![]() |
Natalie |
Antes que me torne um eremita completo, ocuparei este espaço para falar e discutir um pouco, com simplicidade, sobre a vida, com suas alegrias e tristezas. Pode ser que acabe falando comigo mesmo. Neste caso, pelo menos prevalecerá a minha opinião.
Translate
sábado, 28 de novembro de 2015
LARGA MÃO !
Conhecida expressão mineira. "Larga Mão".
Dizem que foi criada logo após o esfacelamento da Conjuração Mineira, que terminou com a execução de Tiradentes a prisão e o degredo de seus companheiros. Na época, alguns jovens idealistas ainda tentaram reviver o movimento.
Os familiares e amigos aconselhavam, "Larga Mão".
O moço apaixonado e não correspondido, chora a pitanga para os amigos, que murmuram, "Larga Mão"
Muito tempo depois, quando da Revolução de 1932, ocasião em que os paulistas saíram em defesa da constituição, Theodomiro Santiago se juntou aos paulistas e tentava convencer Wenceslau Braz e outros conterrâneos da importância da luta.
Os amigos da terrinha lhe diziam, "Larga Mão".
A jovem não consegue aprovação do vestibular, faz planos para, novamente, fazer o cursinho e os parentes lhe sopram, "Larga Mão".
Os paulistas, José Serra e Alkmim foram candidato a presidente e pediram a ajuda dos mineiros alertando-os sobre os perigos de Lula no poder.
A mineirada lhe respondeu nas urnas, "Larga Mão".
Aécio, estimulado a tentar o governo federal, procurou São Paulo, que lhe ofereceu as mãos. Em Minas, ouviu o conhecido "Lava Mão".
Assistindo o Lula enterrado até o pescoço no processo do mensalão, os tucanos mineiros, cobrados por uma posição disseram, "Larga Mão".
Pib negativo, corrupção desvairada, desemprego, inflação estimulados a reagir e sair em protestos pelas ruas, o povo das gerais confirma, "Larga Mão".
Pensando bem, ou pensando mal, "Larga Mão".
Viver é Perigoso
NÁUFRAGOS, TRAFICANTES E DEGREDADOS
Bom de ler, "Náufragos, Traficantes e Degredados", do Eduardo Bueno - Editora Objetiva. Fala sobre os primeiros trinta anos do Brasil. De 1500 a 1530, o Brasil ficou praticamente abandonado. No período, os primeiros homens brancos que chegaram no país desempenharam um papel importante na história. Muitos chegaram nas praias por acaso de um naufrágio. Outros vieram como condenados ao degredo, outros buscando riquezas.
São mencionados o Caramuru, João Ramalho, Bacharel de Cananeia (primeiro grande traficantes de escravos).
Protagonistas dos primeiros 30 anos do Brasil, também chamada pelos historiadores como as três décadas perdidas. Os piores anos do Brasil.
Discordo. Os últimos anos do Brasil e com tristeza, os próximos, foram e serão os piores anos da nossa história. Os livros, futuramente, escritos constatarão.
Nós somos os náufragos.
Viver é Perigoso
Assinar:
Postagens (Atom)