Translate

domingo, 8 de maio de 2022

ALEGRIA INCONTIDA



A festança sobrepujou as comemorações do "Dia da Mães".

O Botafogo venceu hoje a esquadra do Flamengo.

Eufóricos, o João Heleno, Roni, Gatinho, Fabiano, Zé Maria, Marreco, Sylvio Riera, Binha, Cesário, meninos do Sr. Guilherme Cardoso e todos os outros 6 botafoguenses da terrinha:

Mas continua valendo o escrito pelo Nelson Rodrigues. 

"O torcedor do Botafogo é diferente: - ele compra o seu ingresso como quem adquire o direito, que lhe é sagrado e inalienável, de sofrer. Eis a verdade: - ele não vai a campo ver futebol. O futebol é um detalhe secundário e, mesmo desprezível. Ele quer, acima de tudo, desgrenhar-se, esganiçar-se e rugir contra o técnico e contra os jogadores.
No dia que retirarem do torcedor alvinegro o inefável direito de sofrer e, sobretudo, o direito ainda mais inefável de descompor o seu técnico, ele ficará inconsolável, como um ser que perde, subitamente, a sua função e o seu destino.
Tudo na vida é uma questão de hábito. E o cidadão que padece todos os dias, acaba-se afeiçoando ao próprio martírio ou mais do que isso: - o martírio torna-se insubstituível como um vício funesto.
É o caso da torcida alvinegra sofre e já não pode viver de outra forma."

Viver é Perigoso

TODOS OS DIAS SÃO DAS MÃES

 

Foto Dorothea Lange
Viver é Perigoso

DE COSTAS A VIDA


Viajar é bom. Visitar e conhecer lugares no mundo, para aqueles que têm oportunidade, traz muitas ideias. Mas é Preciso cuidado.

Nada de visitar o Egito e passar vontade de construir uma pirâmide.

Li certa vez, após o regresso de uma comitiva da terrinha em São Francisco, claro, na Califórnia, um grupo conheceu um estacionamento subterrâneo numa praça, achou bonito, e a construção de uma obra similar chegou a ser comentada.

Caso tivessem ido a São Paulo no início dos anos 70, teriam conhecido o estacionamento da Praça Roosevelt.

Não aprenderam uma lição importante. No mundo, ou em quase todo, as casas e prédios são construídos de frente para os rios e lagos. Por estas bandas, desde sempre, as bundas, ou melhor, os fundos das construções é que ficam de frente para á água.

Desprezam o curso d´água que se posta como depósito de lixo e entulhos.

Vez por outra tenho caminhado pela manhã no entorno do lago municipal (já consigo dar duas voltas). Repito: um local muito bonito, exceptuando o amontoado comercial. Dá certa tristeza de ver as construções do cinema, teatro e outra em andamento, com traseiros virados para o lago.

Como não dá mais para alterar,  sugestão seria convencer uma empresa local, bancar a pintura de painéis do artista Kobra, nos paredões solitários.

Sobre o Shopping Beira Rio, nem vou comentar.

Viver é Perigoso   

PROMESSA

 

Viver é Perigoso

MULHER

Gustav Klimt - "As Três Idades da Mulher" - 1905


Gustav Klimt. na composição As Três Idades da Mulher a temática sobre o ciclo da vida é mostrada diretamente.

As figuras de Klimt estão dispostas verticalmente: uma mulher idosa, uma jovem e uma garotinha, todas nuas, com o objetivo de mostrar a passagem do tempo. A mulher idosa encontra-se de perfil, com os cabelos a tapar-lhe o rosto. Além dos seios caídos, da pele flácida, costas encurvadas e da protuberante barriga, chamam a atenção as veias que se espalham pelo braço, mão, perna e pés direitos da anciã. Próxima a ela, está a jovem mãe, com seu corpo rijo e pele rósea, com sua filhinha adormecida nos braços. O enlevo que se vê na figura da mulher jovem contrasta com o isolamento em que se encontra a da idosa. Como em todos os quadros do artista, a decoração cumpre o seu papel. Mãe e filha parecem unidas sob um mesmo manto.

Klimt não atribui à figura da mãe a sensualidade característica de suas mulheres, embora ela possua os mesmos atributos dessas: cabelos ruivos, lábios carnudos e rosto carmesim. A presença da criança e o seu aconchego à mãe, assim como os olhos fechados da mulher jovem, inibem qualquer tipo de sensualidade.

Vírus da Arte & Cia

Viver é Perigoso