Translate

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

MEU MENINO !



O Senado Federal aprovou na noite desta 4ª feira (13.dez.2023) o nome do ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) com 47 votos favoráveis e 31 contrários. Só duas abstenções foram registradas. Para ser aprovado, precisava só de 41 votos a favor. A expectativa do governo era de que Dino tivesse de 48 a 52 votos.

Dino assumirá a relatoria dos processos deixados por Rosa Weber, que se aposentou do STF em setembro deste ano. Ao todo, Weber deixou 343 processos em tramitação.

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



Choque de realidade ou estelionato eleitoral?

Pois não é que Milei lançou seu pacote econômico pela ortodoxia? Justamente ele? 

O ultra liberal que prometia fechar o Banco Central e dolarizar a economia argentina? Que dolarização que nada! Fez foi uma desvalorização do peso. De 360 pesos por dólar para 800!!!! O dólar blue (paralelo) está a 1.000 pesos! Os irmãos portenhos adoram o dólar. Única maneira de se protegerem da inflação. 

Como já escrevemos existem “vários dólares” na Argentina. Várias cotações. Mas o que interessa é que a motosserra engasgou. Não “cortou” o BC argentino ao meio. Como tinha prometido. Não dolarizou a economia. Como tinha prometido. 

Apesar de pouco tempo na política sabe prometer, com isso ganhar os votos. E não cumprir depois de eleito. Semelhanças com os ditos liberais por aqui? Sim. E não faz muito tempo.

Com o czar - prosador de promessas Paulo Guedes e seu chefe.

Como economista Milei deu nome de colegas famosos aos seus 5 cães. Sucessores do eterno Conan. Devia ter lido nos bancos escolares Will Rogers que profetizou: “Houve três grandes invenções no mundo: o fogo, a roda e o Banco Central “

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

É A VIDA ...


O Banco de Itajubá S.A foi fundado em 1912 e funcionou até 1957.

Pois é, a matriz era em Itajubá. Teve uma importante filial na Rua da Alfândega, 45 - Rio de Janeiro. Possuía agencias em 10 cidades e escritórios em outra 16.

Eram diretores, Wenceslau Braz, João Antonio Pereira e José Braz Pereira Gomes.

O Banco da Lavoura de Minas Gerais foi fundado em Belo Horizonte em 1925, por Clemente Faria e José Bernardino Alves Junior. Na década de 50 o Banco ficou com os herdeiros Aloísio e Gilberto. No final dos anos 50 o Banco da Lavoura assumiu o Banco de Itajubá.

Na década de 70, depois de desavenças entre os dois herdeiros, o Banco foi dividido em dois. Aloísio Faria criou o Banco Real, ficando com o Banco da Lavoura. Gilberto Faria, fundou o Banco Bandeirantes, depois Unibanco e hoje Itaú-Unibanco.

Em julho de 1998 o ABN AMRO compra o Banco Real. Em 2007 é vendido para o consórcio formado pelo Royal Bank of Scotland pelo espanhol Santander e pelo belgo-holandês Fortis.

O Banco Santander S.A. é o maior banco da zona euro. Tem sua origem em Santander, Cantábria, Espanha, tendo sido fundado em 1857.

Conclusão: Conseguimos colocar nossa cidade na história. Banco Itajubá - Banco da Lavoura - Banco Real - Banco Santander.

Viver é Perigoso

TCHAU AMIGO PROFESSOR MARCIO CURI



Sentido, abatido com a notícia da tomada de barco hoje, do amigo e mestre, Márcio Antonio Curi. Em diversas situações, amigo e orientador durante 60 anos.

Márcio Curi, o Moço Bonito de Três Corações. O Curi da itajubense Moça Bonita Inácia. Nos aproximamos muito com a internet. Comentários e conversas diárias sobre tudo.

Pois é... Marcante a aproximação que tive com a turma de 1965 da Unifei. Com orgulho, quase sempre de abelhudo, penetra, escutando conversas e dando tímidos palpites, a turma de 1965 é a minha segunda turma.

Amigos com alguma diferença de idade. Eu com os 15/16 e o pessoal já passando dos 20. Amizades que se seguiram pela vida toda. Admiração mesmo.

Muitos foram e são amigos por terem sido também meus professores. Ou no ginásio, ou curso científico, ou mesmo já no curso de engenharia, como o Benedito Ernesto, "o canhão do pacatito", Edson Carneiro dos Anjos, "Carneirão", Veloso, Otto, Oswaldo Crespo, Flávio Azambuja, Marcílio de Souza, Márcio Curi, Marino.

Próximo mesmo, de não largar, estava o Athanásio Sarlas, da Boa Vista, é claro.

Roberto Lamoglia, Aparicio, Carlos Alberto Faria, Manoel Oca, o grande Peter Ralph Bungart, o Arnaldo, São Benedito, com quem fui encontrar anos depois em Manaus. Hélio Angelo, também da Boa Vista e irmão de igreja, Samuel.

Dos 15 aos18, período em mais se aprende, mais recebe influências. Golpe militar de 1964, perseguições, filmes, livros, música. Músicas de primeira, que marcaram época.

Muitos já tomaram o barco provocando um enorme vazio. Hoje, o Caro Márcio Curi.

Extrema cumplicidade em encontros de negócios pela vida, representando empresas e interesses diferentes. Nos encontros, jamais faltou um abraço e a imprescindível, troca de olhares cúmplices.

Viver é Perigoso

LIVRO. PRESENTE DE AMIGO

 


Uma alegria ter recebido das mãos do autor, Donato Luiz Pereira, o seu livro de poemas "O Entregador de Memórias". 

Um prazer enorme em reencontrar com o Donato e conhecer sua esposa Andressa. Uma conversa doce, firme, ampla e inspiradora.

Por que o reencontro com o Donato ? Estivemos juntos na empresa Cabelauto, onde ele trabalha há 22 anos. Técnico poeta ? Melhor Poeta técnico.


"Nessa estrada, em meu destino,

sou um mero inquilino

e apenas estrangeiro.

Levo, em minha mochila,

semblantes, sorrisos... "

e memórias dessa vida. "
Donato, filho do Ditinho e da Beth. Ditinho um exemplo de vida conduzindo e encaminhando os meninos da Granja. Beth, uma moça bonita, da Boa Vista, é claro.

Viver é Perigoso  

CANTINHO DA SALA

Paula Rego - Doctor Dog (1982)


Maria Paula Figueiroa Rego, simplesmente Paula Rego, pintora luso-britânica, nascida em Lisboa em 1935. Uma das pintoras portuguesas mais aclamada em nível internacional.

Em 2021, foi considerada uma das 25 mulheres mais influentes do mundo pelo Financial Times.

Tomou o barco em Londres em 2022.

Viver é Perigoso

DE OLHO NA REAÇÃO DA DONA JANJA


Quando da votação do Ministro evangélico André Mendonça.

Viver é Perigoso


EMOÇÕES

 


"Um deputado turco sofreu ataque cardíaco no parlamento ao discursar sobre a Faixa de Gaza. No Brasil acontece diferente quando senadores, deputados e vereadores discursam: quem ouve é que corre o risco de estrebuchar."

Zé Beto

Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA



Senadores mineiros não querem Dino no STF

Dos três senadores do Estado, dois deles – Carlos Viana (Podemos-MG) e Cleitinho (Republicanos-MG) – são contra a indicação. Pacheco não vota.

Blog: Uma coisa é não querer. Discordar da indicação, etc. Outra coisa é acusar, tentar ofender e disparar agressões verbais.

Foge do estilo do Estado que vocês representam.





Viver é Perigoso 

COISAS DA TERRINHA

 


Recebemos a visita, no final de semana, de um grande amigo. Vivendo distante, mas extremamente ligado nos acontecimentos da cidade. Na conversa, veio à tona a postagem do "Viver e Perigoso" do dia 20/7/2015, sob o título "JORGE NA ADOLFO".

Todo mundo na terrinha conhece a Praça Adolfo Olinto. É a praça do Banco do Brasil, do Bradesco e do "Filho Único". Uma homenagem justa ao Advogado Adolfo Olinto 1842/1898. Formado advogado em São Paulo, foi o primeiro Juiz de Direito da Comarca de Itajubá, onde ficou por 18 anos. Em 1897 foi nomeado Ministro do STF. Pois é... Já fomos bom nisso.
Uma curiosidade:
Na Praça Adolfo Olinto, a estátua existente é do grande cidadão Jorge Braga 1877/1954. Farmacêutico competente, político e um grande empreendedor. Foi vereador, presidente da Câmara e por seis vezes Prefeito de Itajubá.
Penso não ter problema nenhum.
O Sr. Jorge Braga é nome de importante rua no bairro da Avenida.

Viver é Perigoso

Logicamente, foi comentada a ação da Câmara Municipal de Itajubá, que mudou o nome da Praça Adolfo Olinto, para Praça Ministro Adolfo Olinto.

Avançando na conversa e no vinho, o amigo carioca/itajubense, comentou: Porque a CMI não atualiza o nome da Rua Major Bello Lisboa, para Coronel Bello Lisboa. O estádio do Yuracan não é " Estádio Coronel Lisboa " ?

(Cel (exército) Antonio Carlos Bello Lisboa - 1897/1949 - Diretor da Imbel/Presidente do Clube Itajubense/professor da Unifei - casado com Dna. Laurita Sanches, filha de Silvério Sanches)

No espírito histórico/crítico da conversas foi aventada uma possibilidade sobre a não preocupação da CMI na atualização: A Major Bello é paralela e sempre disputou o protagonismo comercial com a Av. Cel Carneiro Junior - Rua Nova.

(Cel. (título)  João Carneiro Santiago Junior -1849/1931 - Pai do Dr. Theodomiro Santiago, fazendeiro e um dos proprietários da empresa de força e luz e da fábrica Codorna.

Conclusão do final da descontraída conversa: Por questão de hierarquia. Avenida x Rua - Importância comercial. Atualização da patente do Major Bello poderia criar problemas.

É a vida...

Viver é Perigoso 

O PREÇO DA LIBERDADE


De acordo com Peter Smith no livro "Democracy in Latin América", os países da América Latina tiveram elo menos 167 quebras de regimes democráticos no século 20.

Uma média de 1,6 episódios autoritários por ano ou 8,8 por país.

Essa distribuição foi desigual: Bolívia, experimentou 15 quebras democráticas no período; Haiti 14; Argentina 6; Brasil 2; Costa Rica 2; Uruguai e Chile apenas 1.

Por outro lado, desdeo início do século 21, só existiram 2 quebras democráticas na América Latina: Venezuela e Nicarágua.

Carlos Pereira - FSP

Blog: Realmente, "O preço da liberdade é a eterna vigilância", pensamento atribuído ao presidente americano Thomas Jefferson, mas segundo a história, do irlandês John Philpot Curran (1750/1817). Observando o acontecido no Brasil, recentemente, corremos grandes riscos.  Vivi atento o golpe de 1964. Foi inevitável. A coisa ficou feia em 1968 com o golpe, aí sim, da edição do AI-5.

Viver é Perigoso