Translate

sábado, 8 de junho de 2024

TOMOU O BARCO



É preciso deixar bem claro que este é um governo de merda, mas é o nosso” 

Maria Conceição Tavares -  Em 2005, quando do primeiro governo do PT

Tomou o barco hoje, Maria da Conceição de Almeida Tavares. Economista, matemática e escritora luso-brasileira. Trabalhou na elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek e foi professora titular da Universidade Estadual de Campinas e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nasceu em Anadia - Portugal em 1930.

Após iniciar o curso de Engenharia na Universidade de Lisboa, Maria transferiu-se para Ciências Matemáticas, licenciando-se em 1953. Para fugir da ditadura salarista em Portugal, transferiu-se para o Brasil em fevereiro de 1954, já casada com seu primeiro marido, o engenheiro Pedro José Serra Soares. Em 1957, adotou a cidadania brasileira.

Em novembro de 1974, quando se preparava para embarcar do Galeão para uma reunião em Santiago, foi detida e ficou alguns dias sequestrada pelos órgãos da repressão da Ditadura Militar. Ela foi liberada por intervenção direta do ministros Severo Gomes, da Indústria e Comércio, e Mário Henrique Simonsen, da Fazenda, junto ao Presidente Ernesto Geisel.

Foi filiada ao PMDB(1980/1989) e ao PT (1994/2024)

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

MANDATO COLETIVO



Sinceramente, registra-se impressionante o marasmo que envolve a política em Itajubá. Até parece que muitos candidatos se sentem constrangidos em anunciar suas pré-candidaturas.

Tirando os atuais vereadores que, como se fosse obrigatório, são naturais candidatos, no caso, à reeleição, exceto alguns movimentos em torno de "mandatos coletivos", acontece um estranho silêncio.

Para os que estão chegando agora:

"Em tese, o mandato coletivo consiste na divisão de um mandato parlamentar entre várias pessoas, sem hierarquia e com as decisões ocorrendo em colegiado. Apesar da resolução do ano passado, a candidatura continua a ser registrada no nome de uma única pessoa.
Caso eleito, apenas o cabeça da chapa terá os direitos de um parlamentar, como discursar no parlamento e participar de colégios de líderes. Apenas ele poderá votar nas sessões, com base nas decisões tomadas coletivamente com os coparlamentares.
o mandato coletivo pode ser regulado por meio de acordos internos. O parlamentar e os coparlamentares assinam contratos em cartório ou estatutos que orientam a campanha eleitoral, a divisão dos salários e do gabinete parlamentar e o cumprimento do mandato. "

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO



Edgar Morin, pseudônimo de Edgar Nahoum, nascido em Paris em 1921, para os que estão chegando agora, é um antropólogo, sociólogo e filósofo francês, judeu de origem sefardita.

Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método (6 volumes), Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro.

Agora, quase completando seus 103 anos de idade, publica um romance de inspiração autobiográfica escrito em 1946 : "O ano perdeu sua primavera", em tradução livre. Esse é seu segundo romance. O primeiro,de 2017, "A Ilha da Lua", também foi escrito em sua juventude.

Sobre o momento em que vivemos, declarou o judeu Edgar Morin

"Os judeus de Israel, descendentes das vítimas de um apartheid denominado ghetto, guetificam os palestinos. Os judeus que foram humilhados, desprezados, perseguidos, humilham, desprezam e perseguem os palestinos. Os judeus, que foram vítimas de uma ordem impiedosa, impõem sua ordem impiedosa aos palestinos. Os judeus, vítimas da desumanidade, mostram uma terrível desumanidade"

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Puuung

Exposição "O Amor nas Pequenas Coisas", Park Da Mi, conhecida como Puuung. Artista que em 10 anos de trabalho já tem mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais, ilustra pequenos, mais comoventes, momentos de amor do dia a dia.

Exposição no Centro Cultural Coreano - Av. Paulista 460 (3ª a sábado, 10h30/18h; domingo, 11h30/16h30 - Gratuito).

Puuung, com 32 anos visita o Brasil pela primeira vez. Suas ilustrações são apreciadas e compartilhadas de diferentes culturas. Os norte-americanos e os brasileiros são o seu maior público.

Com 9 livros publicados, agora Park Da Mi quer produzir um longa animado de suas obras.

Viver é Perigoso   

SE A MODA PEGA



O clube belga KV Oostende foi declarado falido, no dia 14/5/24 pelo Tribunal de Cntas da Bélgica após acumular uma dívida equivalente a ninharia de R$ 1, 327 milhão.

No dia 2 de junho os seus torcedores decidiram realizar um funeral para encerrar de maneira oficial a história da equipe. A cerimônia, que aconteceu no estádio Versluys, que tem capacidade para pouco mais de 8 mil pessoas, reuniu pouco mais de uma centena de torcedores.

O Oostende era representante da cidade de mesmo nome, situada na província de Flandes, no litoral belga.

O KV Oostende jamais foi um clube poderoso. Com 120 anos de história (fundado em 1904), conquistou apenas o bicampeonato da segunda divisão. Esteve muitas vezes na divisão de elite, sem brilho. O clube, al longo de sua trajetória teve alguns brasileiros em seu elenco, quase todos desconhecidos.

Se a moda pega, corremos o risco de assistirmos enterros de dois tradicionais clubes brasileiros. Um do Rio de Janeiro e outro de São Paulo.

Viver é Perigoso

SEMANA MORNA



O avanço do projeto que proíbe delações premiadas de presos conta com o aval do presidente da Câmara, Arthur Lira, e de líderes de outros 13 partidos, o que torna bastante provável a aprovação de sua tramitação em caráter de urgência na próxima terça-feira (11).

O projeto tem sido defendido por bolsonaristas que acreditam que uma eventual aprovação pode anular a delação feita pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do Jair, e beneficiar o ex-presidente.

Por outro lado, o senador Sergio Moro diz que vai trabalhar com veemência contra a proposta que quer proibir a delação premiada de pessoas presas, afirmando que o projeto "é um grande erro em vários aspectos". Caso ela chegue ao Senado, afirma, seu voto já é certo: "Votarei contra e com veemência".  Não terá o efeito pretendido e ainda prejudica a ampla defesa e o combate à criminalidade. Não serve a nada".

Viver é Perigoso

OUTROS QUINHENTOS

 

Viver é Perigoso

TÂMO NO ARROZ



Em tempos jurássicos era comum dizer "tâmo no arroz" para adiantar que estávamos numa situação difícil, complicada, na Boa Vista, é claro.

Lendo sobre o leilão promovido pelo governo para compra de 263.000 tons de arroz, num negócio de R$ 1,3 bilhão.

Uma fabricante de sorvetes, uma mercearia de bairro especializada em queijo e uma locadora de veículos, estão entre as vencedoras.

Do ramo mesmo, está a Zafira Trading.

Wisley A. de Souza - Mercearia de bairro em Mácapá

Icefruit - Tatui

ASR Locação de veículos - DF

Sei não...mas tudo indica que "tâmo no arroz".

Viver é Perigoso