Translate

quarta-feira, 18 de maio de 2022

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

AGORA VAI !



O TCU - Tribunal de Contas da União formou maioria nesta quarta-feira (18), conforme indicação dos votos dos ministros da corte, para aprovar a segunda parte do processo de capitalização da Eletrobrás, em que a União deixará de controlar a maior parte do capital acionário da estatal.

Blog: Concordo com a economista Elena Landau:  

" Há pouca coisa que não pode ser privatizada no País. Não existe o que é ou não estratégico. Isso embute uma questão ideológica "

Viver é Perigoso

GISELE PARA PRESIDENTE

 


Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Édouard Vuillard - 1915
Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA !


Sabe aquela satisfação que você sentiu quando um colega de trabalho foi penalizado pela chefia? Ou quando você não conseguiu evitar um sorriso discreto com a notícia do casal perfeito que anunciou o seu divórcio?
Às vezes camuflamos esse sentimento com a ideia de justiça, com o “bem feito” ou com o humor, “o tombo foi engraçado”. 

Ora, ocorre que essa estranha satisfação que sentimos diante do mal que acontece aos outros, não tem a inocência que aparenta.

No passado, esse sentimento foi escrutinado pelo radar dos pensadores alemães e ganhou um nome específico: schadenfreude. 

A palavra, sem equivalente em português — e também em outras línguas — pode ser traduzido como “sentir alegria ou satisfação com o dano alheio” (schaden: dano, prejuízo; freude: alegria, prazer). 

O schadenfreude acontece em duas esferas: a privada e a pública. A primeira é íntima. Às vezes, apenas nós percebemos. É a satisfação quando uma pessoa bem sucedida perde o emprego ou a vizinha linda que foi traída. A pública é mais ostensiva e geralmente vem acompanhada de ironia e escárnio. 

De acordo com os estudiosos, estamos vivendo a era do schadenfreude. Com a popularização das redes sociais, o schadenfreude manifesta-se com força total. 

Em toda parte e a toda hora vê-se a audiência das intrigas e os escândalos das celebridades, os memes ridicularizando políticos e famosos.. 

É verdade que temos atração pelas tragédias e a curiosidade faz parte da nossa natureza. Ao longo da história, gladiadores se batendo até a morte e enforcamentos públicos atraiam multidões. 

E continuamos a fazer isso. Na estrada, abrandamos a velocidade para ver um acidente — alguns param. Os crimes hediondos são seguidos pista por pista, com a imprensa explorando essa nossa fraqueza. 

O filósofo romano Tito Lucrécio escreveu que “É bom ver o navegador distante lutar contra a tempestade e o naufrágio, não porque nos alegramos com o mal dos outros, mas porque é bom estar livre do tormento” . 

Vida Simples

Viver é Perigoso

ALGUMA COISA ACONTECE...


PORTARIA Nº 0543/2022 

Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, Prefeito Municipal de Itajubá, Estado de Minas Gerais, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, RESOLVE: 

Art. 1º - Exonerar a pedido, a Sra. MARIA GORETTI FERREIRA PARADA OLIVEIRA, do cargo de Secretário Adjunto da SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde, em Comissão de Recrutamento Amplo, de conformidade com a Lei Complementar nº 067/2011. 

Art.2º - Fica o DRH, autorizado ao levantamento e pagamento de verbas rescisórias se houver.

 Art.3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. 

Itajubá, 17 de maio de 2022, 

Prefeito Municipal de Itajubá

Blog: Mesmo de longe dá para sentir ventos de discórdia soprando da terrinha. Até as eleições, muita turbulência será observada. Ficarão sequelas, o que não é bom.

Viver é Perigoso

POVO DE MEMÓRIA CURTA




Aécio Neves, em entrevista concedida ontem, o deputado federal Aécio Neves, não descartou tentar o retorno à cadeira de senador.

- Eu recebi uma pesquisa essa semana que me coloca à frente, mas ainda estou focado na candidatura para a Câmara dos Deputados. Recebo a pesquisa como um reconhecimento e vou continuar avaliando o cenário.

Viver é Perigoso

POIS É...



Parágrafo da coluna publicada na FSP, escrita pelo Juliano Spyer ( antropólogo, pesquisador do Cecons/UFRJ, autor de Povo de Deus (Geração 2020) e criador do Observatório Evangélico. 

"Se o presidente Jair perder a eleição neste ano e decidir permanecer no poder, uma parte dos evangélicos celebrará a atitude e a outra permanecerá calada, o que favorecerá o eventual golpe. São mais de 60 milhões de brasileiros —mais de 30% da população— que, por motivos diversos, fazendo ou deixando de fazer, não defenderão a democracia.
O apoio dos protestantes à ditadura militar foi legitimado, ele explica, "por uma interpretação literal do capítulo 13 da epístola aos Romanos, que diz: ‘Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas’".

Blog: Posso estar enganado, mas nunca ouvi o Sr. Jair mencionar o nome de JESUS, que foi enviado por DEUS para pregar a Lei do Amor.

Viver é Perigoso

PREOCUPANTE


 Viver é Perigoso

ESCLARECIMENTO



18 de maio de 1922

Estou em São Paulo mas não fui convidado para a cerimônia.

Viver é Perigoso