Translate

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

MERCADO LÓGICO



Legislativo e Executivo Brasileiros e a COP 28

Chegam a COP 28 de maneira bem diferentes os poderes brasileiros. 

O Legislativo (Câmara) pela sua direção bem que tentou apresentar algo para levar à Conferência. Não conseguiu. Mercado Regulado de Carbono aprovado no Senado ainda não foi votado na Câmara. Traz a contribuição negativa do Agro Brasileiro que conseguiu no Senado ficar de fora. 

Conforme já falamos aqui o setor é responsável por mais de 40% de todas as nossas emissões!!!. O marco das usinas eólicas no mar avançou mas cheio dos famigerados “jabutis”. Pasmem. Tem um até com incentivo ao contínuo uso do carvão! O combustível mais sujo.

Já no Executivo é outra história. Sob a batuta da Marina e do Haddad estamos surpreendendo o mundo com 2 propostas:

1- FLORESTAS TROPICAIS PARA SEMPRE INICIATIVA DE PAGAMENTO POR FLORESTA TROPICAL CONSERVADA

Um mecanismo moderno, desburocratizado, inovador para a manutenção e restauração das florestas tropicais, que esteja em consonância com o Artigo 2.1.C, do Acordo de Paris (2015):

a. Aplicação global de forma simples e clara;
b. Baseado em área de florestas conservadas/recuperadas e não em cálculo de valor em carbono, biodiversidade ou serviços ambientais;
c. Simplicidade para verificar e monitorar;
d. Desincentivo ao desmatamento e à degradação florestal;
e. Garantia de um fluxo de recursos por um longo prazo;
f. Possibilidade de implementação imediata, sem necessidade de estudos e discussões metodológicas sobre linha de base apropriada.

Na mosca! Incentivando que um dia a floresta em pé valerá mais que a floresta deitada.

Pode beneficiar de imediato Brasil, Congo e Indonésia. Detentores de vastas áreas florestais. E mais nossos conterrâneos sul americanos limítrofes da Amazônia.

2 - PLANO DE TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA

Trata-se de uma proposta que apresenta a região. O Sul Global. Como centro da economia verde ao defender uma globalização ambientalmente sustentável e socialmente inclusiva.

Primeiros estudos da iniciativa privada indicam que a transformação ecológica poderia gerar de 7,5 a 10 milhões de empregos em todos os setores. Com enfoque no segmento de bioeconomia, agricultura e infraestrutura. E oportunidades de geração de renda. 

E temos o que mostrar: o Brasil é um gigante das energias renováveis. A rede de hidrelétricas. O sistema elétrico unificado e interligado. A produção de etanol, biodiesel e a possibilidade do hidrogênio verde. A energia eólica e a solar a todo vapor.

Manchou um pouco a ação do executivo a adesão a OPEP+. Mas no geral fomos muito bem até aqui. 

Reconheçamos um feito após 4 anos de desmonte do sistema ambiental brasileiro e desinformação do governo anterior. E hoje somos merecedores do reconhecimento internacional. 

Voltamos à cena.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

PEDRA DA PRINCESA



Já lá vão exatamente 155 anos, mas está registrado. Aconteceu na sexta-feira, 4/12/1868. A grande comitiva da Princesa Izabel e do seu marido Conde D´Eu, deixou Itajubá rumando para Delfim Moreira, a caminho do Vale do Paraíba.

Ao passar por um lugar chamado "Furado", logo após onde hoje fica o Bairro Santa Rosa, a comitica parou. A Princesa desceu da carruagem para apanhar uma bela flor que tinha avistado sobre um rochedo.

Bom, o pessoal sabe que o local passou a ser chamado da "Pedra da Princesa".

Comentário que segue pelo tempo afora, possivelmente feito pelos "linguarudos" da época, como na liteira real não havia toalete à bordo, a princesa desceu não só pela flor.

Acontecimento absolutamente normal e nominalmente, real.

Viver é Perigoso

A RESPOSTA ESTÁ NO VENTO


Viver é Perigoso

CURTA O MOMENTO



Carpe diem é parte da frase latina "carpe diem quam minimum credula postero", extraída de uma das Odes, de Horácio, e tem numerosas traduções possíveis: "colhe o dia", "desfruta o presente", "vive este dia", "aproveita o dia" ou "aproveita o momento"

Um dos poemas mais famosos do poeta romano Horácio é a ode 1.11. Nela, dirigindo-se a uma personagem feminina, Leucônoe, o poeta lhe diz que não procure adivinhar o futuro.

Não interrogues, não é lícito saber a mim ou a ti
que fim os deuses darão, Leucônoe. Nem tentes
os cálculos babilônicos. Antes aceitar o que for,
quer muitos invernos nos conceda Júpiter, quer este último
apenas, que ora despedaça o mar Tirreno contra as pedras
vulcânicas. Sábia, decanta os vinhos, e para um breve espaço de tempo
poda a esperança longa. Enquanto conversamos terá fugido despeitada
a hora: colhe o dia, minimamente crédula no porvir (carpe diem quam minimum credula postero).

Quinto Horácio Flaco, simplesmente, Horácio. Poeta lírico, satírico e filósofo latino que viveu entre 65 a.C e 8 a.C.

Filho de um escravo liberto que exercia a função de cobrador de impostos, fez seus estudos em Roma, aperfeiçoando em Atenas.

Seu primeiro livro conhecido foi “Sátiras”  Sua obra prima, são os três livros de poemas líricos, “Odes”, complementados por um quarto volume escrito. 

Viver é Perigoso

UFA ! ESCAPEI !


Estudo de Harvard detona o arroz branco; veja se você deve parar de comer

Artigo destaca que uma porção do alimento tem 'praticamente o mesmo impacto que consumir açúcar de mesa puro'

Um novo estudo dilvulgado pela Universidade de Harvard concluiu que o arroz branco não é uma opção saudável por conta da quantidade de carboidratos, que eleva o nível de açúcar no sangue rapidamente.

A casca do arroz é retirada durante seu processo de industrialização, o que ocasiona a perda de fibras, minerais e vitaminas e preserva apenas o amido.

"Uma porção de arroz branco tem praticamente o mesmo impacto que consumir açúcar de mesa puro. Causa um aumento rápido e alto no açúcar no sangue".

Blog: Escapei. Nunca encaro o arroz puro. Diariamente, por mais de 70 anos nos encontramos. Claro, sempre com ele acompanhado de alguma coisa.

Viver é Perigoso




NOS ENCONTRAREMOS LÁ ?


Na noite de 12 de outubro de 2011, estivemos juntos com outras 45 mil pessoas no Morumbi. Eric Clapton teve ao seu lado os pianistas Chris Stainton e Tim Carmon, o baixista Willie Weeks e o baterisra Steve Gadd. Sem falar nas duas cantoras de apoio. A abertura do show foi feita pelo guitarrista Gary Clark Jr.

Já lá vão 12 anos.

Hoje (4), Eric Clapton anunciou nesta segunda (4) que fará uma série de shows no Brasil em 2024, na turnê que comemora os 60 anos de sua carreira.

As apresentações do guitarrista acontecem em 24 de setembro na Arena da Baixada, em Curitiba; 26 de setembro, na Jeunesse Arena do Rio de Janeiro; e em 29 de setembro, no Allianz Parque de São Paulo. Está previsto um show de abertura do também guitarrista Gary Clark Jr.

Sinceramente ? Estou achando meio difícil nos reencontrarmos.

Viver é Perigoso

TUDO VAI TERMINAR EM PIZZA

 


Foi fundado em 1921 como Sociedade Esportiva Palestra Itália. Em 1942, quando da Segunda Guerra Mundial, por imposição do governo federal foi rebatizado para Cruzeiro Esporte Clube.

Foi fundado em 1914 como Società Sportiva Palestra Itália, Em 1942, quando da Segunda Guerra Mundial, por imposição do governo federal foi rebatizado para Sociedade Esportiva Palmeiras

Na próxima quarta-feira (6), em Belo Horizonte, às 21:30 horas, o Palestra mineiro, ou seja, o Cruzeiro festeja a sua permanência na Série A jogando contra o Palestra paulista, ou seja, o Palmeiras, que comemorará o título de campeão.

Como curiosidade, bom saber a origem da expressão "terminou em pizza", que vem a ser o famoso "não deu em nada".

Ali, pela metade dos anos 50, o Palmeiras estava em uma crise danada e suas varias alas políticas se engalfinharam nas dependências do clube. O pau quebrou por mais de 10 horas até que lá pelas 9 horas da noite, alguém sugeriu uma pausa para descanso e tomar/comer alguma coisa. Os briguentos foram para uma pizzaria ao lado do clube. Depois de muito chopp, vinho e pizza, fez-se a paz política, por milagre.

Testemunha ocular, o repórter Peruzzi ligou para a redação do jornal e o datilógrafo de plantão, fone no ouvido, consagrou em sua velha Remington a manchete ditada pelo repórter:

"Tudo terminou em Pizza"

Viver é Perigoso




O VERDADEIRO


Viver é Perigoso