Translate

domingo, 8 de outubro de 2023

CANTINHO DA SALA

Sonia Delaunay

"... nova pintura começará quando entendermos que a cor tem uma vida própria, que suas infinitas combinações têm a sua poesia. "

Sonia Delaunay

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA !

Denuncias sobre a xenofobia contra os brasileiros em Portugal. Dados indicam que brasileiros já são 4% da população naquele País.

Injusto. 20% dos técnicos de futebol no brasileirão são portugueses.

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO


Clássico da literatura já adaptado para o cinema, Exodus gira em torno do evento geopolítico mais dramático do século XX. Publicado em 1958 nos EUA. 

Exodus - Leon Uris - Editora Record - 714 páginas.

Leon Uris retrata relata o nascimento de Israel em território hostil e o início de uma luta acirrada por poder. Um dos maiores fenômenos literários do século XX, este romance épico descreve as atrocidades que os judeus sofreram na Europa e o êxodo desse povo em direção à Palestina em busca de um Estado próprio.

Um sonho acalentado por milênios, concretizado depois de muita luta e sofrimento. O caminho seguido ilegalmente por milhares de pessoas resultou na fundação do Estado de Israel, pequeno oásis cercado de inimigos por todos os lados. 

Romance que arrebatou o mundo com sua intensidade, num contexto histórico dramático, Exodus foi adaptado para o cinema em 1960, dirigido por Otto Preminger, com Paul Newman, Eva Marie Saint, Peter Lawford, Sal Mineo, John Derek, entre outros. Oscar de melhor trilha sonora em 1961.

Viver é Perigoso

PORQUE HOJE É DOMINGO

Hamas


Não tem como não dar lida para entender um pouco a tragédia no Oriente Médio, com o noticiário sobre o ataque do Hamas a Israel e consequências.

O Hamas é o maior dentre diversos grupos de militantes islâmicos da Palestina. 

O nome em árabe é um acrônimo para Movimento de Resistência Islâmica, que teve origem em 1987 após o início da primeira intifada (levante é o nome popular das insurreições dos palestinos da Cisjordânioa contra Israel).

Desde 2005, quando Israel retirou tropas e colonos de Gaza, o Hamas também se envolveu no processo político palestino. Venceu as eleições legislativas em 2006, pouco antes de reforçar seu poder no ano seguinte, derrubando o movimento rival Fatah,

Em sua fundação, o Estatuto do Hamas definiu a Palestina histórica, incluindo a atual Israel, como terra islâmica e exclui qualquer paz permanente com o Estado judeu. O documento também ataca os judeus como povo. Estatuto de 1988.

Em 2017, o grupo produziu um novo documento de política que suavizou algumas de suas posições declaradas e usou uma linguagem mais moderada. Não houve reconhecimento de Israel, mas ele aceitou formalmente a criação de um Estado palestino provisório em Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

Não confundir Hamas com o Hezbollah.

O Hamas é palestino e possui um viés sunita, tendo sua origem na Irmandade Muçulmana nos anos 1980. Já o Hezbollah é libanês, de viés xiita, e surgiu durante a ocupação israelense do Sul do Líbano nos anos 1980 e 1990.

Os dois grupos, embora tenham Israel como inimigo comum, são extremamente diferentes na forma de agir e na maneira como foram formados. Há ainda uma enorme disparidade no poderio militar, com a organização libanesa sendo incomparavelmente mais poderosa do que a Palestina.

Lembrando, em 1947 a ONU criou o Comitê Especial para a Palestina, a fim de tratar da decisão pela partilha territorial. O eleito para a Assembleia Geral de 1948, que ficou encarregado de gerir essa questão, foi o brasileiro Oswaldo Aranha, que advogou em favor da criação do Estado judaico e conclamou uma votação de delegados das nações então constituídas.

Todos os países árabes votaram contra a criação de Israel e a divisão do território. Alguns países ocidentais, como a Inglaterra, não votaram, mas a maioria votou a favor. O Estado de Israel foi então declarado oficialmente existente. 

Em maio de 1948 foi declarada a Independência do Estado de Israel por David Ben Gurion.

Oremos

Viver é Perigoso

LULA DECEPCIONADO

 


Viver é Perigoso

PERLUSTRADOR DA MANTIQUEIRA



Um novo estudo de pesquisadores da Universidade de Oxford derruba a ideia de que o intemperismo sobre as rochas, ou suas alterações físicas e químicas causadas pela sua exposição a agentes do meio ambiente, faz com que elas sirvam como sumidouros de carbono.

Na verdade, dizem os cientistas, tais fenômenos fazem com que as rochas atuem como fonte de dióxido de carbono (CO2), em uma quantidade comparável àquela jogada ao ambiente por vulcões. Publicado na Revista Nature, o estudo tem implicações importantes para o estabelecimento de cenários de mudanças climáticas.

Sobre CO2: https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2023/10/05/novo-estudo-na-nature-revela-que-rochas-podem-ser-fonte-de-emissoes-de-co2-desafiando-visao-anterior.ghtml?utm_source=Whatsapp&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar

Perlustrador da Mantiqueira

Viver é Perigoso