Translate

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

DIÁLOGO POSSÍVEL


- Falando sério, o que tem sido mais difícil para você após a derrota do seu candidato ? 

- Olha, gozação ninguém faz comigo porque sabem que vou para o pau. Visitar o muro do quartel diariamente com sol ou chuva, tudo bem. Passar o dia republicando posts no celular, cansa, mas vai. O duro mesmo e eu nunca imaginaria que iria acontecer um dia, está sendo torcer contra a seleção na Copa. Pior, é que a Sérvia e a Suíça, que contaram com o meu apoio, jogaram de vermelho.

- Nossa !

Viver é Perigoso


UM HOMEM BOM

 


Filme britânico lançado no Brasil em dezembro de 2008. Dirigido pelo brasileiro Vicente Amorim (filho do ex-ministro Celso Amorim). Disponível na Netflix.

John Halder é um homem bom e decente que tem uma família problemática. Professor de literatura, Halder explora as circunstância de sua vida pessoal num romance no qual defende a eutanásia. Quando o livro é subitamente inscrito numa lista de apoio à propaganda do governo, Halder vê sua carreira ascender numa corrente de nacionalismo e prosperidade. Mas é a partir disso que as escolhas de Halder causarão efeitos devastadores.

Como um homem bem intencionado, que inicialmente resiste tão bem ao crescimento da barbárie, pode se render a ela e tornar-se igualmente bárbaro.

Marcante o que disse a aluna/namorada do personagem, ao tentar convencê-lo a ir a um comício nazista na Alemanha:

- “um regime que faz as pessoas tão felizes não pode ser ruim”.

Perigosa conclusão:

Tornamo-nos verdadeiramente bárbaros quando não medimos mais os custos para atingir tal felicidade.

Viver é Perigoso

ENQUANTO ISSO...

 


O Conselho da Justiça Federal - CJF restabeleceu para magistrados desse ramo do Poder Judiciário um benefício salarial extinto há 16 anos.

Conhecido como quinquênio, o aumento automático de 5% nos vencimentos a cada cinco anos voltará a cair nos contracheques de quem ingressou na carreira federal até 2006.

A medida prevê ainda o pagamento retroativo do penduricalho com correção pela inflação.

Segundo estimativa, um juiz empossado em 1995,por exemplo, poderá receber mais de R$ 2 milhões em atrasados.

(OESP)

Viver é Perigoso

AS LOUCURAS DO NACIONALISMO



APOIADORES (lá como aqui)

A crise econômica não explica totalmente o populismo, pois aqueles que o apoiam não pertencem aos setores materialmente desfavorecidos, principalmente nos Estados Unidos. 

A vulnerabilidade deles pode ser também de ordem psicológica. Ao promover os líderes populistas, cuja retórica se nutre de violência e carisma, os eleitores fazem uma escolha identitária.

Vejamos o caso de Donald Trump.

No curso de sua campanha eleitoral, a sua falta de civilidade foi um aspecto importante para o seu sucesso político. 
Ele não tinha nada a esconder sobre as suas falhas na vida pessoal. 
Trump amplificou a sua imaturidade, a sua fragilidade narcisista, impôs-se como se jamais tivesse conseguido adquirir uma verdadeira consciência moral. 
Seduziu as pessoas com sua mentiras, o seu exibicionismo, as suas incoerências e o seu estilo meio calhorda.

Um grande número de americanos, independentemente do status social, identificou-se com a falta de educação, o ódio, o comportamento extravagante, as ideias simplistas, as posições maniqueístas, as teorias da conspiração, o racismo e a exaltação da grandeza dos Estados Unidos presentes na fala de Trump.

(Jean-François Marmion)

Viver é Perigoso


QATAR 2022

 


Viver é Perigoso