Translate

sábado, 19 de março de 2022

CANTINHO DA SALA


 A artista e sua obra - Ana Kátia Braga (itajubense durante uns bons anos )

Viver é Perigoso

MELHOR IDADE



Estive em São Paulo e Sorocaba nos últimos 10 dias. Devidamente vacinado e com as precauções de praxe, andei saindo pelo comércio afora. Caí na real. Todo mundo me tratando com cuidados. Oferecimento de lugar para sentar, preferência no elevador, e oferecimentos de ajuda com os olhares. Estou lascado. Bons tempos em que me tratavam com casca e tudo.

Comentarista do Blog curtindo o Ruy Castro sobre a tal "melhor idade" :

- A melhor Idade Bem… fui até a pedra do Arpoador ver o por do sol. Subi na pedra e pensei em cumprir o ritual que costuma ser feito pelos mais jovens no local. Logicamente velho tem mais dificuldade. 
Querem saber? Primeiro, tem sempre alguém que quer te ajudar a subir: "Dá a mão aqui, senhor!!!" Hum, dá a mão é o cacete, penso, mas o que sai é um risinho meio sem graça. Sentar na pedra e olhar a paisagem era tudo o que eu queria naquele momento. É, mas a pedra é dura e velho já perdeu a bunda e quando senta sente os ossos em cima da pedra, o que me faz ter que trocar de posição a toda hora. 
Para ver a paisagem não pode deixar de levar os óculos se não, nada vê. Resolvo ficar de pé para economizar os ossos da bunda e logo passa um idiota e diz: – "O senhor está muito na beira pode ter uma tontura e cair." Resmungo entre dentes: … "só se cair em cima da sua mãe"… mas, dou um risinho e digo que esta tudo bem. 
Esta titica deste sol esta demorando a descer, então eu é que vou descer, meus pés já estão doendo e nada do por do sol. Vou pensando – enquanto desço e o sol não – "Volto de metrô é mais rápido…" 
Já no metrô, me encaminho para a roleta dos idosos, e lá esta um puto de um guarda que fez curso, sei eu em que faculdade, que tem um olho crítico de consegue saber a idade de todo mundo. Olha sério para mim, segura a roleta e diz: – "O senhor não tem 65 anos, tem que pagar a passagem." A esta altura do campeonato eu já me sinto com 90, mas quando ele me reconhece mais moço, me irrompe um fio de alegria e vou todo serelepe comprar o ingresso. Com os pés doendo fico em pé, já nem lembro do sol, se baixou ou não dane-se. Só quero chegar em casa e tirar os sapatos… 
Lá estou eu mergulhado em meus profundos pensamentos, uma ligeira dor de barriga se aconchega… Durante o trajeto não fui suficientemente rápido para sentar nos lugares que esvaziavam… 
Desisti… lá pelo centro da cidade, eu me segurando, dei de olhos com uma menina de uns 25 anos que me encarava… Me senti o máximo. Me aprumei todo, estufei o peito, fiz força no braço para o bíceps crescer e a pelanca ficar mais rígida, fiquei uns 3 dias mais jovem. Quando já contente, pelo menos com o flerte, ela ameaçou falar alguma coisa, meu coração palpitou. É agora… 
Joguei um olhar 32 (aquele olhar de Zé Bonitinho) ela pegou na minha mão e disse: 
– "O senhor não quer sentar? Me parece tão cansado?" 
Melhor Idade ??? – Melhor idade é a pqp! !

Viver é Perigoso

$UPERMERCADO$

 


Viver é Perigoso

SOBRE A BREVIDADE DA VIDA



"Envelhecer é uma merda! Você não pode fazer nada sobre isso. Você perde o rosto, perde a visão. Você levanta e, caramba, seu tornozelo dói. A partir de uma certa idade, de um certo momento, a pessoa tem o direito de sair tranquilamente, sem passar por hospitais, injeções e o resto. Sou a favor da eutanásia. Primeiro porque moro na Suíça, onde o procedimento é legal, e também porque acho que é a coisa mais lógica e natural a se fazer".

Alain Delon

O filho do ator francês, Anthony Delon, revelou esta semana que seu pai, que completou 86 anos em novembro, decidiu acabar voluntariamente com sua vida por meio da eutanásia. Segundo ele, o pai lhe pediu para organizar todo o processo e acompanhá-lo em seus últimos momentos.

Depois de sofrer um duplo AVC em 2019, o ator vem se recuperando aos poucos e já se sente muito melhor, embora tenha que andar de bengala.

Em janeiro do ano passado, faleceu a ex-mulher do artista, a atriz Nathalie Delon, aos 79 anos. Ela sofria de câncer no pâncreas e, assim como o ex-marido, queria acabar com a vida por meio da eutanásia.

Sei não...

Viver é Perigoso




A CARTA


Ao Excelentíssimo

Senhor Anderson Torres
Ministro da Justiça Brasília, 17 de março 2022

Senhor Ministro,

Com imensa surpresa e natural espanto, tomei conhecimento de que o senhor Jair Bolsonaro foi condecorado com a medalha do Mérito Indigenista.

Entendo, senhor Ministro, que a concessão do Mérito Indigenista ao senhor Jair Bolsonaro é um flagrante, descomunal, ostensiva contradição em relação a tudo que vivi e a todas as convicções cultivadas por homens da estatura dos irmãos Villas Boas.

Por essas razões. senhor Ministro, devolvo ao governo brasileiro, por seu intermédio, a honraria que, no meu juízo de valor, perdeu toda a razão pela qual, em 1972, foi criada pelo presidente da República. 

Acompanha a presente mensagem, o estojo contendo Medalha do Mérito Indigenista, Pin, Broche e cópia do diploma.

Sidney Possuelo

Em tempo, também mencionado:

Quando deputado federal, o senhor Jair Bolsonaro, em breve e leviana manifestação na Câmara dos Deputados, afirmou que “a cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e hoje em dia não tem esse problema no país”

Ofendeu o senhor Jair Bolsonaro, ao vocalizar sua crença, seus desejos, a memória do marechal Rondon, e por extensão do Exército brasileiro.

Sydney Ferreira Possuelo é um indigenista, ativista social e etnógrafo brasileiro, considerado a maior autoridade com relação aos povos indígenas isolados do Brasil. Nascido em São Paulo em 1940.

Viver é Perigoso