Translate

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

MERCADO LÓGICO


Canal do Panamá talvez a 1ª grande adaptação as mudanças climáticas

O Canal do Panamá. 80 km de extensão. Média de 1.200 navios mensais, Um ponto de encontro entre dois oceanos. Pacífico e Atlântico. Através do Canal do Panamá circulam 3,5% do comércio mundial. Esse trajeto permite transações entre a Ásia, Europa e as costas leste dos Estados Unidos/Canadá.
A administração do canal está bloqueando a passagem de navios de grande tonelagem/calado. E motivando também atrasos/filas a navios menores. Motivo? Falta de água doce para o funcionamento das eclusas. Em 2023, choveu 41% menos do que o habitual na região.
Entendendo: O Oceano Atlântico é 24 centímetros mais baixo que o Pacífico e o canal é 26 metros mais alto que os dois oceanos. Para vencer esse desnível, os navios precisam passar por três eclusas que funcionam como elevadores de água. A água para essas eclusas vêm de lagos artificiais em terra. Acontece que o Panamá (um país onde normalmente chove muito) enfrenta uma seca severa. A maior em 80 anos. Motivada pelo El Nino e pelas mudanças climáticas. E os lagos (que também fazem abastecimento humano e geração de energia) estão secando. Então não há água bastante para as eclusas. Navios grandes estão dando a volta no continente Sul Americano. Ocasionando fretes mais caros/mais gastos com combustíveis fósseis. Governos e grandes empresas estão acompanhando a situação com crescente preocupação. Conscientes de que a resolução desta crise exigirá uma ação coordenada e sustentada. Cadeias mundiais suprimentos já estão sendo afetadas. Lembram delas na pandemia?
Canal do Panamá uma engenhosa e monumental obra de mais de 100 anos sendo posta à prova como uma das primeiras e urgentes/necessárias adaptações ás mudanças climáticas.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

OLHA O CARNAVAL AÍ GENTE !

 

Viver é Perigoso

ASSIM SEGUIREI

 


Já inspecionei a proa,

amarrei a carga,

desatei a vela.

O vento sopra forte e

enfuna meu coração de alegria.

Agora é contigo, Senhor.

Toma o leme e risca

o rumo do meu barco – não

penses que irei por

este mar sozinho.

Jamil Snege

Viver é Perigoso

CAUSÍDICO JURÁSSICO


 Hello STF !

Com duas canetadas ( vem mais por aí) o ministro Toffoli suspendeu os pagamentos dos acordos de leniência da Lava Jato. Perto até agora de 15 bi. 

Beneficiárias: a antiga Odebrecht e os Batista da JBS. Um escândalo, mais um, na republiqueta de bananas. OAS vai trilhar o mesmo caminho.

Lembrando: "O acordo de leniência ou programa de leniência chamado por programa de clemência é um acordo de natureza administrativa celebrado entre infratores confessos e entes estatais com base, por exemplo, na Lei de Defesa da Concorrência ou na Lei Anticorrupção."

Lembrando novamente: réus confessos. São várias pás de cal na Lava Jato. Essa última do ministro talvez seja a mais emblemática.

Causídico Jurássico

Viver é Perigoso