Translate

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

CANTINHO DA SALA

Abdias do Nascimento - Borboletas de Franca - 1973

Abdias do Nascimento, nascido em Franca em 1914, foi ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras. Nasceu em Franca em 1914.

Considerado um dos maiores expoentes da cultura negra e dos direitos humanos no Brasil e no mundo, foi oficialmente indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2010.

Foi professor emérito na Universidade Estadual de Nova York no campus de Buffalo, onde, durante seu exílio do regime militar, ele foi professor titular por dez anos. Nascimento atuou como professor visitante na Escola de Artes Dramáticas da Universidade Yale.

Na política, foi deputado federal de 1983 a 1987, e denador da República de 1997 a 1999 pelo Partido Democrático Trabalhista assumindo a vaga após a morte de Darcy Ribeiro.

Tomou o barco no Rio de Janeiro em 23 de maio de 2011.

Viver é Perigoso

SOM DE ELEVADOR


Momentos raros de alívio, quando nos anos 70, circulando direto pelo centro de São Paulo, de paletó e gravata (sempre apertados), entrávamos num elevador de um prédio mais moderno. Normal ir parando em todos os andares. Perfumes de todas as origens e sequer poderíamos imaginar no desastre de uma pandemia.

O alívio vinha do som. O rei da música de elevador era o pianista Richard Clayderman.

Um recordista. Hoje com 2.000 concertos na carreira, com mais de 1.400 canções gravadas, tendo vendido 90 milhões de álbuns.

Sucesso de 1977, "Ballade pour Adeline". Vendeu mais de 22 milhões de exemplares em 38 países.

Richard Cleyderman, com 68 anos, está lançando o 35º álbum de sua carreira. Forever Love.

Bons tempos.

Viver é Perigoso   

COMUNISTA NO SÍMBOLO MAIOR DO CAPITALISMO


 

No dia 2/12/2004, comprei no Aeroporto Santos Dumont o excelente "David Rockefeller - Memorias", Editora Rocco. Ando relendo e reparando em muito.

Todos, ou quase todos, sabem da importância do Rockefeller Center para a cidade de Nova York. Foi construído pelo pai do David, John D. Rockefeller. A curiosidade está descrita no livro.

Trata-se do famoso mural encomendado ao pintor e muralista mexicano Diogo Rivera (marido da Frida Kahlo), para o lobby de entrada do Rockefeller Center. (foto e detalhe acima).

Diego Rivera era amigo dos Rockefellers e como quase todos os artista da época (e de hoje também)  tinha uma orientação de esquerda, tendo sido, inclusive, membro do Partido Comunista Mexicano.

O esboço do mural foi aprovado. Rivera deu o nome de "O homem na encruzilhada).Um mural de forte conotação política.

Quando o mural estava quase concluído, Rivera acrescentou um retrato inconfundível de Lenin dando a mão aos trabalhadores.

Foi demais. Tentaram fazer com que Rivera retirasse o Lenin. Ele recusou.

Rivera recebeu o pagamento combinado e a obra foi destruída.

Anos depois, Rivera reproduziu o mural (incluindo o a imagem do John D. Rockfeller tomando um martini com um grupo de mulheres maquiadas). A obra está localizada no Palácio de Belas-Artes da cidade do México.

É a vida...

Viver é Perigoso

FORTE CANDIDATO



O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (União Brasil) anunciou na noite de ontem ( 21), sua pré-candidatura a deputado federal. O anúncio já era esperado, mas traz com ele uma mudança importante na política pouso-alegrense. Para se lançar ao cargo, Simões terá que renunciar ao mandato de prefeito, o que deve ocorrer no final de março.

Com a renúncia, o vice-prefeito Dimas Fonseca assumirá a Prefeitura. Ainda que perca a eleição para deputado federal, Simões não poderá retornar ao cargo no mandato atual.

Blog: Para a campanha presidencial, o União Brasil está firme em cima do muro.

Viver é Perigoso

CIDADÃO DO MUNDO - 12

 


Pelé e Vladimir Putin

Viver é Perigoso

COMO SEMPRE

 

Viver é Perigoso