Translate

domingo, 17 de janeiro de 2010

É DISCO QUE EU GOSTO (10)



EDUARDO DUSEK
Voz muito bonita e grande categoria no piano. Mistura sátira com bom humor nas suas músicas. Dusek nasceu em 1958. Estourou com o disco "Cantando no Banheiro". Esteve nas paradas de sucesso com Nostradamus, O rock da Cachorra, Doméstica e Barrados no Baile. Mas linda e inesquecível é a "Cabelos Negros", que compos com Luís Antonio de Cássio. Lançada em 1982. Ouçam, clicando abaixo.
ER



OLHA O HOMEM AÍ GENTE !



Como diz o "Neguinho da Beija Flor": Olha o homem aí gente !
Fotografia do Mister Bin, atualizada por computador pela CIA. Segundo informações ele teria tirado a barba e o bigode e estaria morando no Sul de Minas. Dizem que já conseguiu até um emprego público. Já fala um português correto, com leve sotaque árabe.
Também teria sido visto (logicamente sem o turbante) tomando cafezinho na praça.
ER

CAIXA DE ISOPOR É FRIA !







O que tem de gasto secreto no Governo é uma festa. São milhares de cartões de crédito, sendo que grande parte dos débitos se refere a saques.
Dinheiro vivo gente !
ER


CONTA GOTAS

1 - Interessante: Até pouco tempo, quando os custos de produção ficavam elevados, as indústrias, de modo geral, levavam as linhas de produção para a China. Isso aconteceu com os americanos e até com os taiwaneses.
Agora acontece que os custos de produção também se elevam na China. Qual a providência ? Os chineses estão transferindo as linhas para as suas regiões mais pobres. Eles têm essa capacidade.
Outra notícia importante é já ser a China o terceiro país do planeta em quantidade de energia eólica produzida. Ultrapassou a Espanha. Está muito próxima aos EUA e Alemanha.
Completando: Os "CHINA" estão com mais de 2 trilhões de dólares de reserva cambial.
2 - Li em uma nota de jornal a informação que o Vice-Governador do Distrito Federal, o super milionário Paulo Octávio irá anunciar, nos próximos dias, a sua retirada da política em definitivo. Sem maldade, está aí uma ausência na política que irá ocupar uma lacuna.
3 - Se você for de carro para Maria da Fé cuide. O seguro está em dia ? Na sexta-feira aconteceu novo acidente na estrada. É burrice raciocinar nestes termos mas quando a Rodovia estava ruim aconteciam menos acidentes.
4 -Começaram os Campeonatos de futebol regionais. Mas cá entre nós: Assistir Monte Azul, Duque de Caxias, etc, realmente não dá. Prefiro , e muito, ver desenho animado.
5 - Começa mais um SPFW (deve ter meia dúzia por ano). Os jornais e revistas da semana vão ser tomados pela magrelada com cara fúnebre, utilizando roupas que a gente nunca vai ver ninguém usando na vida.
ER

ERA LEE OU ERA LEVIS ?



Aula de mecânica dos fluídos. Auditório da EFEI lotado de alunos vazios na matéria. O Professor, recém- chegado da Alemanha, não conhecia ninguém e também ninguém o conhecia.
Dispara a escrever fórmulas e mais fórmulas, indicando curvas e gráficos para consultas. Silêncio mortal. Para se ter uma idéia,alguns dos "inteligentes" da turma, Carlão, Ludel e Walter Bianchi estavam cruzando os olhos como faróis desregulados, linguas para fora e estado de pré-pânico.
Os burros, que nunca entendiam nada mesmo na primeira apresentação, criavam corações com flechas atravessando-os com letras desenhando os nomes das namoradas. Flamil e Múcio desenhavam lances de gols do Flamengo.
Silêncio que precede as grandes catástrofes. Quarenta minutos se passaram e o Prof. Djalma lotando o quadro de, para nós, hieróglifos.
O Wallace, representante da turma, cochichava: Vamos ter que fazer um abaixoassinado para trocar de Professor. Não dá para acompanhar esse cara, ele raciocina em alemão.
Em meio ao maior silêncio, um braço se levanta, chamando o Professor.
O jovem mestre, volta-se para o público ignorante e educadamente diz: Pois não !
Alívio geral. Pelo menos alguém faria uma pergunta e assim fazendo, estava entendendo alguma coisa.
Era o Alkmim. Ele estava um ano a nossa frente mas era dependente naquela matéria, a famigerada MecFlu, para os íntimos.
Eu já o conhecia e tapei os ouvidos, pois sabia que ele estava meio que trocando as rádios.
O Alkmim se pôs de pé e disse: Professor, gostaria de fazer duas perguntas:
Primeira: A calça que o Senhor está usando é Lee ou Levis ?
Segunda: O Senhor comprou no Brasil ou trouxe da Alemanha ?
O Professor entre atônito e indignado, apanhou suas coisas em cima da mesa e se retirou abruptamente da sala de aulas.
Sem saber o que fazer, levantamos o Alkmim nos ombros e o carregamos como um herói, vencedor da maratona, pelos corredores da Escola.
ER

ACHE SE FOR CAPAZ



Ganha um pirulito quem conseguir achar e comprar um exemplar da Revista Época da semana. Pela segundo domingo consecutivo esgota-se nas bancas.
Isso é bom para o comércio.
Jeitão ultrapassado de trabalhar.
ER

FRASE DO DIA



" LIBERDADE, LIBERDADE! QUANTOS CRIMES SÃO COMETIDOS EM SEU NOME"

(Madame Roland)

DIRETO DE PARIS

Caro Zé,
Sempre imaginei uma França mais ligada ao Haiti. Não é, apesar da presença direta dos franceses como colonizadores, ou dominadores, ou exploradores,ou o que quer que seja.
Até mesmo aqui na França, onde ainda me encontro, não pegou bem, vamos dizer assim, a primeira reação pública do Presidente Sarkozi sobre a tragédia do Haiti.
De imediato, ele sugeriu a formação de um Conselho, constituido por alguns Países, entre os quais citou o Brasil, para estudar a questão Haitiana.
Todos sabem que o momento é de ação, não de conversa. Trata-se de sofrimento e de vidas.
Já conversamos em várias ocasiões sobre o Haiti, ou como vem sendo chamada "A Ilha do Fim do Mundo". É injusto porque o Haiti divide a Ilha com a Republica Dominicana.
E lembrar que a Ilha, que abriga os dois Países, já foi chamada de "A Pérola das Antilhas".
Aliás, um pouco de história. Em Arawak, lingua dos nativos da região, Ayiti significa "terras altas".
Este País nunca conheceu paz e tranquilidade em toda a sua existência,nem mesmo quando em 1492, e a Ilha era conhecida por Hispaniola, Cristovão Colombo instalou uma Capitania em Ayiti. Na época, exploravam o ouro utilizando os nativos como escravos.
No século XVI começaram a cultivar cana-de-açucar. Para isso, inicialmente, foram trazidos da África 30.000 escravos. Em 1697 se tornou possessão francesa, com o nome de Saint Domingue.
No século XVII a população era constituida de:
40.000 - Brancos ricos, Funcionários franceses e brancos pobres.
28.000 - Mulatos
452.000 - Escravos
Repare na proporção ! Em 1791 aconteceu a primeira revolta. Foi abafada em 1801 por Napoleão, que enviou para lá 28000 soldados e mercenários.
Em 1804, o Haitiano Jean-Jacques Dessalines declarou a independência do Haiti. Foi a primeira na América Central e do Sul. Em 1824, a França reconheceu a independência, exigindo porém uma indenização violenta em dinheiro que complicou para sempre a vida do Haiti.
A guerra interna foi terrível de 1804 até 1915, com várias mudanças no poder.
De 1915 até 1934, aconteceu a intervenção americana.
De 1934 até 1956, revoltas e mais revoltas internas, com violações dos direitos permanentes.
De 1957 até 1986, ditadura violenta de François Duvalier (Papa Doc) e de seu filho e herdeiro (Baby Doc), sendo que este foi deposto por militares em 1986 e recebeu asilo da França. Foi morar no litoral francês com 120 milhões de dólares nos bolsos.
De 1986 a 1990 - Uma série de golpes militares, com mortes, prisões e corrupção desenfreada.
Em 1991 - Chegada das tropas da ONU para tentar colocar ordem na casa.
Miséria, miséria e miséria. 80% da população vive com menos de R$ 5,00/dia.
O maior índice de corrupção do mundo. Quase toda a ajuda mundial recebida é desviada.
Neste interim, acima exposto, dezenas de terremotos e uma infinidade de furacões assolaram o Haiti.
A magia negra prevalece. Impera o Vodu, que atemoriza a população.
Estimam em 200.000 mortos no último terremoto. Estas pessoas estavam vivendo ?
É uma oportunidade, embora triste, para o mundo voltar os olhos para o Haiti. É uma chance que Deus está nos oferecendo.
Um outro Haiti tem de ser repensado.
Por absurdo que seja, trata-se de um País que conseguiu "liberdade" cedo demais.
José Tipica (filósofo da Boa Vista)
ER