Translate

sábado, 19 de agosto de 2023

CANTINHO DA SALA

Amilcar de Castro

Amilcar de Castro nasceu em Paraisópolis em 1920. Tomou o barco em Belo Horizonte em 2002.

Viver é Perigoso


PRÁ PENSAR


Viver é Perigoso

MOTORISTA DE APLICATIVO


Tomei um uber ontem em São Paulo e a conversa com o motorista compensou o trânsito lento.
 
Admirado com as músicas tocadas, respondeu-me que se tratava da Alpha FM, que opera na frequência 101,7 MHz em FM.

Na Domingos de Morais fomos acompanhando a Amy Winhouse, com Back to Black. Fiz um sinal e positivo e o motorista, pediu licença e explanou sobre a vida da cantora britânica, seu repertório e sua vida sofrida, com detalhes por mim desconhecidos.

Entrando no Paraíso (bairro), sem qualquer anúncio, adentrou ao recinto do carro, o som dos Eagles, com a maravilhoso " Hotel Califórnia".

Já à vontade e sem pedir licença, ele falou sobre a letra da música, como sendo uma metáfora do lado sombrio do sonho americano, quando o personagem, em um hotel de luxo em Los Angeles que a vida de poder e riqueza nada acrescenta em sua vida vazia. O que era um sonho tornou-se um pesadelo.

Seguiu, aguardando o demorado semáforo, esclarecendo que a música era da banda "Eagles", lançada em 1976, tornando-se líder da parada da Bilboard em 1977. Com a letra misteriosa, os Eagles ganharam o Grammy Award em 1977 e 1978. 

Não contente, acrescentou que a revista Rolling Stone a classificou como o número 49 em sua lista das "500 Melhores Músicas de Todos os Tempos"

Uma aula, que só não foi completa, quando eu ao responder sua indagação, disse que era de Itajubá.

Onde é mesmo ? Já ouvi falar.

Um pouco chateado respondi que ficava no Sul de Minas, no que ele de pronto indagou: Perto de Pouso Alegre ?

Desci.

Viver é Perigoso 

OBSERVADOR DE CENA




Cid – Confissão?

Uma confissão pré- anunciada no caso do investigado/preso/ajudante Mauro Cid? 

Esquisito, faz tempo que não vemos isso, mas a coisa muda tão rápido ou no mesmo dia que sempre é melhor esperar. Outro dia segundo o advogado que o defende (o 3º), ele iria confessar sobre todo o caso das joias, agora já não mais, só sobre o Rolex, com certeza as pressões para a mudança devem ter sido enormes.

Agora sobre a politização das forças armadas e polícias militares dá pra falar. 

Impressionante as conclusões da PGR sobre as condutas dos oficiais graduados e comandantes da PM do DF sobre no 8 de janeiro e mesmo anteriormente. 7 oficiais foram presos, inclusive o comandante geral. 

Mensagens reveladas mostram com muita clareza o estrago que o Jair fez nessas forças, politizando-as. Marinha e Aeronáutica aparentemente de fora, mas no Exército e nas PRF, PMs Estaduais e até certo ponto na PF a politização foi assustadora. Conversas de conspiradores no comando da PMDF em apoio às manifestações golpistas e a favor de rupturas trocadas abertamente em aplicativos de mensagens. 

Todas as polícias mais o Exército correram o risco sério de deixarem de ser instituições de Estado para serem instituições de um governo.

Observador de Cena

Viver é Perigoso