Translate

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

PORQUE HOJE É SEXTA


Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Paul Klee - Balão Vermelho 1925

" A arte não existe para produzir o visível, e sim para tornar visível o que está além."

Paul Klee

Viver é Perigoso

PODES CRER

 

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO


“Sustentabilidade significa imitar a natureza. Precisamos criar uma economia finita, regenerativa e circular. O sistema tradicional vem promovendo a maior extinção da vida dos últimos 65 milhões de anos. Se não for estancado imediatamente, a humanidade irá desaparecer em algumas décadas.”

Hugo Penteado, ecoeconomista, autor do livro “Eco-Economia, Uma Nova Abordagem”


Caro zelador, acho o tema de muita importância. Desde priscas eras. Não sou especialista. Vou tentar elucidar. Aproveitando a penetração do Viver. Tentarei também apreciar mais o lado econômico e político da questão.

O efeito Estufa – o básico

Efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. Sem a presença desse fenômeno, a temperatura na Terra seria muito baixa. Na média global seria sempre negativa. Então por que tanto preocupação nas últimas décadas com o fenômeno?

Explicando. O raios solares chegam ao planeta para permitir a vida dos seres vegetais e animais. Parte desse raios “fica” na Terra e parte é refletida de volta ao espaço. Depois da Revolução Industrial (1.760) iniciou-se um aumento significativo de emissão de gases poluentes, principalmente CO2 (Dióxido de carbono e não só ele) devido principalmente a queima de combustíveis fósseis. E outras atividades humanas. 

Então essa “nuvem” de poluição, que vem aumentando ano após ano, “segura” no planeta parte desses raios solares refletidos que deveriam voltar ao espaço. Daí o aumento da temperatura média da Terra. É como se estivéssemos colocando, ano após ano, um “cobertor” adicional sobre o planeta. 

A temperatura média da superfície terrestre aumentou 1,5 º Celsius ao longo dos últimos 250 anos, incluindo um aumento de 0,9º Celsius ao longo dos últimos 50 anos.

Esse aumento das temperaturas médias têm efeitos quase que imediatos. Destacamos: diminuição das geleiras e das calotas polares, aumento do nível dos mares, alterações para pior nos fenômenos como furacões. Tornados, tempestades chuvas e secas extremas. E calor, muito calor. E cada vez estações dos anos menos definidas.

Nos próximos capítulos vamos abordar e entender algumas dessas consequências para nós seres vivos. E para a economia.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

VIVER É PERIGOSO

 


6 de outubro - O blog "Viver é Perigoso" completa 14 anos de existência. Como quase todos sabem, o "viver" nasceu (2009) num final de semana em Niteroi, por ideia da Rachel e Pedro, Rieras. Na segunda-feira já se encontrava instalado em Itajubá, na Boa Vista, é claro, sob nossa zeladoria.

Grandes amigos ajudaram a formatá-lo e mantê-lo extremamente conservador, pelo menos no visual. Grato Saulo.

Num ambiente de vida curta (digital) o blog "Viver é Perigoso" é um ancião. Diariamente renovado. Cêrca de 3 milhões de vizualizações, 30 mil postagens e mais de 40 mil comentários de anônimos conhecidos.

Colaboradores de peso, desde o amigo do Paraná e destaque nas publicações brasileiras, Sponholz. Sempre nos esclarecendo em casos complicados, o "Causídico Jurássico" e o "Mercado Lógico", que ainda sonho conhecer.

Muitas Moças e Moços Bonitos, Momentos Mágicos de muitas conversas sobre livros no Cantinho da Sala, apreciando obras de arte e com som ambiente de primeira linha. Infelizmente comentando sobre as Tomadas de Barco. É a vida.

Se posiciona quando na esquerda, o mais à direita possivel. Quando na direita, o mais à esquerda possível.

Crítico atuante ao poder. sem ofender ninguém, é claro. Muito embora, para muitos, posicionamento diferente significa ofensa. Como ensinava o saudoso Avô catalão Jayme Riera; 

"Hay gobierno ? Soy contra ! "  

E repetindo o guru Rubem Alves:

O otimista é um tolo. O pessimista é um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso"

O tempo de vida mudou o curriculo do Zelador. De engenheiro para blogueiro.

Abraço Amigos. Enquanto der, seguiremos.

Viver é Perigoso