Translate

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

FEZ QUE FOI E FOI MESMO

De todo o Estado de Minas, dizem que o mineiro mais mineiro é o do Sul de Minas. Veiaco, blefador e sente um prazer enorme em voltear, principalmente quando o assunto é política. (existem exceções claras, quando uns vão direto ao pote). O antigo e respeitado Professor do IEI, Alberto Cardoso (Fu), amazonense e Diretor da Telefunken, dizia que um sul-mineiro tem outro dentro.
Mas desta vez o nó foi bem dado.
A questão é a seguinte: O Aécio pediu 11 dias de licença e saiu pelo mundo, segundo ele, em missão particular.
Isso com o circo pegando fogo (ou seria por isso?). O Anastasia precisando ser apresentado, o PSDB aflito atrás de um Vice, a Dilma subindo... Isso lá é hora de viajar ? Ou é ?
Eu não consigo decifrar. E você ?
ER

SÓ FALTAVA ESSA !


DICA DE LEITURA

RIO SAPUCAÍ. VEREDA DA VISÃO DE UMA ALVORADA
Estou sempre relendo e consultando esse livro. Foi escrito por um cidadão apaixonado por tudo o que faz na vida. João Mauro Moraes. Um homem de bem, a quem toda cidade admira. Nesse livro, da Gráfica e Editora Impacto, ele escreve sobre sua segunda paixão, na terra, o Rio Sapucaí. ( a primeira com certeza é a sua bonita família)
É um documento importante, que me traz muita saudade, uma vez que desde moleque estive semanalmente nos barrancos do Sapucaí, de Itajubá até as proximidades da Santa Rita do Sapucaí, acompanhando meu Avô, meu Pai e Tios nas pescarias.
Matei muitas aulas para nadar no Poço da Pedra, na Popóta (era assim que falava) e no campo do Vasquinho.
Pesquei no Poço do Sr. Felipe (justamente no local onde moro), no km 88, 90 e 94 da estrada de ferro (íamos de bicicleta), na Matinha, no Pinga Pinga, no Major, na Espuma, no poço da Piaba, no Pernilongo, do Fio da Luz (na Jaóca, onde ficava o rancho do meu Avô e depois do meu Tio Mário). Lembro-me bem do Pavão, do Felão, do Sargento Miranda, do Tareco (onde peguei um dourado com o Tio Osvaldo), do Sr. Abílio, do Zé Pinto, do Sr. Alfredo, do Pitágoras, da Caneleira, da Ilusão (não pegava nada), das Tábuas, do Pau Lascado (peguei o meu segundo dourado - 12 kgs), do Rio Cortado e do Morrinho.
Diversas vezes desci o Rio Sapucaí somente no remo, de Itajubá até o riozinho do Rennó. Saía de manhã cedo e chegava ao entardecer.
Morei cinco anos em Manaus. Pesquei no Amazonas, no Rio Negro, no Solimões, no Rio Branco e outros. Nenhum chega aos pés do Sapucaí.
"O Rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele"
Fernando Pessoa (Alberto Caeiro)
Leia o livro e sonhe.
ER

É DISCO QUE EU GOSTO (20)

AI QUE SAUDADES DA AMÉLIA
Mais uma obra prima da música popular brasileira. Do carnaval de 1942. Empatou com "Praça Onze" do Herivelto Martins e Grande Otelo.
Amélia, como todos a conhecem, foi composta pelo poeta, ator, radialista e ativista político, Mário Lago em conjunto com Ataulfo Aves (foto).
De tão famosa, acabou parando no dicionário como sinônimo de mulher amorosa e serviçal.
Ouçam com os "Demônios da Garoa"
ER

CONTA GOTAS

1 - Ouvi hoje trecho da entrevista concedida pela Secretária de Industria e Comércio, a uma emissora de rádio local. A Sra. Secretária responde com uma impressionante convicção, dizendo praticamente nada. Usa um pouco do sotaque carioca, que é usual em todas as autoridades locais. (É comum em Itajubá. Assumiu um cargo e pooorta, vira porrrrta).
Foi incisiva ao comentar a atuação do Governador Arruda. Bastante crítica, citou três possíveis escândalos em que o atual Governador estaria envolvido: Segundo ela: Assalto (?) ao Painel, o atual mensalão do DEM e um terceiro que eu desconhecia; Escândalo do Metrô. Esse para mim é novidade.
2 - Como é o assunto do momento, declarou hoje em entrevista, o Presidente Lula: A prisão do Arruda deve ser exemplo para toda a classe política, para que crimes de corrupção não se repitam.
Prezado Comandante: Concordamos. Mas poderia ter começado no clamoroso caso do mensalão do PT e no caixa 2 de sua campanha, confirmado pelo marqueteiro Duda Mendonça, em depoimento na CPI.
3 - Segundo informações recebidas, aconteceu um discussão ontem na reunião da câmara com alguns decibéis acima do normal. Avelino X Paulino. Em sua fala, Avelino afirmou que funcionários públicos, por terem estabilidade no emprego, se acomodam. O Professor constestou fortemente.
Digo eu, sem generalizar. O Avelino está certo. A produtividade é baixa. Estabilidade é refúgio !
4 - Para botar o bloco na rua, o bairro tem que tradição. Tem que ter jeito para a coisa. Por exemplo: A Boa Vista, nunca teve e nem vai ter um bloco de carnaval. O pessoal é acanhado. Morro Chic é como o Vinícius disse de São Paulo: O túmulo do Samba. O pessoal do BPS com certeza vai todo para Ubatuba.
Os com samba no pé e com capacidade para se organizar são: Cruzeiro, Avenida, Varginha (somando com o Porto Velho). Os outros são bons assistentes.
Vila Rubens é uma incógnita.
5 - Esse Ciro Gomes, quando destampa a falar é fogo: Segundo ele, resolveu dizer para o Zé Dirceu: " Zé, chega. Muda de método que essa simulação de alter ego do Lula só serve para desinformar." E disparou: " Neste momento, para recuperar o espaço perdido, simula para o planeta que é íntimo de Lula de novo. Com isso ganha dinheiro e, por outro lado, faz política. Ele não é consultor da República ? E ganha quanto por isso ?
ER

ESSE ESCAPOU TEMPORARIAMENTE !


Esse fez e possivelmente vem fazendo, igual ou mais do que o Arruda. Deu largura e tem esperteza, pois não tem imagem gravada.
A imagem é definitiva e exige medidas.
ER

FRASE DO DIA

"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa.
Sossega depois desinquieta.
O que ela quer da gente é CORAGEM."

Guimarães Rosa

ER

ANSIEDADE OU PROFECIA

Perto de 1:00 hora da manhã de hoje, chegando de viagem, entrei na internet para checar as noticias da quinta-feira (ontem). Como sempre faço, dou uma olhada também no site da Rádio Jovem. Surpreendentemente, já constavam as notícias do dia 12 (sexta).
Até aí tudo bem. Face aos acontecimentos, nós compreendemos.
Mas informar a "uma da manhã", que o dia amanheceu bom e com temperatura de 23º... Logicamente, alguma ansiedade acelerou as informações sobre o tempo.
ER

HOMEM ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA

POR OPORTUNO, RETRANSMITIMOS HOJE, POSTAGEM FEITA NO DIA 10/11/2009 NO "VIVER É PERIGOSO". lEIAM COM ATENÇÃO !
Transcrevo a seguir, um trecho do livro "Theodomiro Carneiro Santiago" escrito por Armelin Guimarães em 1999.
Foi Theodomiro um político diferente de todos os demais. Não angariava votos com sorrisos estudados e a hipocrisia.
Qualquer proposta ou projeto em que se vislumbrasse, uma sombra que fosse de interesse pessoal, ou que não fosse aferido na balança da justiça, ou não se coadunasse com os preceitos da sadia brasilidade ou da democracia, era contar com sua decidida reprovação, pouco se lhe dando se estava melindrando ou desagradando este ou aquele.
Protestava , recusava anuir, sem olhar solidariedades ou conveniências de amigos e conhecidos. Nesses momentos, ele se alheava de facções partidárias e de amizades.
A sua frente só via Itajubá, Minas Gerais, o Brasil; só olhava a exação, o povo, a coletividade, a justiça, a honra, a dignidade, a Constituição.
Tinha em mente o lema de Sêneca: "Preferir aborrecer com a verdade a agradar com a lisonja".
Não sabia bajular nem usar de cortesias astutas para atrair eleitores. Nem mesmo nas vésperas dos pleitos nos quais concorria como candidato a deputado.
Se algum oportunista, nessas ocasiões, a beira da urna, lhe pedia um favor, o qual ele, Theodomiro, não achava correto ou, por outras circunstâncias, não podia atender, dizia francamente ao interessado, mesmo prevendo que iria perder o voto, ou alguns votos: - Nada lhe posso prometer. Não conheço as possibilidades para conseguir o que o Sr. me pede. Ou mesmo - O que o Senhor quer é de todo impossível. Isso não é justo. Não poderei atende-lo. Não conte comigo para isso.
Por outro lado, se prometesse alguma coisa, haveria de consegui-la, nem que, para isso, exigido fosse o seu sacrifício, as vezes superior ao que ele próprio imaginava ser necessário.
E não havia necessidade de o interessado retornar a ele para reclamar o favor.
Era Theodomiro a personificação da hombridade, manifestada por uma vida exemplar, por procedimentos irrepreensíveis e imaculados, inteiramente pautados pela honra, pela dignidade e pelo cumprimento do dever.
Foi o realizador que punha os atos acima das palavras, e que, como homem que de fato foi em toda a acepção moral do termo, soube autenticar o seu lema com um admirável legado não de palavras, mas de obras grandiosas, num testemunho eloquente de varonilidade de caráter.
Nele se encontrava, realmente a masculinidade de espírito
Nossa observação: Os homens públicos cairam demais de nível, mas temos que admitir e pensar que os eleitores também cairam demais de qualidade. A Folha de São Paulo, promoveu uma pesquisa e publicou em outubro/09, que 17 milhões, afirmo, 17 milhões de brasileiros, já trocaram o seu voto por dinheiro.
ER

CARTA DA BOA VISTA

O Email abaixo foi postado no blog no dia 4/2/2010. Atendendo ao pedido do José Tipica foi retransmitido no dia 9/2/2010. Por minha conta eu retransmito hoje. Espero que agora compreendam. Ficou mais do que claro.
Na Boa Vista, queremos que todos sempre assumam as suas responsabilidades. Apenas não viramos as costas para ninguém.
No caso de se buscar a reconstrução, estaremos juntos.
ER
Atendendo email recebido hoje, retransmito(mensagem original de 04/02/10) recado enviado do Líbano, pelo José Tipica:

"No momento só posso escrever isto:

As coisas caminham para o mais profundo alagadiço.

Um atoleiro sem limites.

O falso sobre o falso não se sustenta.

Há momentos em que sair de cena não é fuga, é retirada.

Para decidir por uma retirada, muitas vezes é necessário mais do que coragem.

Uma retirada acontece quando se tem a mínima chance de voltar para a batalha.

Esta chance não existe mais.

Primeiramente, reconcilie-se com Deus.

Ele lhe mostrará todos os passos a serem dados.

Depois, acerte-se com o mundo. Ficará fácil.

Continuaremos aqui."

(Zé, transmita para mim)

José Tipica