Translate

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

QUASE UMA ETERNIDADE

 

Depois de quatro meses de castigo, aguardando a discussão de sua indicação para o STF feita pelo Bolsonaro, enfim, o nome do Dr. André Mendonça (sim, tem doutorado na Espanha) foi aprovado para o STF.

Bom...ele está com 48 anos de idade e, segundo a lei, poderá ocupar a cadeira até os 75 anos. Exercerá, tudo seguindo como hoje, 27 anos no Supremo, devendo deixar o posto em 2048.

Estarei com meus espertos 101 anos quando ele se aposentar.

Aqueles que nascerem em 2032, daqui a onze anos, votarão pela primeira vez, em 2048 (com 16), possivelmente, com o Dr. Mendonça acumulando função no STE. 

Partindo de princípio que o STF trabalha 8 meses/ano, com 4 reuniões/mês, o novo magistrado participará de 864 reuniões durante a carreira. Com 2 horas de discursos/votação em cada uma delas, de forma estimada, discursará por 1.728 horas.

Deverá pronunciar 17.280 vezes o "V. Excelência", dirigindo-se aos seus pares e estimados 6.912  "data vênia".

Ah ! quando deixar o posto poderá tomar uma sopa de jantar com o seu padrinho Bolsonaro, então, com seus bem vividos 93 anos.

Viver é Perigoso   

POR QUE ?



Por que você é de esquerda ? Ou de direita? 

Cada um tem suas razões: voto no mesmo partido que os meus pais (ou no partido adversário, para ser do contra), venho de um bairro operário, frequentei um colégio de freiras, escutava debates políticos em uma tenra idade, entre outras. Mas todos nós temos certeza de que foi um processo racional: escolhemos conscientemente a ideologia que melhor se ajusta à maneira como vemos o mundo.

No entanto, vários estudos científicos sugerem que nossa ideologia também é determinada por aspectos inconscientes. A estrutura neural das pessoas de esquerda e de direita é diferente. 

Os progressistas têm mais massa cinzenta no córtex cingulado anterior e os conservadores na amígdala direita. Diante de estímulos idênticos, as pessoas de direita franzem a testa e piscam mais. E embora as análises genéticas sejam difíceis, parece que também progressistas e conservadores se diferenciam em um gene receptor de dopamina.

Segundo alguns especialistas, como John Hibbing, o que caracteriza as pessoas de direita é que são mais sensíveis às mudanças (de alimentação, população, costumes, seja o que for); principalmente aquelas percebidas como negativas ou incertas. 

Ao contrário, ali onde os conservadores veem uma ameaça, os progressistas adivinham uma oportunidade.

E isso torna nossas vidas ligeiramente diferentes. 

Os conservadores preferem a arte realista e os progressistas a abstrata; as casas de direita têm mais produtos de limpeza e calendários; as de esquerda, mais malas e livros. E também leva a diferentes atitudes políticas. As pessoas de direita, mais suscetíveis aos estímulos negativos, preferem políticas que reduzem as ameaças (como gastos com defesa ou tratamento duro aos criminosos) e promovam a conformidade social (cantar o hino na escola), a responsabilidade individual (oposição a ajudas públicas generosas) ou a tradição (religiosa e familiar).

Mas o fato de a ideologia estar parcialmente (cuidado, não totalmente) programada em nosso subconsciente não significa que esquerdistas e direitistas estejam condenados a se confrontar, muito pelo contrário. Saber que a sociedade é um mosaico de personalidades políticas deveria nos ajudar a compreender que nenhuma ideologia é essencialmente superior. 

Victor Lapuente

Viver é Perigoso

ISSO É BOM



A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e entidades que representam os trabalhadores do setor assinaram, ontem, a Negociação Coletiva Unificada de 2021. 

Entre os principais pontos pactuados está a reposição da inflação sobre os salários dos trabalhadores metalúrgicos em 2021. O reajuste será de 10,78% e deve ser pago em duas parcelas, sendo 50% retroativo a outubro, mês da data base, e 50% pago a partir de janeiro de 2022.

Segundo dados da Fiemg, a negociação envolve 101.646 metalúrgicos (8,9% de todos os empregados da indústria) de 83 municípios mineiros, de 12.377 empresas.

Viver é Perigoso

DIA NACIONAL DO SAMBA


Discretamente, comemora-se hoje (2/12) o "Dia Nacional do Samba. Por que ? Há controvérsias.

Dizem que, em 02 de dezembro de 1960, o compositor mineiro Ary Barroso, autor do samba "Na Baixa do Sapateiro" esteve visitando Salvador pela primeira vez e que a iniciativa da homenagem foi do vereador Luís Monteiro da Costa, da capital baiana.

O Dia Nacional do Samba, que não é uma data comemorativa oficial, também foi aprovado como lei estadual do Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro), através da Lei n° 554, de 27 julho de 1964.

Homenagem pouca para tanta importância.

Em tempo, o samba "Na Baixa do Sapateiro", que internacionalmente ficou conhecido como "Bahia", foi gravado inicialmente pela Carmen Miranda, em 1938.

Viver é Perigoso

NÃO SABIA

 


Não sabia o que era um aldrabão. Simples: farsante, mentiroso, trapaceiro, impostor, descarado, aquele que comete fraudes, patranhas e aldrabices.

Viver é Perigoso

E VAMO QUE VAMO !

 


Viver é Perigoso

GALO VINGADOR


Sinceramente,  não se trata de tentativa de "secar". Nas atuais condições isso seria impossível. Mas merecidíssima a conquista alcançada pelo CAM - Clube Atlético Mineiro, do Campeonato Brasileiro de 2021.

Já lá vão exatos 50 anos que o Galo conquistou o seu primeiro e único "brasileirão". Eu tinha 24 anos e estudante de engenharia, assisti pela TV (em preto e branco), no dia 19/12/2001, no Maracanã, a vitória de 1x0 sobre o Botafogo. Gol de Dario, o peito de aço.

O técnico era o extraordinário Telê Santana e jogava de zagueiro, o Grapete, filho dos donos do Hotel (Cometa ?) em Pouso Alegre.

Conheci o Grapete pessoalmente antes dele se tornar profissional. Viajei junto com o meu primo Sylvio Riera, de fusca, aos domingos para Ouro Fino, passando na ida por Pouso Alegre para pegar o Grapete e o Alemão. Todos eles jogavam no Comercial ou Sete de Setembro, de Ouro Fino. Ás vezes, o craque Caty Sarlas, ia reforçar o time.

Interessante é que, diferentemente de hoje, quando a metade do time vem de países vizinhos,
todos os craques campeões de 2001 eram brasileiros.

Valeu Galo.

Viver é Perigoso  

POR DO SOL


Não sabemos se alguém, com antecipação, conseguiu antever o fim do Império Mongol, fundado por Ghengis Khan. O fim dos impérios romano e britânico. 

Mais recente, próximo e na área das comunicações, aconteceu o esfacelamento do império dos Diários Associados, a maior corporação da história da imprensa no Brasil, comandada por Assis Chateaubriand.

No dia 20 de janeiro de 2019, um domingo, deu no "Viver é Perigoso" sob o título "O IMPÉRIO".

"A Rede Globo, no decorrer de tantos anos, vem fazendo o que quer no País. De forma direta ou subliminarmente tenta conseguir dirigir o pensamento das pessoas e conseguiu sucesso, quase que total, até a explosão da internet. Perdeu o controle, viu-se acuada nos projetos escrachadamente liberais e direcionados. Não se ateve mais a informar.
Parece que a perspectiva de ver contestado os absurdos contidos em sua programação e a eliminação dos gordos patrocínios para "projetos culturais", claramente, a Vênus Platinada vem dirigindo seu arsenal contra governos eleitos. De forma acelerada vai perdendo a credibilidade."

Sei não...mas podemos estar diante de um princípio do fim.

Viver é Perigoso