Translate

sábado, 2 de setembro de 2023

INESQUECÍVEL


Tom Zé falando sobre o que pensamos.

Viver é Perigoso

PREMEDITANDO O BREQUE


Sinceramente ? Não deverá, salvo algum acontecimento de força maior, acontecer alguma mudança no cenário.

a - Christiam e Nilo, com posições definidas (prefeito e vice).

b - Rodrigo e Dr. Bob, naquela velha e instável condição: Aquele que tiver em melhores condições encabeça a chapa.

c - Célia Rennó e Pedro Gama: Depende das condições e acertos partidários entre o PV e o PT.

É de se prever que as eleições municipais do próximo ano serão influenciadas pelo momento federal. A opção "a" seguirá ligada ao jairzismo. Devem estar esperançosos que o governo Lula tenha dificuldades, com a economia em baixa, o que, segundo as notícias, não está acontecendo.

Tiriste: conforme o padrão político brasileiro, não se deve esperar atenção especial e favorável, em termos de grandes investimentos e melhorias, diretamente ligadas a intervenções federais. De Brasília não se espera recursos para bancar e elevar o prestígio da atual administração  jairzista local e  atualmente no poder. Do governo estadual ? Forget.

As novidades Celia/Pedro, contam o desgaste natural e esperado entre "a" e "b", a despaixão dos conservadores locais provocada pelos "enroscos" enfrentados pelo "mito', e correr por fora, com sucesso, o que já aconteceu em outras eleições.  

Interessante é imaginar quem seriam os membros das equipes, no caso a vencedora. A vitória de "a" indicaria a permanência do quadro atual, enriquecida (êpa) por vereadores que não serão reeleitos.

Viver é Perigoso     

DÁ LHES ZEMA !

 


Viver é Perigoso

FOLHA COMUNISTA



Conversa com um jairzista (fez pix) amigo sobre a semana política, acontecida hoje, na Boa Vista, é claro.

- Camarada, tudo jóia - no bom sentido -  então as coisas configuram-se estranhas em São Paulo. Segundo a Datafolha, o governo Lula é considerado ótimo ou bom por 45% dos moradores da cidade de São Paulo. O Boulos aparece na liderança da pesquisa  com 32% das intenções de voto (eleições municipais de 2024). E mais, 68% dos entrevistados não votariam em candidato apoiado pelo Jair, de jeito nenhum.

- Zé, nada estranho, uma vez que São Paulo é a capital com maior número de nordestinos no País e mais, todos sabem que a Folha é comunista. Aguarde 2026, quando ninguém ganhará da Michele.

- Valeu Camarada.

Viver é Perigoso

PEGUEI UM ITA NO NORTE *



O presidente Lula anunciou ontem (1) em Fortaleza que o Ceará deve ser sede da primeira filial do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), instituição de ensino superior da FAB (Força Aérea Brasileira) baseada em São José dos Campos, no interior paulista, referência em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia, com destaque para o setor aeroespacial.

Segundo o MEC, a escolha do do Ceará deve-se ao grande percentual de aprovações, no ITA, de estudantes de escolas cearenses - cerca de 40%, em média.

Blog: * Peguei um Ita no Norte" (1945) de Dorival Caymmi, narra a viagem costeira a bordo do vapor "Itapé" quando o compositor baiano migrou em 1938 para a o Rio de Janeiro, a então capital do Brasil.

Viver é Perigoso

CHORA NA RAMPA


 Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO




O Produto Interno Bruto. 

De novo a surpresa. 

Pois é o Brasil parece maior que suas crises. Apesar dos avanços na aprovação de matérias econômicas no Congresso. Bateu os últimos dias um pessimismo com o comportamento das contas públicas. Quedas na bolsa e alta do dólar. 

Motivo? A apresentação do Orçamento de 2024. A constatação de que o governo tem que arrecadar mais. Para o prometido déficit ZERO no ano que vem. Precisam de algo em torno de R$ 160 BI!!!!. 

Como comentado o governo conta com várias arrecadações extras. Dependentes do Congresso e da Justiça. Outra seria o aumento natural da arrecadação via crescimento econômico. Até ontem a previsão era de um PIB de 2,3% no ano. E não é que no segundo trimestre de 2023 o Brasil surpreende de novo! PIB de 0,9%. 

E dessa vez não foi o AGRO o responsável mas a Indústria. O crescimento na Indústria se deve aos desempenhos positivos de 1,8% nas Indústrias Extrativas e 0,7% na Construção. E os Serviços com destaque para as Atividades Financeiras. Com esse novo número do PIB no trimestre. A queda contínua da Selic. O desemprego caindo (7,9%). Consumo das famílias aumentando. Gastos governamentais idem. Programas bem sucedidos como o Desenrola. 

As perspectivas para o final do ano é de um PIB maior que 3,2%. 

Realmente um feito se comparado ao resto do mundo.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso