Translate

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

SEMPRE BEM VINDO



Chegou no sábado. Viajou muito para a passagem do ano na Boa Vista, é claro. Saiu da Noruega, fez escala no Porto e desembarcou em São Paulo, com rápida passagem por Extrema.

Como sempre, em suas esporádicas vindas, é muito bem recebido.

Estivemos juntos na ceia do reveillon. Deveremos nos encontrar durante toda a semana, com ele ora se apresentando de um jeito, ora de outro.

Os dias de indas e vindas o deixaram abatido, diferente, mas com suas principais característi cas, intactas, mantidas.

Grato pela sua presença, Sr. Bacalhau.

Viver é Perigoso

FAMÍLIA RENNÓ



Johann Christian Gottlieb Rennow, nasceu em 17 de dezembro de 1790, na cidade de Ludwigslust, Ducado de Mecklenburg-Schwerin, hoje, Estado Federal de Mecklenburg-Vorpommern, da República Federal da Alemanha.

Foi batizado na Igreja Luterana de sua cidade natal, em 20 de dezembro de 1790.

Capitão médico do Exército prussiano, deixou Berlim com destino ao Brasil em 1817, como enviado especial do Rei da Prussia, Frederico Guilherme, estabelecendo-se na Vila de Curitiba, Paraná.

Em junho de 1920 converteu-se ao catolicismo e em 1º de agosto do mesmo ano casou-se com Dona Ana Joaquina Ferreira, filha do sargento-mor, Antonio Ferreira, governador da Vila de Curitiba.

Anos depois, estimulado pelo cunhado, Cândido José Ferreira, que adquirira uma propriedade rural em Itajubá, comprou uma fazenda vizinha onde fixou residência. Lá criou seus oito filhos. Dr. Rennow, foi o primeiro médico de Itajubá. Depois de anos, mudou-se para São Bento do Sapucaí.

Um dos seus filhos, João Joaquim Rennó, foi pai do João Francisco Rennó, que por sua vez, foi pai da Dona Maria Palma Rennó Moreira, conhecida como Dona Mindoca, casada com o Sr. Francisco Moreira da Costa, de Santa Rita do Sapucaí.

Dona Mindoca e o Sr. Chico Moreira, tiveram três filhos. Sinhá Moreira, Maria do Carmo e Delfim Rennó.

Maria do Carmo, Carminha, casou-se com Olavo Bilac Pinto.

O tio de Dona Sinhá, Delfim Moreira da Costa Ribeiro, chegou a ser Presidente da República.

O Dr. Delfim Moreira era primo do ex-presidente Wenceslau Braz.

Primo também, de São Bento do Sapucaí, foi o político Plínio Salgado, nascido em 1895, escritor e jornalista, que se tornou chefe do maior movimento nacionalista da história do Brasil: o Integralismo.

Em tempo, Dona Sinhá Moreira, figura central no desenvolvimento de Santa Rita do Sapucaí, foi também doadora do terreno para construção da Faculdade de Medicina de Itajubá.

Viver é Perigoso

INDO BEM


 Viver é Perigoso