Translate

terça-feira, 7 de junho de 2022

3 X 2 DE VIRADA !

Com um tento decisivo do Gilmar, a 2ª Turma do STF  derrubou nesta terça-feira (7) a decisão do ministro Nunes Marques, que com uma canetada salvou o deputado estadual jairzista, Fernando Francischini (União Brasil-PR) da cassação imposta pela Justiça Eleitoral. 

Os ministros Edson e Ricardo  também marcaram com seus votos.

Pelo grupo perdedor, como era previsto, anotaram Mendonça e Kássio. Os dois defendiam a manutenção do mandato do deputado.

Blog: Como dizia o filósofo senador Romário: "chegaram agora e já querem viajar na janelinha".

O técnico Jair, revoltado com o resultado, declarou:

 - Eu fui do tempo em que decisão do Supremo não se discute, se cumpre. Eu fui desse tempo. Não sou mais.

Viver é Perigoso

O MUNDO GIRA



Através da Portaria 631/2022, a Prefeitura autorizou funcionários a viajar até Curitiba, onde buscarão mudas de araucária enxertadas para o programa de incentivo a produção de pinhão na terrinha.

Ignorante na área, não sabia que as mudas são enxertadas para que se tornem fêmeas e produzam pinhões.

Curiosidade: Também irá na missão, o diretor do departamento de fomento agrícola, José Vladimir dos Santos, ex-vereador, e registre-se, um bom vereador, conhecido nas lides políticas como Vladimir Bananeiro, uma vez que se dedicava ao ao comércio/produção de bananas.

Na certa o projeto do pinhão dará certo, com o Vladimir ficando conhecido como Vladimir do Pinhão.

Viver é Perigoso

TENTANDO DEIXAR DE SER ARIGÓ


Nos tempos jurássicos na Boa Vista, é claro, era comum a meninada usar o termo arigó. Como uma espécie de insulto ou recomendação "deixa de ser arigó". Era dirigido para pessoas tímidas, acanhadas e envergonhadas.

Segundo o dicionário, Arigó, vem a ser é um indivíduo rústico, matuto, caipira, desacostumado aos ambientes urbanos, cheios de movimento e barulho.

Curioso, cansei-me de procurar a origem da palavra. Pelo visto, ninguém sabe. Simplesmente apareceu. Interessante, que tanto no masculino como no feminino é Arigó.

Nos Estados do Amazonas e Pará, principalmente, Arigó é termo designativo dado aos nordestinos, em especial cearenses, que para lá migraram a fim de participar da "batalha da borracha", ou seja, extração do látex das seringueiras no esforço de guerra durante a 2ª Guerra Mundial.

Viver é Perigoso

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE



A plataforma online Civitatis, elegeu os dez amanheceres mais bonitos do mundo. Um deles foi o meu preferido. Masai Mara, no Quênia.

Com uma área de 1 510 km², o parque Masai Mara não é o maior do Quênia, mas provavelmente é o mais famoso.

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

SERTANEJO JUDICIÁRIO



Há muito tenho ouvido falar sobre "Sertanejo Universitário". Conheço quase nada do assunto e não sinto falta. Começo a ver falar sobre uma dupla que promete comentários, atuando em outro seguimento.

Trata-se do "Sertanejo Judiciário", com leve influência gospel e muita badalação.

Fala-se muito no Planalto Central da dupla " Data & Vênia", ou melhor, "Kássio & Mendonça".

Versáteis, uma vez que ambos, dependendo da música, podem fazer a primeira voz ou a segunda. Tornou-se característico, quando de suas atuações, o som ao fundo de águas caindo, como se uma cascata fosse. 

Nota-se em um dos três prédios que compõe (tudo a ver) a Praça, a cada desempenho da dupla, aplausos e sorrisos. No outro, o principal,  onde se alojam os criadores e estimuladores da dupla, a cada toada,  observam-se sinais de positivo e olhares orgulhosos de aprovação.

A plateia próxima, a cada movimento da dupla, aparentemente desaprova o show. Situam-se entre o pânico e planos de vingança.

De longe e sem entender quase nada das canções e letras extensas e repetitivas, o público se divide.

A moça sentada em lugar de destaque, tudo indica que, não aprova o gênero. Permanece de olhos vendados, calada e com uma lâmina sobre o colo.

E segue o show.

Viver é Perigoso 

TUDO PODE ACONTECER



Como quase todos estão acompanhando, o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal “The Guardian”, estão desaparecidos desde domingo (5) no Vale do Javari, no Amazonas.

Phillips estava indo para uma localidade, chamada Lago do Jaburu, para entrevistar indígenas e Pereira o acompanhava. De acordo com as entidades, o indigenista é alvo de ameaças de madeireiros e garimpeiros que tentam invadir terras indígenas na região.

Sobre a necessidade de buscas aos desaparecidos, aconteceu a estapafúrdia declaração oficial do Comando Militar da Amazônia afirmando que estava em 'condições de cumprir missão', mas aguardava 'acionamento por parte do Escalão Superior'.

Para arrematar, hoje o Jair declarou sobre o preocupante acontecimento:

"Realmente, duas pessoas apenas num barco, numa região daquela completamente selvagem é uma aventura que não é recomendada que se faça. Tudo pode acontecer. Pode ser acidente, pode ser que tenham sido executados".

Blog: Simples assim.

Viver é Perigoso

DIA NACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

 


"A base de nossos governos sendo a opinião do povo, o primeiro objetivo deve ser mantê-la exata; fosse deixado a mim decidir se deveriam ter um governo sem jornais ou jornais sem um governo, não hesitaria um momento em preferir este último".

Thomas Jefferson

Viver é Perigoso