Translate

segunda-feira, 25 de abril de 2022

E O SILÊNCIO DO LULA, HEIN ?



O candidato Lula se mantém em silêncio diante do indulto concedido pelo Jair na última quinta-feira (21) ao deputado Daniel Silveira, condenado pelo STF no dia anterior.

Blog: Também, falar o quê ? Poderia ao menos dizer: é nóis mano !

Viver é Perigoso 

MOMENTOS MÁGICOS

“Quando San Francisco foi lançada na primavera de 1967, meu país vivia um caos. Além de sofrermos por assassinatos políticos, estávamos amargamente divididos pela escalada da Guerra do Vietnã e sangrando por atos internos de violência e ódio, muitos deles como reação a pacíficos protestos e demonstrações pelos direitos civis. Mesmo quando tantos de nós já havíamos perdido as esperanças, quando o Verão do Amor já estava se transformando num Inverno de Desespero, nossa música nos ajudou a manter-nos vivos e nos levar em frente num mundo que ainda tínhamos esperança de mudar. E ela ainda faz isso hoje."

Scott McKenzie

Philip Wallach Blondheim, simplesmente, Scott McKenzie, cantor e compositor americano, nascido em 1939. Tornou-se mundialmente conhecido com a música San Francisco ( Be Sure to Wear Some Flowers in Your Hair), escrita para ele por John Phillips, o líder do grupo The Mamas & the Papas.

"San Francisco" ficou conhecida como o hino da contracultura na década de 60.

Scott McKenzie tomou o barco em agosto de 2012. Estava com 73 anos.

Marcou nossa época.

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

"O regime militar brasileiro não foi uma ditadura de 21 anos.

Não é possível chamar de ditadura o período de 1964-1968 (até o AI-5), com toda a movimentação político-cultural que havia no País. Muito menos os anos de 1979-1985,com a aprovação da Lei de Anistia e as eleições diretas para os governos estaduais.

Nos últimos anos se consolidou a versão de que os militantes da luta armada combateram a ditadura em defesa da liberdade. E que os militares teriam voltado para os quartéis graças às suas heroicas ações.

Em um país sem memória, é muito fácil reescrever a história. A luta armada não passou de ações isoladas de assaltos a bancos, sequestros, ataques a instalações militares e só. (acrescento eu: Guerrilha do Araguaia).

Apoio popular ? Nenhum.

Argumenta-se que não havia outro meio de resistir à ditadura a não ser pela força. Mais um grave equívoco: muitos desses grupos existiam antes de 1964e outros foram criados pouco depois, quando ainda havia espaço democrático (basta ver a ampla atividade cultural de 1964-1968). Ou seja, a opção pela luta armada, o desprezo pela luta política e pela participação no sistema político, e a simpatia pelo foquismo guevarista antecederam o AI-5 (dezembro de 1968), quando, de fato, houve o fechamento do regime.

O terrorismo desses pequenos grupos deu munição (sem trocadilho) para o terrorismo de Estado, e acabou sendo usado pela extrema direita como pretexto para justificar o injustificável: a barbárie repressiva.

A luta pela democracia foi travada politicamente pelos movimentos populares, pela defesa da anistia, no movimento estudantil e nos sindicatos. Teve em amplos setores da Igreja Católica importantes aliados, assim como entre os intelectuais que protestavam contra a censura.

Não podemos ser reféns, historicamente falando, daqueles que transformaram o antagonismo em inimigo; o espaço da política, em espaço de guerra."

Blog: Mais de cinquenta anos após o Golpe Militar, Marco Antonio Villa apresenta um estudo fundamental para quem quer entender - e questionar - as peculiaridades do regime instaurado após o golpe de 1964. "Ditadura à Brasileira " - 432 páginas - Editora LeYa.

Viver é Perigoso

TE CUIDA VALÔNIA !


Sim, a notícia procede. Existe gravação sonora e em vídeo da entrevista concedida pelo Prefeito, creio, na Futura FM.

O prefeito Christian fala sobre o projeto de construção do canal navegável através de gôndolas, ligando o centro da cidade de Itajubá ao Parque Municipal.

Sim, viabilizado no Riozinho do BPS, ou melhor, no Ribeirão José Pereira, através de barragens, eclusas, etc.

Além da atração turística, serviria como transporte do povo para visitar o parque municipal, teatro, cinema, prefeitura e futuramente o fórum. Ah ! lembrando eu, atenderia parte dos 5 mil alunos da Unifei.

Em visita ao Parque no final de semana, contabilizei 12 pontes no trajeto do futuro canal. Não conheço detalhes sobre a construção das necessárias pontes levadiças. 

Um amigo, sugeriu que os custos do projeto poderiam ser reduzidos com a implantação da operação "baixe a cabeça", com alertas aos passageiros, quando da passagem sob as pontes.

Candidatos (não prefeitos eleitos), no passado, sugeriram projetos interessantes, que embora não levados adiante, passaram para a história.

Um candidato, num concorrido comício acontecido no Bairro do Cruzeiro, prometeu a construção de uma ponte. Questionado por um eleitor sobre a ausência de um rio no local, emendou prometendo a construção, também, de um rio ou riacho.

Outro candidato, com visão desenvolvimentista, alertado por seus assessores da importância de uma ligação mais rápida entre Itajubá e Piquete, prometeu envidar esforços para a construção de um túnel que atravessaria a Serra da Mantiqueira.

Mas vamos lá...

Viver é Perigoso      

DIA DO LIVRO



"Eu sempre imaginei o paraíso como um tipo de biblioteca"

Jorge Luís Borges

Sábado (23 de abril) foi comemorado o Dia do Livro.

Começou na Catalunha, em 1926, numa homenagem a Miguel Cervantes, falecido em 23 de abril de 1616.

Como todos sabem, Miguel de Cervantes Saavedra, nasceu em Alcalá de Henares, na Espanha, em 29 de setembro de 1547. (em tempo, exatamente 400 anos depois, nascia o Zelador, na Boa Vista, é claro).

Interessante lembrar, que dois dos grands escritores da humanidade, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, tomaram o barco no mesmo dia e ano.  

Voltando ao Dia do Livro, em 1995, a data se tornou um evento mundial pela Unesco. Desde 2001, escolhe-se uma capital mundial do livro. Neste ano, é Guadalajara, no México.

A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é uma das dez maiores do mundo, com mais de 10 milhões de ítens. Datada de 1808, teve seu início na reunião das 60 mil peças trazidas pela corte de D. João VI, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

Viver é Perigoso

TUDO A VER


"N.Ovo" startup de alimentos à base de proteínas vegetais do Grupo Mantiqueira - o maior produtor de ovos do País -  viu as vendas crescerem 458% em quantidade e 345% em faturamento no primeiro trimestre ante igual período em 2021.

Amanda Pinto, fundadora da foodtech prevê alta de 900% em receita este ano, puxada pel ampliação do portfólio, que tem como principal produto o "ovo vegano".

Broadcast Agro

Viver é Perigoso


MOMENTO DE FELICIDADE



É sensacional observar o comportamento humano nas eleições interioranas, principalmente no Sul de Minas.

O índice de traição chega a ser um absurdo ! Aquele momento atrás do caixote de papelão, para o mineiro (a), chega a ser sublime.

A prazer sentido na traição eleitoral é impossível de ser disfarçado, tamanha é a sua intensidade. O marido entrega o número do candidato para a mulher, dizendo ou melhor, ordenando: 

- É esse aqui. Vê se não vai errar.

Ela encaminha para a mesa, abre um sorrisinho maroto de "mona lisa" e sapeca o número de outro qualquer. 

Dá uma olhadinha para ver se não foi espionada e diz para si mesmo: - conheceu papudo ?

Quando não é o marido o desobedecido, quem normalmente leva chumbo é o pastor da igreja, ou o padre, que descaradamente indicam o seu candidato para os fiéis.

O crente acaba de votar em outro e sai murmurando: 

- Prá cima de mim não violão !

O duro é quando na saída da seção eleitoral se dá de cara com o traído.

Não tem escapada: O traidor dá aquele sorriso de "barbosa" e apenas faz o sinal de positivo.

Claro que existe eleitor leal. É fácil de ser identificado. Ele vota com raiva ! Entra e sai não tendo necessidade de se justificar.

Por falar nisso, hoje (25) foi divulgada a Pesquisa FSB/BTG Pactual. No cenário estimulado, Lula tem 41% e o Jair 32%. Interessante: O Janones e o Dória aparecem juntos com 3%.

Ainda sobre o texto acima, entre os homens, o Jair tem 41%, contra 36 % do Lula. Já com relação ao voto feminino, Lula aparece com 47%, contra 24% do Jair.

Um dado importante é a rejeição. Jair conta com 57% e Lula com 45 %.

O Zelador estaria enquadrado no grupo dos 11 %, que vai de nem e nem outro.

Viver é Perigoso

NÃO TEM DADO OUTRA


Dica: ZeBeto

Viver é Perigoso 

CHARLES DE GAULLE

 


Viver é Perigoso

SEI NÃO...


Na sexta-feira (22), o destemperado e reconhecidamente descontrolado general da reserva Eduardo Barbosa, presidente do Clube Militar, publicou no site do seu clube, manifestação de apoio ao presidente Jair pelo "graça" concedida ao condenado deputado Daniel Silveira :

"Lamentável termos, no Brasil, ministros cujas togas não serviriam nem para ser usadas como pano de chão, pelo cheiro de podre que exalam".

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, afirmou neste domingo (24) que as Forças Armadas têm sido "orientadas" a atacar o processo eleitoral. 

"Tenho a firme expectativa de que as Forças Armadas não se deixem seduzir por esse esforço de jogá-las nesse universo indesejável para as instituições de Estado, que é o universo da fogueira das paixões políticas. E, até agora, o profissionalismo e o respeito à Constituição têm prevalecido".

Ontem mesmo, o general Paulo Sérgio Nogueira, recentemente nomeado pelo Sr. Jair, ministro da defesa, emitiu nota oficia sobre a fala do ministro Barroso.

"O Ministério da Defesa repudia qualquer ilação ou insinuação, sem provas, de que elas teriam recebido suposta orientação para efetuar ações contrárias aos princípios da democracia. Afirmar que as Forças Armadas foram orientadas a atacar o sistema eleitoral, ainda mais sem a apresentação de qualquer prova ou evidência de quem orientou ou como isso aconteceu, é irresponsável e constitui-se em ofensa grave a essas instituições nacionais permanentes do Estado brasileiro. Além disso, afeta a ética, a harmonia e o respeito entre as instituições."

Blog: Vendo o cenário sobre um fundo verde: Lula não ganha. Se ganhar não toma posse. Se tomar posse não governa. 

Resumindo, erraram todos. Seguimos devidamente lascados.

Viver é Perigoso