Translate

sexta-feira, 5 de maio de 2023

AGORA VAI !


A Diretoria Colegiada (Dicol) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)vai ampliar o acesso da população a tstes rápidos para uma série de doenças e outras análises.

A nova norma, aprovada na quarta-feira (3) permite que farmácias realizem os chamados exames de análises clínicas (EAC) no Brasil, antes restritos ao da Covid-19, devido à emergência da pandemia, e ao de glicemia.

Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) estima que mais de 40 tipos de exames poderão ser realizados nos locais.

Por exemplo, hemoglobina glicada, PSA, ácido úrico, colesterol total, glicemia, hepatite, HIV, sífilis, ferritina, mioglobina, exame do coração (check-up) completo.

As novas regras passam a valer a partir de 1º de agosto.

Blog: Ainda sou do tempo que os farmacêuticos da Boa Vista, é claro, Srs. Ruy, Gerson, Vitor e Eduardo, providenciavam, quase tudo, sem exames.

Viver é Perigoso

AMANHÃ - O REI E A COROA

 


O Rei Charles III toma posse, oficialmente, da Coroa britânica, amanhã, dia 6 de maio.

Viver é Perigoso  

EM BUSCA DO CARTÃO DE VACINA



Ainda bem.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta sexta-feira, que está encerrada a emergência declarada para a Covid-19.

Globalmente, houve 765.222.932 casos confirmados de Covid, incluindo 6.921.614 mortes. Pelos números divulgados, 10 % das mortes contabilizadas aconteceram no Brasil.

Mas esses números são uma grande subestimação do verdadeiro número da pandemia. Pesquisadores independentes estimaram que a contagem real de mortes do vírus é muitas vezes maior.

Blog: Estamos correndo o risco de ouvir de algum fanático: Estão vendo. Isso que foi visão de Estado. Deram tanta importância, quarentena, crianças em casa, comércio e industrias fechadas e num sôpro tudo passou. Como dizia Stalin, " Uma morte é uma tragédia. Milhões de mortes é uma estatística " 

Viver é Perigoso

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


É inquestionável que a IA é uma ferramenta com um potencial gigantesco, que pode ser bem ou mal utilizada, e por esta razão deve ser regulada para ter uma abordagem responsável.

Contradizendo o próprio nome, a AI de inteligente não tem nada. Acumular informações e replicar padrões não é ser inteligente: é ser obediente.

Faltam à IA criatividade, malícia, rebeldia. Falta à IA Nelson Rodrigues, falta alcançar a alma. Faltam curiosidade, opinião, uma ideia, a mudança de ideia. Faltam uma brasilidade, uma malandragem, uma preguiça, sotaques. Faltam, nessa inteligência fabricada, o feminino e o charme. Faltam Leila Diniz, Fernanda Young e Clarice Lispector; faltam o nonsense e a lucidez. Falta caetanear, filosofar, se misturar, compreender, exagerar, alquimiar.

A IA não teve infância. Já nasceu adulta, evoluiu com ideias prontas, com o cérebro pronto, pré-moldado. Acredita sem questionar, tem memória, mas não tem lembrança. Não muda com as fases da Lua. A IA não tem permissão para errar, pois sua existência só se justifica se funcionar o mais perto possível da perfeição e tiver respostas para tudo. Mas os chatbots têm dado suas gafes. O GPT, por exemplo, já matou pessoas vivíssimas, confundiu épocas e personalidades, levando muitos alunos a tirar notas baixas nos trabalhos.

Mais do que nunca, somos instados a usar a nossa inteligência analógica para metabolizar com sabedoria as mudanças dessa tecnologia digital e não deixar que nossos circuitos se atrofiem diante dela.

Becky S. Korich - Folha de São Paulo

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



A política que muda no dia a dia

1-Para não ir muito longe, em fevereiro o governo não queria a CPI dos Atos Golpistas. Justificava que poderia impedir a tramitação de propostas importantes no legislativo e medo de algo respingar nele, governo;

2-Depois do vazamento das imagens da invasão do Planalto no dia 8 em que militares fazem corpo mole e dada a repercussão o governo aceita a CPI;

3-O requerimento é lido em plenário. Líderes começam a escolher a dedo nomes dos parlamentares;

4-A oposição se organiza e acha que vai dominar os debates inclusive com alegações de que o governo sabia previamente da possibilidade dos atos mas que fez corpo mole para se beneficiar da repercussão nacional e internacional;

5-Governo manobra para ter maioria e para conduzir as investigações e a oposição se desespera;

6-Hoje vazam gravações comprometedoras de proposta de golpe de estado em Dez/22 num áudio do celular do Ten. Cel. Cid, ajudante de órdens e braço direito de Bolsonaro, que está preso, mandadas pelo tal Ailton Barros, militar reformado, também preso que na campanha eleitoral se lançou com o “01 do Bolsonaro” e de quem o ex presidente se diz muito amigo;

7-Aliados do governo formalizam requerimentos para que o Te. Cel. Cid e o Ailton sejam os primeiros convocados para depor na CPI;

8-Oposição hoje tem certeza de que a convocação da CPI foi um tiro no pé e vai chegar no ex presidente.

Tudo isso em dois meses.

Sobre o comportamento do Ten. Cel. Cid ajudante de ordens do ex presidente e as atrapalhadas dele no caso dos cartões de vacinação, no caso das joias sauditas, no caso da disseminação de notícias de que as vacinas da Covid poderiam provocar Aids mais algumas e a longa lista de pistas e comprovações que deixou, uma raposa política da oposição em Brasília se expressou assim: 

“Em política a pior coisa que tem é um burro com iniciativa”. 

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso