Translate

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

CANTINHO DA SALA

 

Paul Klee - the Secrets of Nature - 1919.

Viver é Perigoso

CALADO

 


Viver é Perigoso

POIS É...


Nos anos 1950, os conjuntos vocais alcançavam, nos Estados Unidos, a sua época de maior evidência. E dentre uma infinidade de grupos que existiam no gênero, se sobressaíam The Platters.

Os The Platters eram empresariados pelo arranjador e compositor Samuel Buck Ram, que conseguiu torná-los um sucesso mundial. Buck Ram compôs alguns dos principais êxitos dos Platters, entre eles " The Great Pretender", "I´m Sorry" e a conhecidíssima " Only You".

Em 1957, em uma excursão dos Platters ao Brasil, Buck Ram ouviu entusiasmado, na boate Little Club, no Rio de Janeiro, a apresentação de um cantor brasileiro, que também era compositor.

O mentor dos Platters decidiu que o grupo vocal gravaria três músicas do cantor, que foram vertidas para o inglês pelo próprio Buck Ram, que ficou, nos EUA, como parceiro das canções “Quero-te assim” (“I Wish”), “Rio Triste” (“Sad River”) e “Chove lá fora” (“It’s raining outside”). Em 1958, os Platters conseguiram levar “I Wish” e “It’s raining outside” para ranking da revista Billboard, que registrava os discos mais vendidos e as músicas mais executadas no mercado norte-americano.

O cantor e compositor brasileiro, que teve as suas músicas gravadas pelo mais famoso grupo vocal do mundo daqueles anos, era filho de um casal de libaneses, nascido em Pirajuí, no interior de São Paulo. Chamava-se Chauki Maddi. Desde pequeno era chamado de Tito. Ele tirou uma letra do sobrenome quando entrou na carreira artística e ficou sendo Tito Madi.

Em 1956, lançou “Chove lá fora” uma das suas canções de maior sucesso, e recebeu o prêmio de melhor compositor do ano, entregue pelo Presidente Juscelino Kubitschek.

Viver é Perigoso


A MONTANHA MÁGICA

 


Nenhum brasileiro ainda ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, mas o filho de uma brasileira já ganhou.
 
"A Montanha Mágica". Ganhei o livro em 1980. Já lá vão 42 anos e virou um tabu. Não consigo terminar de ler. Começo, suspendo. Recomeço suspendo.

Obra prima do alemão, Prêmio Nobel, Thomas Mann. Segundo comentários, trata-se da obra completa sobre o humanismo. A ação transcorre no Sanatório Berghof, na aldeia suíça de Davos-Platz.

Todo o mundo conhece o Sr. Paul Thomas Mann, nascido em 1875 . Escritor, romancista, ensaísta, contista e crítico social.

Tendo recebido o Nobel de Literatura de 1929, é considerado um dos maiores romancistas do século XX.

Tomou o barco em 1955.

Lendo sobre o autor, surpreso, fiquei sabendo que a sua mãe era brasileira.

Júlia da Silva Bruhns, nascida em Parati em 1851. Seu pai, Johann Bruhns era fazendeiro e possuia plantações de cana de açúcar em Parati. Sua mãe, Maria Luísa da Silva, tinha sangue português e índio.

Com seis anos, Júlia foi enviada, junto outros 4 irmãos, para a Alemanha, onde tinham um tio. Quando tinha 16 anos, casou-se com Johann Heinrich Mann, senador, cônsul e comerciante. Tiveram 5 filhos e entre eles, Thomas Mann.

Em sua obra "As confissões do impostor Felix Krull" há uma leve menção à terra da mãe.

O Brasil, O fascínio pelo sul, a presença da latinidade como arrebatamento amoroso e a força de intoxicação passional estão presentes em sua obra.

Júlia tomou o barco em 1923.

Viver é Perigoso