Translate

quarta-feira, 22 de maio de 2024

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

VAMOS TER QUE RELER


Com dificuldades para encontrar no fundo da estante, mas vamos ter que localizar e reler.

A versão em inglês de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", claro, do Machado de Assis, se tornou o livro mais vendido d categoria Literatura Latino-Americana e Caribenha na Amazon dos Estados Unidos

Por que vocês não me avisaram que era o melhor livro já escrito ? indaga a escritora Courtney Henning Novak, que avalia livros de vários países. Acho que é meu novo livro favorito.

O livro se tornou um dos best-sellers da plataforma Amazon. Na lista latno-americana, o livro ultrapassou clássicos como "Amor em tempos de cólera" de Gabriel García Marquez, e "Ficções" de Jorge Luís Borges.

Em tempo, o livro do Machao de Assis foi publicado em 1881. É considerada a obra inaugural do Realismo do Brasil. Lembrando, "um homem que, depois de sua morte, torna-se escritor para compor a sua autobiogafia. O texto de Machado de Assis, dotado de ironia ácida, une críticas à sociedade da época à inovação na escrita.

Viver é Perigoso

JUÍZO CAPITÃO TARCÍSIO !




O Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas, foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Por outro lado, entendam os que são contra a projeto do Capitão Tarcísio:

"Escola é espaço de liberdade, de pluralidade de ideias e concepções pedagógicas, de diálogo, de trabalhar o conhecimento e não um local de imposições e rigidez destinadas a dominar, subjugar e impor. Educação pública, financiada com recursos públicos, deve assegurar formação sólida em condições de igualdade para todas e todos, ministrada por professores e professoras e não por militares",

Apeoesp - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo.

Viver é Perigoso

PERLUSTRADOR DA MANTIQUEIRA



EM CIMA DO MURO

Você por certo já ouviu essa expressão: “alguém está em cima do muro.”

Ela indica que alguém está em dúvida, indeciso, nem de um lado do muro nem do outro. Usa-se a frase para pessoas, para empresas e até para partidos políticos. 

Podemos dizer que de certa forma todas as pessoas ficam em cima do muro em algum momento da vida, afinal a indecisão ou incerteza é uma realidade muito presente em determinadas situações. Não é problema estar em cima do muro ocasionalmente. O problema é viver em cima do muro. É ter um comportamento caracterizado pela indecisão. É ser uma pessoa que em determinado momento tem uma posição acerca de determinado assunto e, segundos depois, tem uma posição totalmente oposta.

De fato a pessoas que vivem dessa forma, são permanentemente indecisos. E a questão não é que estão diante de posições que os deixam em dúvida. O que lhes falta na verdade são certezas. São carentes de determinação e firmeza. São pessoas cujos valores pessoais são tão rasos que lá no fundo elas nem sabem o que ou porque fazem ou deixam de fazer as coisas. E aí a ideia do muro vem bem a calhar. O muro é o limite entre uma ideia ou outra. Entre uma posição ou outra. Entre a lealdade a um ou outro. É o limite do conhecimento, da preferência, da escolha. De cima do muro a pessoa está pronta a ir para qualquer lado, e fará isso de acordo com sua conveniência.

O muro é lugar para os fracos. Para os que não estão dispostos a pagar o preço da sua posição firmada, seja ela qual for. O muro é lugar para os que ainda não aprenderam que “sim ou não” são palavras opostas. Não se pode dize-las ao mesmo tempo. Por isso não se pode agradar a todos, principalmente aqueles que tem posições diferentes.

O muro é um lugar onde muitos querem estar na tentativa de ser amigos de todos. Isso é impossível. O não para aquilo que não aceitamos trará inimizade. E para dize-lo precisamos descer do muro, fincar os pés no chão e tomar a escolha, fazer a opção e declarar nossos valores.

Ficar em cima do muro não é sequer uma opção. Não se deve considerar tal possibilidade.

Se subiu no muro é hora de descer, assumir sua posição e declarar o que você pensa e porque pensa. Pode-se mudar de ideia. Pode-se repensar um assunto. O que não se pode é aceitar tudo, perder a sua identidade e ser considerado um indeciso. Desça do muro, você verá como é bom assumir sua posição.

Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez

Perlustrador da Mantiqueira

Viver é Perigoso

SURREALISMO


O réu confesso, Sr. Marcelo Odebrecht que admitiu propinas a centenas de agentes públicos e políticos de diferentes partidos, que permaneceu 2,5 anos preso em regime fechado e posteriormente cumpriu pena de prisão domiciliar encerrada em setembro de 2019, teve derrubado por decisão monocrática do Ministro Toffoli do STF todos os processos e investigações existentes contra ele.

Ainda não se sabe se o empresário irá recorrer da decisão, exigindo seus direitos, diga-se, comprovados, de ser considerado culpado.

Aproveitando o embalo, a Segunda Turma do STF, extinguiu a pena de prisão (8 anos e 10 meses) que fora dada ao Sr. José Dirceu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em tempo, o Ministro Kassio Nunes Marques, nomeado pelo ex-presidente Jair, votou favoravelmente.

Resta-nos rogar: - meus sais, por favor.

Viver é Perigosos

ENQUANTO ISSO...

 


Viver é Perigoso