Translate

domingo, 22 de outubro de 2023

MOÇA BONITA


Catherine Deneuve completa 80 anos neste domingo (22). Uma das principais atrizes do cinema, ela dispensa apresentações. 

São 63 anos dedicados à sétima arte, sob a direção de grandes cineastas (Luis Buñuel, François Truffaut, Roman Polanski, André Téchiné, entre outros) e com trabalhos quase que totalmente baseados na Europa. 

Uma carreira que começou em 1957 com uma figuração no longa "Amores de Colegiais" e soma mais de 140 filmes.

Viver é Perigoso

E POUSO ALEGRE, HEIN ?



Duas pessoas foram assassinadas e uma ficou ferida após ser esfaqueada na noite deste sábado (21) em casos distintos em Pouso Alegre. Um outro homem também foi encontrado morto dentro de uma cela da delegacia da cidade.

No bairro São Geraldo, um homem de 30 anos foi encontrado morto em uma arquibancada no "Campo do Bangu" com sinais de esmagamento de crânio.

Já no bairro São Cristóvão, um homem foi morto a facadas após uma briga generalizada. Após o crime, o autor das facadas se entregou para a polícia no batalhão da cidade alegando legítima defesa.

Um homem de 36 anos, suspeito do crime de tentativa de furto, foi encontrado morto na cela de custódia da delegacia da Polícia Civil.

Viver é Perigoso


EU TAMBÉM

 


" Espero morrer antes de ficar velho "

Pete Townshend - The Who

Viver é Perigoso

É ROCK MEU !


"Bite Your Head Off" - 

Os Rollings Stones lançaram na sexta-feira (20) o álbum "Hackney Diamonds" - o primeiro com material inédito após 18 anos. Lá estão Mick Jagger (80 anos), Keith Richards (79), Ronnie Wood (76) e, atente para a faixa acima. Conta com Paul McCartney no baixo.

Em tempo, "Hackney"´, bairro de Londres que teve má reputação por roubo e furtos de veículos. Seus diamantes eram os estilhaços de vidro deixados pelo chão a cada janela de carro estourada.

Imperdível. 

Viver é Perigoso

 

MERCADO LÓGICO



Estados do Sul e do Sudeste firmaram, neste sábado (21), um tratado que prevê o plantio de 100 milhões de espécies nativas até 2026. O acordo foi assinado no encerramento da 9ª reunião do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), realizada em São Paulo.SP, MG,RJ,ES,PR,SC,RS assinaram o Tratado da Mata Atlântica.

Mais uma promessa. Plantar e conservar 10% disso (10 milhões) já seria um feito. Outro seria reduzir o desmatamento a ZERO. HOJE. Coisa que não se consegue. Devido ao desmonte da fiscalização dos órgãos ambientais estaduais. Mata Atlântica perdeu 20.075 hectares de floresta de 2021 a 2022.

Restam apenas 24% da floresta que existia originalmente. Sendo que apenas 12,4% são florestas maduras e bem preservada. Sem contar a fragmentação.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

E NA ARGENTINA ...

 


Viver é Perigoso

PORQUE HOJE É DOMINGO


No inicio de 1974, caminhando pelas ruas do centro velho de São Paulo, ouvi uma música saindo de uma loja de discos chamada "Bruno Blois", que não sei se existe mais. Fiquei extasiado com os acordes, abandonei o que iria fazer e entrando na loja fui procurar saber o que estava tocando.

Era o coro dos hebreus da ópera Nabucco do italiano Giuseppe Verdi. Essa ópera trata da dominação do povo hebreu pelo rei Nabucodonosor.

Quase se tornou o hino nacional italiano. Mas se tornou o hino de liberdade de todos os povos.

Começa com "Va pensiero sull´ali Dorate" - (Vai pensamento sobre asas douradas).

A escuto sempre e quando isso ocorre, meu pensamento foge para um lugar imaginado e maravilhoso que tenho com detalhes mínimos no meu pensamento.

Garanto: Se você não se emocionar, ainda não entendeu totalmente que o "viver é perigoso".

Viver é Perigoso

NOUVELLE VAGUE *

Jean Luc Godard

Nos anos 60 e 70, a diversão máster na terrinha era o cinema. Os chics Presidente e Alvorada, o velhinho Apolo, o distante FI e o espetacular Cine Paratodos, na Boa Vista, é claro.

Por essa época, creio que por questão de contrato, exceto no Alvorada, que só passava "filmaço", os cinemas, obrigatoriamente, tinham que passar, durante a semana, uma "bomba" francesa ou italiana.

A "esquerda caviar" da época não perdia uma sessão dessas.

Filmes da chamada "Nouvelle Vague".

Os filmes dos diretores como Godard, Truffaut, Resnais, provocavam na esquerda festiva estudantil, grandes debates nos bancos da Praça.

Fitas (assim eram chamadas) em P&B, parca iluminação, pessoal triste, músicas estranhas e histórias sem pé nem cabeça.

De repente, no meio do filme acontecia o fim. No fim, começa a história e o meio ficava perdido. Subitamente as cortinas fechavam, as luzes eram acesas, casais de namorados surpresos e assustados e a plateia atônita.

Ai de quem fizesse um comentário negativo sobre a película. Alta cultura. No máximo, se poderia comentar: "não gostei do filme, mas o diretor é genial "

* A Nouvelle Vague (Nova Onda) foi um movimento artístico do cinema francês que se insere no movimento contestatório próprio dos anos sessenta. As características mais marcantes deste estilo são a intransigência com os moldes narrativos do cinema estabelecido, através do amoralismo, próprio desta geração, presente nos diálogos e em uma montagem inesperada, original, sem concessões à linearidade narrativa.


Viver é Perigoso