Translate

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A PRIMEIRA DO ANO


O João completou no dia 29/12, 1 ano e três meses. Aí está com o seu presente de natal.

Leva jeito para ser cantor de blues.

Hoje, para começar bem o ano, passaremos na casa dele para trocar umas idéias.


ER


É MUITO CARTAZ ! (9)


O DÓLAR FURADO

Lançado em 1965, quando os chamados "spaghettis western" faziam enorme sucesso. O Dólar Furado foi um marco nessa série. Sob direção de Giorgio Ferroni e estrelando Giuliano Gemma, como Gary O´Hara.

Dessa leva saiu o Clint Eastwood, que foi "mocinho" em muitos filmes do gênero e hoje é um considerado ator e diretor de cinema, com muitos prêmios.
Eu estudava no curso noturno do Colégio Estadual, matei aula e,se não me engano, junto com o Humberto Chiaradia( hoje ele mora em São José dos Campos e acompanha o Blog ) assisti o filme no Presidente. Peguei uma fila que ia até o Banco Real .

ER

A ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO DO ANO (9)

"Mature fieri senem, si diu velis esse senex"

" Torna-te velho cedo, se quiseres ser velho por muito tempo"

Cícero

Digo eu: Estou cumprindo fielmente a minha parte.

ER

ÚLTIMA "FRASE DO DIA" DO ANO

"ESTE ANO NÃO VAI SER IGUAL AQUELE QUE PASSOU. EU NÃO BRINQUEI, VOCÊ TAMBÉM NÃO BRINCOU"
Zé Ketti (A máscara Negra)

AS MÁQUINAS DO SUL DE MINAS



Entre os anos de 69 e 73, existiu na UNIFEI um time de futebol chamado Eletrons, que fez fama na região. Segundo as estatísticas oficiais, essa equipe atuou 82 vezes nos cinco anos mencionados, sem jamais perder uma partida. Ao todo foram 70 vitórias e 12 empates.
Até hoje comentam sobre esse time: "O time que nasceu e morreu invicto"
Olhando os comentários e filmes da época, os entendidos (no bom sentido) afirmam que se tratava de um estilo de jogo semelhante ao do Ajax da Holanda, que originou a famosa seleção chamada "laranja Mecânica".
A equipe sempre foi dirigida pelo treinador "Zé Moreira", apelido do estrategista, Darly Guedes.
Não se pode falar do Eletrons sem mencionar o celeiro de craques que sempre alimentava a equipe de novos elementos. Falamos do Eletrons B, mais conhecido como "Cascudo de Minas".
Dali sairam:( acreditem !) Os arqueiros Adolfo Sanada e Tappir, esse último com 8 graus de miopia em cada olho e sempre jogando sem óculos ou lentes. Costumava borrifar as bolas, antes das partidas, com água velva, para buscá-las pelo cheiro nas importantes defesas.
Na lateral direita, o clássico Edgar Murano, também conhecido como Pablito Forlan. Na zaga central, o fenômeno japonês, Satoru Naia. O homem que inexplicavelmente não conseguia girar o corpo sobre o próprio eixo. Para ele virar e perseguir o adversário tinha que ser como uma carreta. Mesmo assim, extremamente veloz, sempre recuperava a bola nos pés do adversário.
Seu companheiro de zaga sempre foi conhecido pela agilidade: Inácio Loyola, também chamado injustamente de "Marcha Lenta".
Na lateral esquerda, o inventor do over - lapping, Carleto, o famoso "Coquinho" de Três Corações.Nasceu na mesma rua de outro famoso chamado Edson Arantes (Pelé). Como curiosidade, esse craque nunca jogou sem o seu calção roxo, que,de forma correta ,foi requisitado pelo patrimônio histórico de sua cidade natal, onde se encontra exposto em uma vitrine junto com a primeira chuteira do Pelé.
No clássico meio campo jogavam Darly, Ivan e Tiaki. Variava muito pois os atletas eram escalados conforme os adversários. Com o seu forte chute, Darly consignou muitos gols de faltas, sempre de longa distância.
O ataque era o forte do time. Comandado pelo habilidoso Wartão Bianchi, com o velocista Tainha pela esquerda e o insinuante Chico "Três Pontas" pela direita, também conhecido como "bode atômico) pela sua forte presença no jogo aéreo.
Interessante é que o Cascudo nunca deixou um primeiro tempo perdendo. No segundo tempo, com as burras substituições feitas pelo trio Edson/Nero/Mazaroppi (a equipe era dirigida por uma comissão técnica - necessária para controlar o ego dos craques), a coisa degringolava. A maionese era servida à vontade.
Face a esse fator, na rica história do Cascudo, somente são computados, de forma justa, os resultados do primeiro tempo. Também nunca perderam.
Pobre de quem não respeita o passado esportivo.
ER

90 DIAS EM SUA COMPANHIA

Exatamente no último dia de 2009, "viver é perigoso" completa 90 dias de vida. A primeira postagem foi feita no dia 3/10/2009.Justificar
Esta postagem é a de número 461, dando portanto uma média de cinco postagens/dia.
Esse nosso blog (vocês+eu), e penso que já notaram, não é mero repassador de notícias. Ele tem personalidade, tem credibilidade e compromisso com a verdade, muito embora temperado sempre por uma pitada de humor e ironia.
Creio que jamais verão no "viver", tanto nas postagens como nos comentários, ofensas a ninguém. Nem a entidades e muito menos a pessoas. Mas continuará sendo intransigente na defesa de nossa província.
Dia chegará em que as autoridades entenderão a importância da crítica no processo democrático. A mídia e o blog que de forma tímida faz parte dela, têm a função de denunciar descaminhos (que felizmente não é o caso de Itajubá) e provocar desconforto nos administradores, obrigando-os a buscar soluções.
Como alertou outro dia o Sr. Tipica: Cuidado com a ironia, essa arma que corta e abrasa ao mesmo tempo. É aceitável a ironia que se destina aos detentores do poder, mas ela se torna mesquinha, se dirigida aos mais fracos. A ironia obrigatoriamente tem que se basear em fatos concretos, caso contrário se voltará contra quem a usou.
Citando desta vez o importante publicitário e fundador do PT, Carlito Maia, que já não está entre nós: " A verdade deve ter escravos e não donos".
Desde o primeiro dia, registramos: Não somos donos da verdade. Simplesmente expomos nossa opinião para o debate.
Agradecemos ao marcante artista e intelectual Roque Sponholz, pelas charges que dizem mais que um enorme texto, quem permitiu a presença delas no blog.
Esperamos seguir juntos em 2010 no mesmo estilo: Livres, Leves e Soltos.
Grato a todos os seguidores com retrato e sem retrato, sempre presentes ali do lado direito; aos que seguem em silêncio; aos que incentivam através de emails e aos comentaristas sempre presentes, Alfredo Junta, Saulo Caridade e a escritora amiga Bah. Em especial ao Sr. José Tipica, que já faz parte do nosso time.
Hoje já somos centenas. Amanhã seremos milhares de formadores de opinião e dessa forma estaremos presentes e participando das mudanças tão necessárias.
Abração,
ER

PROPAGANDA PARA OS AMIGOS

1 - RESTAURANTE DOM CESÁRIO

"Não servimos almoço. Levamos o dia todo para preparar o seu jantar"

2 - Jornal Itajubá Notícias

"Leia na quarta-feira as notícias que vão ser publicadas pelos outros no sábado."


José Tipica - Filósofo da Boa Vista.

ER

ESTOU FREANDO PARA NÃO CHEGAR LÁ


Estou quase chegando lá (aposentado) e conto com o a atenção do Presidente.
ER

ORIGEM DAS FRASES

"Desde o início do mundo, todas as frases já foram ditas". Ontem mesmo, o blog - viver é perigoso - postou uma colocação feita por Marcus Tullius, por exemplo, no ano 55 A.C.
O que fazemos é apenas promover uma adaptação ao momento e as vezes nem isso, procurando sempre que sabemos, dar o devido crédito ao autor.
José Tipica