Translate

sexta-feira, 17 de maio de 2024

CANTINHO DA SALA



A bilionária australiana Gina Rinehart exigiu que um retrato dela, que ela considera pouco fiel, fosse removido da exibição na Galeria Nacional da Austrália, em Canberra. O quadro faz arte de uma exposição do aclamado artista indígena Vincent Namatjira, vencedor do Prêmio Archibald.

“Eu pinto o mundo como o vejo”, disse Namatjira

Viver é Perigoso

GOSTARIA DE TER ESTADO LÁ


Viver é Perigoso

ZÉ FERINO


Depois de um boa tarde, que soou como um tarrrrde, o Sr. Zé Ferino saindo do amplo estacionamento do Bretas  disse que não abandonou o Alvoradão. Foi apenas foi conhecer a bem equipada academia montada em anexo. Mas não perdeu o estilo:

- Camarada, se o Jair for recolhido e resolver falar, será uma delação premiada ou confissão premiada ?

- Éh...agora o Sr. me pegou.

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



Alguma diferença entre Lula e Bolsonaro?

No caso do controle da Petrobras não! Senão vejamos: O Jair trocou 4 presidentes da empresa. ! por cada ano de mandato. Chega a 6 se considerarmos as interinidades de poucos meses. Motivo? Perda de popularidade. Com a alta dos preços dos derivados. Por causa da política de paridade internacional. E a ameaça de perder a reeleição. O Jair só não teve a ousadia de desmontar as legislações ⁠protetoras de influências políticas na empresa. Criadas no governo Temer em decorrência das descobertas da Lava Jato.

Já Lula foi mais ousado. Com a conivência de Ricardo Lewandowski. Ainda no Supremo o ministro suspendeu liminarmente parte da Lei das Estatais. Na parte relativa a nomeação de políticos. Para cargos de direção.
A política de paridade de preços (também iniciativa do governo Temer) foi tornada mais elástica. A defasagem da gasolina hoje beira aos 20%. E parece que não vai mudar. Lucros da empresa estão caindo.

Mas a coisa não para por aí. O lulopetismo e por uma incrível em aliança com o Centrão (PSD de Alexandre Silveira/ Rodrigo Pacheco) querem voltar aos tempos de Dilma. Desviar recursos da maior estatal para projetos que consideram prioritários: Construção naval. Novas refinarias. Fábricas de Fertilizantes. Manutenção do gás como ainda importante combustível e quetais. Um rico orçamento paralelo da petroleira em investimentos. Já que o governo perdeu boa parte do Orçamento Federal para o Congresso. 

Jean Paul Prates é petista. Mas tentava dar uma racionalidade aos investimentos prioritários da maior empresa brasileira. Transição energética era um deles. Foi fritado em fogo brando.

Vem aí uma senhora de nome bonito na presidência da petroleira para concretizar os sonhos petistas/centristas. Uma nova Graça Foster? O mercado que não é bobo nem nada se retira vendendo ações. Vendo a intervenção política/governamental na empresa que tem ações em bolsa. Aqui e lá fora. A Petrobras perde mais de 25% de seu valor patrimonial. Em 2 dias seguidos.

Com certeza estamos jogando fora 3 campanhas governamentais e seus motes. 

1-“O Petróleo é nosso.” Da década de 50. 
2-“Pátria Amada Brasil”. De pouco tempo atrás. 
3-“Brasil- União e Reconstrução.” A atual do governo federal. 

1- O petróleo não é mais nosso. Nem a empresa que dele cuida. Não é do Estado Brasileiro. É do governante de plantão. 2- Que Pátria Amada Brasil é essa que não cuida da sua principal e fundamental empresa? 3- E estão reconstruindo o que? Um modelo que já deu errado?

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

POIS É...CHEGOU


Ninguém vai ficando velho. A gente vira velho num determinado dia. Fiquei velho e pronto, numa tarde de novembro de 2022, dirigindo pela Fernão Dias, solitariamente com destino a nossa terrinha.

Não bastasse, agora a minha velhice foi sacramentada, com direito até a reconhecimento de firma em cartório.

Aconteceu durante um simples procedimento médico, quando a gentil mocinha enfermeira, dispondo em minha frente um suporte de madeira, orientou: 

Coloca aqui o pezinho. Fiquei cabreiro. Em seguida ordenou: Estique o bracinho. Não vai doer. É só uma picadinha. Ah ! vou colocar uma manta em suas pernas. Aqui está gelado.

Caramba ! Definitivamente cheguei lá.

Viver é Perigoso 

ARROZ - DAQUI PARA FRENTE

 


Viver é Perigoso

OBSERVADOR DE CENA

 


A constatação continuada

Thaiane Moreira de Oliveira pesquisadora dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia da UFF Universidade Federal Fluminense mestre e doutora em comunicação diz sobre a tragédia no Rio Grande: “[Nesta tragédia] a desinformação diz respeito sobretudo a discussões políticas, acusações contra o governo federal, contra o governo estadual.

Principalmente, e aí eu acho que é um ponto extremamente preocupante, a questão da contestação da eficácia e da atuação das instituições. A gente tem visto o quanto as instituições, que têm sido muito atuantes, estão sendo descredibilizadas nesse processo”.

De acordo com a pesquisadora, "as redes sociais permitiram que qualquer pessoa se tornasse uma AUTORIDADE (grifo meu) em qualquer assunto e opiniões baseadas apenas no achismo passassem a ser valorizadas pelo público. Antes das redes sociais, a gente tinha alguns atores que eram legitimados para apresentar uma informação que fosse considerada de credibilidade. Eram jornalistas, comunicadores públicos, divulgadores científicos, agentes públicos. 

Com as mídias sociais e a reconfiguração da forma como nos comunicamos, hoje em dia, emitir uma opinião é motivo de autoridade. Qualquer um que tenha uma certa visibilidade nas redes sociais ganha uma certa autoridade, emitindo sua opinião apenas baseado nas suas experiências pessoais e no achismo”.

Para muitos o celular e as redes viraram órgãos de imprensa. Sem lei de imprensa, sem patrões, sem redatores e revisores, sem códigos de ética, sem manual da redação, o pior sem compromisso com a verdade e sem CNPJ. No final sem responsabilidade nenhuma. Assim não podem continuar.

Não é diferente aqui na terrinha, conheço um monte de tiozões e tiazonas do Zap que não querem saber de nada disso. Só o que dizem os que estão na sua bolha, aqueles que confirmam e contribuem para as muitas bobeadas que pensam, leem e replicam.

Observador de Cena

Viver é Perigoso