Translate

sábado, 12 de fevereiro de 2022

CANTINHO DA SALA

 

                                   Joaquim do Rego Monteiro - Nice (1924) 

Viver é Perigoso

A INVOLUÇÃO DA ESPÉCIE


Pegando carona no escrito e publicado nos jornais pelo Bolívar Torres.

"...Se, de um lado, a democratização dos meios de comunicação tornou o debate público mais aberto, do outro derrubou a ideia de que é preciso algum tipo específico de qualificação e preparação para participar da conversa.

Alguém que não tem nenhuma autoridade e acúmulo de conhecimento, mas que, por uma razão qualquer ocupa na topografia das redes sociais um lugar privilegiado, passa a ser tratado como se tivesse credencial. As pessoas começaram a ocupar espaços que antes lhes eram vedados.

Isso pode trazer à superfície potencialidades antes escondidas, mas também pode corroer a autoridade institucional, os consensos mínimos. 

Antigamente, a harmonia social era sustentada por alguns acordos como “vacina é bom”, “nazismo é ruim”, “a Terra é redonda” etc. Agora, eles teriam sido derrubados pela “erosão do modelo de conhecimento”. O método científico foi “jogado fora” e se encontra desacreditado.

A ciência é reduzida a uma questão de opinião. Uma pessoa pode muito bem dizer que, na sua opinião, a Terra é plana. O senso comum não diferencia mais o que é um juízo de valor e o que é um juízo de fato. 

Isso tem conexão com o crescimento de discursos autoritários, autocráticos e populistas e com o declínio da representatividade da democracia. Assiste-se à irrupção de um irracionalismo feroz.

Não se quer impor quem pode e quem não pode falar. Não é esse ponto. O ponto é que, como sociedade, temos uma responsabilidade de reconhecer quais são os parâmetros para a manutenção de uma discussão pública sadia, que tenha como principal objetivo gerar mudança cívica e de bem-estar social."

Bolívar Torres

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS



Chester Arthur Burnett, simplesmente Howlin´Wolf, nascido no Mississipi em 1910. Importante músico, cantor e compositor de blues. Um dos maiores de Chicago.

Em 2004, a revista Rolling Stone colocou Wolf como número 51 na sua lista de "100 Melhores artistas de todos os tempos".

História: 

Sua mãe, uma mulher muito religiosa o colocou para fora de casa ainda criança por que ele se recusava a trabalhar na fazenda. Durante o pico de seu sucesso, ele retornou para sua casa para ver sua mãe novamente, o que acabou o deixando muito magoado, pois sua mãe o rejeitou e recusou pegar o dinheiro que ele estava lhe oferecendo, dizendo que ele havia ganho aquilo tocando a "música do diabo".

Viver é Perigoso

ESCULACHO TRÁGICO



Ultrapassando a barreira do esculacho. Todos acompanharam as notícias sobre a morte de 24 hermanos argentinos e a internação de uma centena, provocadas pelo uso de cocaína adulterada.

A droga, por si só, já provoca estragos e imaginem adulterada.

Análise do material mostrou que estava contaminado com carfentanil, um tipo de opioide 10 mil vezes mais potente que a morfina usado como sedativo veterinário em animais de grande porte, como elefantes e rinocerontes.

Viver é Perigoso

CIDADÃO DO MUNDO - 2

 


Viver é Perigoso

COMPANHEIROS DE CELA

 


Viver é Perigoso