de ferro vermelha,que ligava os bairros Boa Vista e Avenida (construiram uma de cimento no lugar).
D'outra vez foi quando explodiu a bomba de gasolina do Sr. Domingos Macaccini e incendiou o Posto. Ficava na Rua Maria Carneiro, perto de onde hoje fica a Auto Itajubá.
Eu devia ter uns doze ou treze anos.
Qualquer dia irei à redação procurar isso.
Abraço,
José Tipica
ER

JORNAL "O SUL DE MINAS"



Podemos dizer assim: O nosso Sul de Minas.
Tão tradicional que parece nosso. Nascemos juntos em 1947. Ainda não foi comprovado, mas em uma de suas primeiras edições foi noticiado( vejam só!) na coluna social o nascimento do menino Edson Riera. (quase certeza de que ainda não era a Nilda Bittencourt).
Nesse mesmo ano, nasceram muitas amigas que hoje estão com quarenta e poucos anos...
Depois de tanto tempo com os Padres (paulistas) soubemos hoje que foi arrendado. Assumem o semanário o Santiago, um dos fundadores e diretor da ONG "Transparência Itajubá" e o jornalista Trotta. Creio que estará em boas maõs.
Mas vou ser sincero: Só acredito em mudanças radicais, se cederem um canto de página que seja para uma coluna evangélica. Aí mudou mesmo !
ER

BREVIÁRIO DOS POLÍTICOS - 1



"O Cardeal Mazarin foi sucessor do Cardeal Richelieu. Ao contrário de Richelieu, o Cardeal Mazarin, mente, falta com a palavra dada, demora para pagar as dívidas, é vil, desonrado e covarde, enfim, um italiano sórdido."
O Breviário dos Políticos, com as máximas de Mazarin foi escrito há 300 anos e não perdeu a atualidade. Fala da luta pelo poder, da dissimulação, do cinismo e da hipocrisia.
Citarei trechos do Breviário no "viver é perigoso" para identificarmos e evitarmos os praticantes, alunos de Mazarin.

Vamos às aulas:
"Não mostres a ninguém teus sentimentos reais. Disfarça teu coração como se disfarça um rosto. Que as palavras que pronuncias, as próprias inflexôes de tua voz participem do mesmo disfarce. Jamais esqueças que a maior parte das emoções se lêem no rosto. Assim, se sentes temor, reprime-o repetindo-te que és o único a ter consciência disso. Faz o mesmo em relação a todos os outros sentimentos"
(Mazarin pág 143)

Observação: Quem seguir o curso, até o final, terá direito de fazer pós-graduação e mestrado em Brasília.
ER



CONTA GOTAS

1 - "Lula higienizado" é o título de um artigo publicado na revista "The Economist". Opina que no filme "Lula o filho do Brasil", as sua virtudes foram capturadas em close-up e os defeitos ficaram na mesa de edição. Consideram a versão adocicada.
Mas não tiram os méritos da carreira do Presidente.
2 - O homem está pirando de vez. Hugo Chavez declarou que foram os EUA que provocaram o terremoto no Haiti. Teria sido consequência de um teste da marinha americana com "arma de fazer terremoto".
3 - Já era esperado. Confirmado que a China cresceu 8,7% em 2009 -oito virgula sete por cento-. O PIB - Produto Interno Bruto subiu para US$ 4,9 trilhões. Passou o Japão e já é a segunda economia do mundo, ficando atrás somente dos americanos. Saiam de baixo !
4 - Tão bonzinho ! O Brasil já concedeu perdão de dívida, para Cabo Verde, Gabão, Nicarágua, Moçambique, Cuba e Bolívia. Mais de US$600 milhões foram para a cucuia. Tudo isso para conseguir um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
5 - Fiquei sabendo que o tradicional jornal "O Sul de Minas" foi arrendado por Santiago + Trotta. Pessoas sérias. Mas meu sensor político indica possível existência de outros interesses políticos nas sombras. Dá para imaginar os nomes e endereços. Ficaremos atentos.
ER

O NÍVEL CONTINUA BAIXANDO...

"Este babaca do Sergio Guerra (Presidente do PSDB) não sabe o que está falando quando diz que nada acontece de bom no Brasil"
(Lula o filho do Brasil - Ontem)

FRASE DO DIA



" Reze e trabalhe, fazendo de conta que esta vida é um dia de capina com sol quente, que às vezes custa muito a passar, mas que sempre passa. E você ainda pode ter um muito pedaço bom de alegria (...) Cada um tem a sua hora e a sua vez: você há de ter a sua"
Guimarães Rosa