Translate

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

TUDO PASSA

 


Em 1976 (23/12), em uma brincadeira de "amigo secreto", a amiga  Suely (creio que mineira de Alfenas - secretaria da presidência - ABINEE), saiu com o meu nome. Na caixa de mensagens, em um bilhetinho perguntou o que eu gostaria de ganhar (dentro de um limite de valor estabelecido para todos). Só para chateá-la indiquei um livro que eu procurava e constatei que a edição estava esgotada. O livro era "Chico Nunes da Alagoas" do Mario Lago. Lançado em 2ª edição, em 1975, pela editora Civilização Brasileira . É um estudo sobre um poeta repentista Alagoano.

Num bilhetinho resposta ela disse. Dou o livro de presente se você dizer o que vem a ser "torpedo".

Fácil, respondi, uma arma de guerra utilizada normalmente por submarinos.

Ela respondeu. Vou achar o livro para lhe dar, mas você errou. Torpedo é como chamam em Minas, sua terra, o Dr. Pedro. 

Pois não é que a Suely, não sei onde e não sei como, achou, comprou e me deu o livro de presente

José Rodrigues de Moura Ferro nasceu em 10 de dezembro de 1911 na cidade de Viçosa, Zona da Mata alagoana.

Sendo um boêmio militante em Viçosa, Zé do Cavaquinho foi personalidade da vida da cidade por mais de cinco décadas. Além de instrumentista, também compunha e contava causos, contribuindo para transformar o seu bar, o Trovador Berrante, no principal ponto de encontro da boemia da região.

O ator e escritor Mário Lago, que conheceu Zé do Cavaquinho em 1971 quando esteve em Viçosa durante as filmagens de São Bernardo, conversou muito com ele em busca de informação sobre o poeta Chico Nunes, foi neste contato que colheu material para o livro Chico Nunes das Alagoas, lançado comercialmente em 1975 pela Editora Civilização Brasileira.

Neste livro, Lago revela que não sabia o verdadeiro nome do Zé do Cavaquinho: “Só vim a sabê-lo quando, já no Rio, recebi carta sua que terminava com a seguinte loa:

Tudo na vida passa.
Passa samba por valsa,
Passa passa por ameixa,
Só não passa moeda falsa
Porque a polícia não deixa.

Sou o Zé do Cavaquinho
De uma lira instrutora.
Mas o meu nome certo mesmo
É Jose Rodrigues de Moura.

Jacaré não tem tempero,
Cabra ruim não tem parente,
Mulher do bucho grande
Não há vestido que assente

Viver é Perigoso

MADE IN JAPAN


Viver é Perigoso

SEI NÃO ...

 


Ouvido hoje na Boa Vista, é claro:

Camarada, desconfio que o Lula (isso mesmo: Lula e não o PT, que não apita nada), irá dar um chapéu no Alckmin, que comprovadamente não agrega muito, para fechar um acordo com o PSD do Kassab, levando de Vice, nada mais e nada menos, do que o Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco. Em acontecendo, o Lula (sempre ele e não o partido), arrumará um palanque em Minas com o candidato a governador Alexandre Kalil, também do PSD. Baterão de frente com o Zema, que ficará (como sempre ficou) com o Jair, ou mesmo um terceira via, dependendo das pesquisas.

E nós nessa ? Na terrinha e micro-região, pinta um  acerto deputados federal/estadual PSD e MDB, ou seja, Rodrigo e Bob. 

- Meu Caro, pode ser... mas e o Ulysses do PT ?  Como esse pessoal vai subir no mesmo caminhão ?

- Camarada, esquece esse negócio de comício, palanque, caminhão e santinhos. Daqui prá frente campanha é só na internet. 

Viver é Perigoso 

ENERGIA LIMPA ?


Pesquisadores do National Ignition Facility - Lawrence Livermore National Lab, na Califórnia, conseguiram desencadear uma reação de fusão.

Usando 192 lasers e o triplo da temperatura do centro do sol, duas moléculas de hidrogênio se fundiram gerando energia sem resíduos.

A fusão atingiu 1,5 quatrilhão de watts. A energia é liberada quando átomos de hidrogênio se fundem em hélio, mesmo processo que ocorre nas estrelas.

A meta dos pesquisadores, ainda distante, é gerar energia da mesma forma que o sol gera calor.

A explosão, basicamente uma bomba de hidrogênio em miniatura, só durou 100 trilionésimos de segundo.

Buscam uma fonte de energia que não emita CO2.

Viver é Perigoso

PERDEU A GRAÇA


Difícil de acontecer, mas ontem aconteceu. Assisti a uma partida completa da Seleção Brasileira. Sinceramente ? time ruim.

Não sei como o Tite consegue sobreviver tanto tempo como técnico.

Mas valeu pelo inusitado. Um jogador levar dois cartões vermelhos na mesma partida. E curioso: não foi expulso. O acontecimento (justo por sinal) aconteceu com o goleiro  brasileiro, Alisson.

Definitivamente sou contra o tal de VAR. Instrumento que tirou a graça do futebol, que eram as dúvidas contra a arbitragem que geravam discussões a semana toda.

A desculpa universal "foi roubado" foi eliminada.

Penso que o VAR poderia ser implantado, talvez, no Congresso.

Como dizia um craque amigo do amador Estrela Azul depois de levar um 7x0 do profissional Yuracan no Estádio Major Belo Lisboa:

- Foi roubado.

Viver é Perigoso   

ISSO É LIXO !



Deu hoje no Diário do Comércio:

Um dos indicadores de aquecimento ou arrefecimento da economia é a indústria de embalagens. A caixa de papelão é considerada um termômetro que antecede o que vai ser produzido. Em 2021, a demanda nacional por embalagens cresceu mas, em parte, não foi atendida, por falta de um insumo fundamental: o papel.

Cerca de 75% das embalagens de papelão ondulado são oriundas da reciclagem – Minas é um dos três principais recicladores do material, que é utilizado em caixas de embalagens para transporte de produtos.

“Os fabricantes de caixas de papelão ondulado no Estado utilizam mais de 85% de papel reciclado e, com o fechamento do comércio, os catadores não tiveram o que recolher

Deu hoje no UOL :

No dia 26 de julho de 2021, às 15h30, uma mensagem chegou ao sistema de comunicação interna da sede do Ibama em São Paulo. "Algumas fábricas de papel estão importando resíduos de papel proveniente da coleta seletiva de origem residencial", dizia a mensagem. "Essa importação é proibida.

A mensagem se referia a uma série de remessas destinadas à Jaepel Papéis e Embalagens, produtora de embalagens do estado de Goiás, e incluía fotos de papelão moldado misturado com máscaras e luvas usadas e diversos utensílios domésticos - uma garrafa plástica meio cheia de líquido, uma lata vazia de Monster Energy Drink e um rodo verde, entre outros. A empresa Jaepel Papéis foi multada em R$ 44 milhões pelo Ibama.

Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA !


A insegurança e o medo provocados pela disseminação em massa de notícias falsas ajudam a explicar a baixa adesão à vacinação infantil em Minas. Após mais de uma semana desde o início da campanha, nem metade do público-alvo já convocado compareceu aos locais de imunização em cidades da Grande BH. Médicos e autoridades clamam para que os pais ou responsáveis levem as crianças.

Hoje em Dia

Viver é Perigoso

BALAIO DE GATO


O Sr. Jair  faltou a um depoimento na Polícia Federal, marcado para hoje às 14h, sobre o vazamento de um inquérito sigiloso da PF no ano passado. A audiência havia sido determinada ontem pelo ministro Alexandre de Moraes (STF).

Às 13h49, onze minutos antes da hora marcada para o depoimento, a AGU (Advocacia-geral da União) entrou com um recurso para que o Supremo analisasse de forma conjunta, em plenário, a decisão de Moraes. O ministro, no entanto, negou o pedido e manteve a obrigação de Jair em comparecer.

Sr. Jair é investigado por ter divulgado em suas redes sociais, em agosto do ano passado, documentos sobre uma tentativa de invasão aos sistemas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O objetivo do presidente, à época, era questionar a segurança das urnas eletrônicas. Em novembro, Moraes havia dado um prazo de 60 dias para que Jair escolhesse dia, hora e local do depoimento. Como o prazo venceu ontem e o presidente não deu resposta, Moraes determinou que a oitiva ocorresse hoje, na sede da PF em Brasília.

E agora ?

Blog: Em tempos jurássicos, foi "convidado" pela PF para prestar um depoimento em Belo Horizonte. Duas horas antes eu estava lá. Fui fotografado de frente e perfil e "toquei " piano, ou seja, impressão digital dos dedos. Clima horrível. 

Viver é Perigoso  




CARTAS TROCADAS



Itajubá, 28 de janeiro de 2022

Meu querido amigo,

Tenho visto seu constante posicionamento contra o presidente Bolsonaro. Gostaria de saber o porquê, e quais as possibilidades contrárias.

Votei nele, faço campanha e gostaria de saber se estou errado. Quero saber quem é melhor, e porquê.

Abração Aldo


Itajubá, 28 de janeiro de 2022

Caro amigo de 60 anos (não de idade, mas de tempo)

Aldo,

Todos sabem que uma das nossas características (burras talvez) é de nos posicionarmos publicamente sobre qualquer tema. 

Como você, também votei no Jair. Na realidade, não votei no Jair, mas sim me recusei a votar do petismo/lulismo por tudo o que aprontaram nesse sofrido País.

Acompanho a vida política deste País desde a campanha da UDN - Carlos Lacerda, contra Getúlio Vargas do PTB. Sabia da vida do Jair desde a sua expulsão (que não se concretizou) do exército. Sempre viveu, junto com a sua família, da política.  Nunca defendeu um projeto e uma causa justa.

Para tentar justificar a minha escolha, tentei imaginar que alguns nomes que o apoiavam e citados como possíveis participantes no seu governo, o ajudariam e muito.

Deu no que deu. Qualquer questionamento ou destaque veio a provocar queima de nomes e demissões. Ficou o Guedes como um zumbi. 

Dificuldade de relacionamento com o planeta por questões ambientais. Brigas infantis com governadores, prefeitos e Juízes. Incapacidade total de promover as reformas tão necessárias, a começar, pela reforma política. Não citarei a grossura natural, dificuldade extrema de assumir responsabilidade e a facilidade de se cercar de incapazes.

Perda total do poder, assumido pelo pessoal do Centrão.

Não comentarei a sua atuação na pandemia. Atitudes que beiram a crimes. Propaganda e conselhos sobre tratamentos sem comprovação e negação de providências que funcionam.

Procuro, procuro e não encontro um fato sequer positivo acontecido no País, nos últimos anos, por iniciativa do Jair.

E o trágico: viabilizou o nome Lula, tornando-se o mais forte cabo eleitoral do condenado.

Saída ?

Não vejo no momento. Na conjuntura, torna-se quase impossível a viabilidade de uma terceira via. Numa eleição com Jair e Lula, serei obrigado a fazer o que nunca fiz na vida: anular o voto.

No momento, em considerando as pesquisas, começo a me preparar para a campanha de impeachment do Lula, em 2023, quando certamente lutaremos juntos. 

Abraço,

Zezinho

Viver é Perigoso

O MENOR


 Viver é Perigoso