Translate

sábado, 6 de agosto de 2022

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Annelise Fuchs
Viver é Perigoso
 

PRÁ PENSAR

 

Em  janeiro de 2021, creio, comentamos num post "Livro Presente de Amigo", o livro "M - O Filho do Século", do escritor italiano Antonio Scurati, sobre a trajetória do líder fascista Benito Mussolini. Posteriormente, também foi publicado "M - O Homem da Providência ", que ainda não li. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o autor fala sobre o seu próximo livro que fechará a trilogia. Scurati, que também é professor, entende do tema.

Pergunta procedente feita pelo repórter do jornal:

- Há na esquerda, o debate se o governo Jair é fascista ou pré-fascista ou se é um fenômeno diferente e incomparável ao de outros tempos. O fascismo tradicional pode nos ensinar algo sobre governos autoritários que estão surgindo em várias partes do mundo, com líderes como Trump, Jair, Erdogan, Orbán, Salvini e outros ?

Respondeu Antonio Scurati:

- Alguns dos líderes que você mencionou são portadores, em seu DNA político, de genes que são propriamente fascistas e acho que o Jair é um deles, outros não. Mas todos eles, com nuances diferentes, são populistas e nacionalistas; como tais, não como fascistas, descendem consciente ou inconscientemente, de Mussolini, como o inventor da forma populista de liderança. Um tipo de líder que governa as massas não as precedendo em direção a objetivos e ideais elevados, mas seguindo-as, ficando um passo atrás das massas, enchendo-se de seus humores, quase sempre maus humores, humores mórbidos (ódio, medo, ressentimento, rancor) e avivando-os.

Viver é Perigoso  

 

I NEED YOU

 




Viver é Perigoso

IDENTIFICADO E ISOLADO

 

Viver é Perigoso