Translate

segunda-feira, 29 de maio de 2023

O GRANDE DITADOR



Ninguém tem dúvida que Nicolas Maduro é um grande ditador. Lula continua com suas ideias malucas do foro de São Paulo.

Hoje em Brasília, no encontro entre os dois presidentes, foi dito para o público:

Lula: a Venezuela é "vítima de uma narrativa de antidemocracia e autoritarismo". 

Maduro: “que nunca mais fechem as portas entre Brasil e Venezuela e que os países estejam unidos para sempre”.

Tudo bem, mas vamos ao que interessa: A dívida da Venzuela para com o Brasil é estimada em cerca de US$ 1 bilhão. Desse total, aproximadamente 80% são com o BNDES.

Tomara que consigam pagar. Deram a entender que estaria sendo criado um grupo de trabalho para "consolidar" a dívida, ou seja, buscar regularidade no pagamento da dívida.

Não será fácil, uma vez que consta que a Venezuela passou de uma receita anual de 56 bilhões de dólares em petróleo a uma entrada de 700 milhoes de dólares por ano.

Viver é Perigoso

SE CUIDA JAIR



Clima descontraído, música ambiente e a recepção de um presidente que se mostrava bastante disposto e animado. Foi assim que alguns dos cerca de 30 convidados para o churrasco na última sexta-feira (26) no Palácio da Alvorada descreveram o clima e o astral de Lula.

A lista de convidados foi feita de modo informal, com a participação da primeira-dama Janja da Silva. Entre os presentes, Moraes, Gilmar e o ex - STF Lewandowski.

Viver é Perigoso

AQUELE ABRAÇO, JOHN FOGERTY


Gostava muito do Creedence Clearwater Revival. Admiração que começou em 1968. A admiração transferiu-se em 1985 para John Fogerty, guitarrista, cantor, compositor e ex-líder da banda, que iniciou a sua carreira solo.

John Cameron Fogerty, nascido em Berkeley, na Califórnia, completou ontem (28) seus 78 anos.Creio que todos sabem que é considerado um dos maiores e mais influentes guitarristas e compositores da história do rock´n roll mundial.

Tivemos o privilégio de assistí-lo ao vivo num show no dia 10 de maio de 2011, no Credicard Hall, em São Paulo. Inesquecível. Duas horas de som de primeirissima qualidade.

Dá pra contar nos dedos os compositores de rock com um currículo tão impressionante: “Bad Moon Rising”, “Fortunate Son”, “Have You Ever Seen the Rain”, “Green River”, “Down on the Corner”, “Proud Mary”, “Who’ll Stop the Rain”.

Temos que reconhecer: um encrenqueiro nato. Brigou na justiça com meio mundo.

Viver é Perigoso

DIÁLOGO POSSÍVEL


 - Alô ! Deputado Nikolas ? Obrigado por me atender. Em primeiro lugar, parabéns pela "peruquinha loira" quando do discurso no Plenário da Câmara Federal. Pegou bem.

- Obrigado, mas de onde estão falando mesmo ?

- Aqui é de Itajubá, cidade onde o Senhor foi o mais votado. Teve aqui 12 mil votos.

- Oba ! Que legal ! Obrigado. Adoro o pessoal aí do Triângulo Mineiro.

- Não deputado, nós ficamos aqui no Sul de Minas.

- Ah ! claro, estou lembrado. Fica perto de Piranguinho, Capital do Pé de Moleque. Adoro.

- A gente queria ver se o Senhor, com seu prestígio, dá uma força junto ao governo federal, para a construção do Trevo do Jardim das Colinas. Está muito perigoso.

- Ok ! mande detalhes por email para o meu gabinete. Irei falar com o Senador Moro e com meu colega de Câmara, Dallagnol, para juntos darmos uma prensa no Ministro Renan Filho. Aguardem aí que a ordem para construção do Trevo é questão de dias. Só complementando, qual o nome da cidade mesmo ?

- Obrigado Deputado. Vamos anunciar aqui.

Viver é Perigoso    

ENQUANTO ISSO...



A Justiça Eleitoral determinou a cassação do mandato do deputado federal Marcelo Crivella, filiado ao partido Republicanos, e impôs uma multa no valor de R$ 433 mil ao parlamentar.

Crivella, ex-prefeito do Rio de Janeiro, é acusado de criar um esquema no ano de 2020 com o objetivo de impedir a divulgação de reportagens sobre a situação da saúde na cidade.

Com base na acusação, o ex-prefeito teria utilizado servidores públicos municipais, conhecidos como "Guardiões do Crivella", em desvio de função, para implementar o esquema de monitoramento e impedir a comunicação entre cidadãos e profissionais da imprensa.

Além da cassação do mandato e da aplicação da multa, a juíza Márcia Santos Capanema de Souza, também determinou que Marcelo Crivella fique inelegível pelos próximos 8 anos, contados a partir da eleição municipal de 2020.

Blog: Mais uns dias e tudo ficará acertado.

Viver é Perigoso



LIBEROU GERAL



Por maioria de votos, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal anulou uma condenação do ex-deputado Eduardo Cunha na Operação Lava Jato.

No caso, Justiça Federal do Paraná havia fixado a pena de quase 16 anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Contudo, para o STF, quem deveria analisar o processo seria a Justiça Eleitoral, e não a instância que o condenou.

Em dezembro do ano passado, o ministro Edson Fachin, relator do recurso, votou para que ele fosse rejeitado por entender que as condenações por lavagem de dinheiro e corrupção passiva não se enquadravam como crime eleitoral. O então ministro Ricardo Lewandowski acompanhou.

Em seguida, os ministros Nunes Marques e André Mendonça discordaram e defenderam que a investigação deveria ocorrer na Justiça Eleitoral. O julgamento estava suspenso por um pedido de vista (mais tempo para analisar o processo) do ministro Gilmar Mendes, que desempatou ao concordar que a Justiça Federal do Paraná não deveria ser o órgão julgador.

Agora, o caso será enviado para a Justiça Eleitoral, que vai decidir se reinicia todo o processo, ou se valida as provas do anterior, restabelecendo a pena ou absolvendo Cunha.

Blog: Entrando na área do Causídico Jurássico. Do jeito que está indo, tudo que foi decidido pela Lava Jato será anulado. O próximo passo será a devolução do dinheiro devolvido.

Viver é Perigoso
 

VAI POR MIM

 

Viver é Perigoso

OUTROS TEMPOS - FEVEREIRO DE 2016



 " Não há interesse algum do Executivo em alocar recursos para a desapropriação do imóvel do Diretório Acadêmico. Existem outras áreas prioritárias que merecem atenção da Administração Municipal, como saúde, educação e infraestrutura, para as quais o investimentos estão sendo direcionados mesmo com a redução dos repasses dos governos Federal e Estadual para os municípios.
A Administração deixa claro que mantém e sempre manteve um excelente relacionamento com a Unifei; e que respeita e reconhece a história e a importância da instituição, bem como do Diretório Central dos Estudantes."
Rodrigo Riera - Prefeitura Municipal de Itajubá
 
" Portanto, pelas razões acima e por tantas outras cuja menção não é possível descrever nessas linhas, o entendimento da Reitoria da Unifei sobre a mera possibilidade de desapropriação é que este tema é um absoluto equívoco, o qual não deveria ter sido sequer aventado. As tratativas iniciais – que nós bem sabemos como se desenvolveram - aconteceram de maneira particularizada sem uma prévia e necessária discussão interna, com o alunato, os ex-alunos e a Reitoria da Unifei.
Nós da Unifei comungamos de certos valores que nos são muito preciosos, nossa história, nosso legado e, nesse sentido, sempre envidaremos todos os esforços para que eles sejam preservados. Afinal, são eles que nos fazem ser o que somos. Agindo assim, somos da crença de que estaremos contribuindo, como sempre fizemos, para o progresso e cidadania das localidades em que atuamos."

Prof Dagoberto Alves de Almeida

Blog Viver é Perigoso: Maio-2023. Sobre o tema, o entendimento é que as autoridades hoje ocupando os cargos, não aprenderam e ainda esqueceram o que sabiam.

Viver é Perigoso

DESOBEDIÊNCIA CIVIL


Pois bem, todo mundo já ouviu falar de Henry Thoreau, formador de opiniões, americano, nascido em Massachusetts, em 1817.

Influenciou, através da sua filosofia da desobediência civil, o pensamento político e ações de grandes personalidades, como Tolstoi, Gandhi, Martin Luther King, Proust, Hemingway, Shaw e Yets.

Um anarquista individualista.

Thoreau decidiu não pagar impostos porque achava errado dar dinheiro aos EUA, um país escravagista e em guerra com o México. Thoreau foi preso e solto no dia seguinte. Sua tia pagou a fiança.

Após a noite na cadeia, Thoreau escreveu um texto incontido e ferino, que se tornou a bíblia dos libertários: "A Desobediência Civil".

A "Desobediência Civil", nas mãos de Gandhi, serviu para derrubar um império e inspirou Martin Luther.

Guardando as devidas e normais proporções, influenciou muitos jovens brasileiros nos anos 60 e entre eles, um estudante da Boa Vista, é claro.  

"Mais que amor, dinheiro e fama, dai-me a verdade. Sentei-me a uma mesa em que a comida era fina, os vinhos abundantes e o serviço impecável, mas faltavam sinceridade e verdade e fui-me embora do recinto inóspito, sentindo fome. A hospitalidade era fria como os sorvetes." 

Thoreau

Viver é Perigoso

ITAJUBÁ - OUTROS TEMPOS


Em novembro de 2021 foi anunciado:

" A Prefeitura Municipal de Itajubá iniciou um projeto artístico que retratará a história da cidade em muros de escolas e creches municipais e também na fachada da Praça de Esportes (antigo ITC). Muros ficarão mais coloridos, trazendo embelezamento, arte e informação à população que circula nas ruas do município. Quem passa pela Avenida Coronel Aventino Ribeiro já pode apreciar a obra do artista André Novais Machado, lembrando de Dona Maria do Carmo Jerônimo."

Escrava até os 17 anos, Maria do Carmo viveu em Itajubá, para onde se mudou em 1942 a fim de ajudar a criar os filhos do historiador José Armelim Bernardo Guimarães, 80. Nasceu na Fazenda Serrinha, local próximo de Carmo de Minas em 1871. O registro de seu nascimento está guardado na paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Carmo de Minas.

Tomou o barco em junho de 2000.

Apesar de considerada por muitos dos habitantes de Itajubá um "patrimônio da humanidade", ela passou por uma situação constrangedora.
A Câmara Municipal recusou conceder-lhe o título de cidadã honorária da cidade, que havia sido proposto através de um projeto do vereador Cláudio Oliveira.
A justificativa foi de que haveria pessoas mais importantes para receber a homenagem.


Viver é Perigoso