Translate

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO


Logo quando foi lançado em português (2006), corri para comprar. Li de imediato e reli outro dia desses. " My Autobiography" -  Pelé - Autobiografia (Editora Sextante).
A surpresa não é dos zagueiros diante dos seus dribles, mas do leitor diante da honestidade total com que ele conta suas histórias. Histórias de alegria, dores, vitórias e derrotas. O Rei, expõe suas angústias, inseguranças e erros. A fama de chorão, o desencanto com a elite da política brasileira, a religiosidade, o apego a família.

Muitas fotos de momentos e em companhias de personalidades do planeta.

Bom de ler.

Viver é Perigoso 

CANTINHO DA SALA

 

Angel Otero - Porto Rico
Viver é Perigoso

MATRIZ ENERGÉTICA



Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de setembro mostram que o País ultrapassou os 185 gigawatts de capacidade de geração e, segundo os critérios da agência, pouco mais de 80% desse total corresponde a fontes renováveis de energia, como água dos rios, os ventos e o sol.

Merece destaque, obviamente, a expansão muito expressiva da participação da energia solar e eólica na matriz energética, reduzindo a importância das termoelétricas. Embora as hidrelétricas ainda respondam por 54% da produção de energia, a eólica já corresponde a mais de 10% da oferta total e a solar divide com as termoelétricas a terceira posição.

Esse panorama foi alcançado, em grande parte, por iniciativas do setor privado.

Mais relevante do que discutir preços do petróleo e manter a diversificação das fontes de energia, e nisso o Brasil está em posição privilegiada em relação ao mundo desenvolvido.

(OESP)

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA


Vivienne Isabel Swire, simplesmente Vivienn Westwood nasceu em Derbyshire em 1941. Foi uma estilista britânica responsável por trazer a moda punk e new wave modernas para o mercado.

Westwood tornou-se conhecida do público quando fez roupas para a boutique que ela e Malcom McLaren administravam na King´s Road, que ficou conhecida como SEX. Vivienne foi o centro da moda inglesa.

Sua capacidade de sintetizar roupas e música moldou a cena punk britânica dos anos 1970, dominada pela banda de McLaren, os Sex Pistols. Vivienne foi o centro da moda inglesa.

Westwood foi excêntrica, provocadora e irreverente. Criou roupas com motivos políticos, críticas sociais, temas eróticos, com abundância das cores preta, vermelha, fortes, couro, correntes e rasgos. Mesclou a cultura jovem com o tradicionalismo, de forma inusitada.

Foi apontada no livro "Chic Savages" como um dos seis melhores estilistas do mundo, e como estilista do ano duas vezes. Aos 64 anos ganhou o titulo de Lady da Rainha Elizabeth II.

Vivienne tomou o barco ontem (29) aos 81 anos de idade.

Viver é Perigoso

PRÁ PENSAR

 



Nunca soube por que tanta gente teme o futuro.

Nunca vi o futuro matar ninguém,

Nunca vi o futuro roubar ninguém,

Nunca vi nada que tivesse acontecido no futuro.

Terrível é o passado ou, pior, o presente!

Millôr

Viver é Perigoso

AGORA AGUENTEM !

"Dia do Fico" refere-se, na história do Brasil, ao dia 9 de janeiro de 1822. Neste dia, o então D.Pedro I declarou que não cumpriria as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil.

A partir desse episódio, D. Pedro I entrou em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e o Brasil.

Este episódio culminou, meses depois, com a declaração de Independência do Brasil, proclamada no dia 7 de setembro do mesmo ano.

Corre-se o risco do dia 30 de dezembro de 2022 passar para a história como o "Dia do Fujo".

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

LISO COMO SABÃO

Tinha eu quatorze anos de idade na noite mágica da quarta-feira, 8 de novembro de 1961.

Fui com meu Pai e meus Tios assistir a um jogaço do Campeonato Paulista de Futebol em Guaratinguetá. Jogo noturno no Estádio Benedito Meirelles.

Metade de Itajubá estava lá.

A Esportiva de Guaratinguetá (não existe mais) tinha uma equipe muito forte, destacando o grande Carlito, itajubense que já tomou o barco. Da Boa Vista e ex-craque do nosso Vasco, "O lobo da Boa Vista".

Na realidade fomos ver o Carlito jogar.

Aproveitamos para ver o Santos, de: Laércio, Figueiró, Mauro, Calvet, Dalmo, Zito, Mengalvio, Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe.

Foi um jogo duríssimo, com o apertado placar de 4x0 para o Santos, com três gols do "negão".

Gravei tudo na memória. Fecho os olhos e revejo a exibição de gala dos mágicos da Vila Belmiro.

O Carlito com toda a classe e categoria que Deus lhe deu, só corria atrás.

Ouvia a todo o momento o meu Pai (Flamenguista) dizer: Não se impressione, não vá virar santista.

Confesso: Foi por muito pouco que não aconteceu.

Muitos anos depois em conversas com o Carlito, na oficina mecânica que tocava com o Celsinho Colosimo na Boa Vista, é claro, eu relembrava daquela noite.

- Zé, dizia ele, o "negão" era liso como um sabão.

O "negão" tomou o barco ontem aos 82 anos.

Viver é Perigoso

REVOLTA DE JACAREACANGA

 



Patriotas !

Como disse como disse o Barão de Itararé, que lamentavelmente era comunista, "Há algo no ar além dos aviões de carreira"

Todos os irmãos aqui acampados ouviram falar da Revolta de Jacareacanga.

Aconteceu uma rebelião de militares da Aeronáutica, liderados pelo major Haroldo Veloso e pelo capitão José Chaves Lameirão, que tomaram a base militar de Jacareacanga, no Pará.

Simples e reveladora: consistiu numa reação contrária à posse do presidente eleito Juscelino Kubitschek.

Teve início na noite do dia 10 de fevereiro de 1956, quando os dois oficiais tomaram um avião caça AT-11, no Rio de Janeiro.

Durante os 19 dias de revolta, a cidade de Santarém e mais alguns pequenos povoados foram tomados pelos rebeldes, tendo o governo encontrado dificuldades para repreender o movimento, ainda mais pela recusa da Aeronáutica em ajudar nesse processo.

Tudo bem, que no dia 29 do mesmo mês e ano, teve fim a revolta, após ser controlada pelas tropas legalistas, com a prisão de um de seus líderes, Haroldo Veloso.

Mas, lembrem-se que hoje um avião decolou para o norte e os tripulantes e passageiros são paraquedistas. Quem garante que o destino é Orlando ?

Não arredaremos. Mantenham-se firmes.

Viver é Perigoso