Translate

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

ESPIRAL DO SILÊNCIO



Espiral do silêncio é uma teoria da ciência política e comunicação de massa proposta em 1977 pela alemã Elizabeth Noelle-Neumann. Neste modelo de opinião pública, a ideia central é que os indivíduos omitem sua opinião quando conflitantes com a opinião dominante devido ao medo do isolamento, da crítica, ou da zombaria.

Preocupada com os efeitos que levaram o eleitorado à mudança na reta final das eleições de 1965 e 1972, na Alemanha, Noelle-Neumann decidiu estudar o que, de fato, ocorria.

Noelle-Neumann descobriu que quando um lado é superestimado, outras pessoas, decididas ou não, são influenciadas a seguir por ele. Consequentemente, quando o outro é subestimado, as pessoas tendem a afastar-se dele.

Para chegar a tal conclusão, ela utilizou alguns instrumentos para medir o Clima de Opinião. Segundo ela, são necessárias questões que possam mensurar a tendência de as pessoas falarem ou de manterem-se em silêncio quando submetidas a ideias diversas daquelas que elas apoiam.

Com a proximidade das eleições e em meio a um pleito fortemente polarizado, um tema em particular vem despertando interesse de especialistas e da imprensa: o voto nos candidatos mais bem cotados à presidência - Jair e Luiz Inácio - poderia estar subnotificado?

Alguns passaram a descrever esse fenômeno como "voto envergonhado" ou até "amedrontado", ou seja, eleitores deixariam de expressar sua preferência quando questionados em sondagens eleitorais.

Não se sabe se está acontecendo agora.

Viver é Perigoso

HORÁRIO ELEITORAL

 


Viver é Perigoso

E O TARCÍSIO, HEIN ?


O carioca, candidato  ao Governo de São Paulo, o ex-ministro Tarcísio de Freitas não soube responder o local em que vota em São José dos Campos, município paulista que ele registrou como domicílio eleitoral para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.

Ele foi questionado pela repórter sobre o assunto em uma sabatina realizada pela TV Vanguarda, em São José dos Campos:

- O senhor vota onde? Qual é o seu local de votação?"

Em resposta, Tarcísio deu um riso abafado e falou: 

 - Ah, é um colégio" 

Seguiu a apresentadora:

- Sabe o bairro, por curiosidade?

Constrangido, Tarcísio ficou em silêncio por um momento até a repórter emendar: 

- Fugiu à cabeça, né?

Completou o candidato Tarcísio :

-  Sim, fugiu à cabeça.

Viver é Perigoso

SINCERAMENTE

 


O Ciro Gomes, "o moço cearense de Pindamonhangaba" já está ficando mais do que chato.

 De positivo, afirmou outro dia que essa será sua última disputa para presidente. Irá pendurar a chuteira.

Um condutor de Uber, no trânsito parado esta semana em São Paulo, comentando sobre política lascou essa que me fez pensar:

O Ciro e o pessoal próximo dele, acreditam que vai ter segundo turno entre o condenado e o Jair Cash. Um dos dois classificados  será impedido de participar (?). Seria convocado o terceiro colocado, no caso o Cirão. 

Essa hipótese o está levando a permanecer, insistentemente, em cena.

Desconheço os detalhes da Lei Eleitoral, em acontecendo algum problema do tipo.

Já não duvido mais de nada. 

Viver é Perigoso 

SINUCA DE BICO



Quanto mais perto da eleição estamos, mais sentido tem a frase de Arendt:

"Aqueles que escolhem o mal menor esquecem muito rapidamente que escolheram o mal".

Hannah Arendt

Anselmo

Viver é Perigoso