Translate

quarta-feira, 15 de março de 2023

CANIVETES E RELÓGIOS SÓLIDOS


O Credit Suisse despencou (24,2%) nesta quarta-feira (15) na Bolsa, depois que seu maior investidor, o Saudi National Bank, que adquiriu uma fatia de quase 10% da instituição no ano passado, informou que não poderia fornecer ao banco suíço mais assistência financeira por questões regulatórias.

O Credit Suisse foi criado na Suíça em 1856 e chegou ao Brasil pouco mais de cem anos depois, em 1959. Sua presença no Brasil ganhou mais peso depois de 1998, com a aquisição do Banco Garantia, que tinha como sócios Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles. Leia-se, Americanas.

Os canivetes e relógios, seguem estáveis no mercado.

Viver é Perigoso

FIM OU COMEÇO ?



O telescópio espacial James Webb capturou uma explosão de cores dourada, rosa e lilás de gás e poeira cósmica da estrela chamada WR124, localizada a 15 mil anos-luz de distância na constelação de Sagitário. Ela tem 30 vezes a massa do Sol.

Uma estrela massiva termina seus dias como uma supernova. Antes disso, algumas passam por um breve estágio chamado Wolf-Rayet (WR) difícil de observar, mas o telescópio espacial James Webb conseguiu fazer isso com detalhes minuciosos. 

Durante a fase Wolf-Rayet, que dará lugar a uma supernova, a estrela perderá suas camadas externas, dando origem a seus característicos halos de gás e poeira. Mas este é um período muito curto e nem todas as estrelas passam por ele. Normalmente, este é o último passo antes de elas explodirem, transformando-se em supernova.

Apesar de ser o cenário de morte estelar iminente, os astrônomos também olham para as estrelas Wolf-Rayet em busca de novos começos, pois a poeira cósmica – composta de elementos pesados – se forma nas nebulosas rodopiantes que as cercam, que constituem o universo moderno.

Lembrando, um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

OESP

Viver é Perigoso

MARAVILHA



Uma pílula experimental conseguiu a remissão completa do câncer em 18 pacientes que foram praticamente condenados à morte por um tumor muito agressivo que não respondia a outros tratamentos. 

A doença, a leucemia mielóide aguda, é o câncer de sangue mais comum em adultos, com cerca de 120 mil casos por ano, e a sobrevida em três anos mal chega a 25%. 

A pílula, chamada revumenib, conseguiu o desaparecimento completo dos sinais de câncer em quase um em cada três participantes de um ensaio clínico antecipado nos Estados Unidos. 

Os resultados são preliminares e não indicam uma cura definitiva, mas os responsáveis ​​pelo experimento estão otimistas. 

“Acreditamos que este medicamento é notavelmente eficaz e esperamos que esteja disponível para todos os pacientes que precisam dele”, diz Ghayas Issa, MD, do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas.

El País

Viver é Perigoso

DISPARADA



Teófilo Augusto de Barros Neto, simplesmente Théo de Barros, compositor, violinista, cantor e arranjador, tomou o barco hoje em São Paulo, aos 80 anos.

Notabilizou-se por suas parcerias com Geraldo Vandré, como "Disparada" (empatada com "A Banda"), do Chico Buarque, em 1º lugar no II Festival de Música Popular Brasileira - 1966 da Rede Record, defendida pelo Jair Rodrigues. Também é o compositor da músiva "Meninos das Laranjas", sucesso da Elis Regina.

Viver é Perigoso

...NÃO SABEM O QUE FAZEM


Evangélicos bolsonaristas que viajaram a Brasília para participar do ato antidemocrático do dia 8 de janeiro relataram, em depoimentos prestados à Polícia Federal, que igrejas de diversos estados do país bancaram ônibus e organizaram caravanas para o evento.

Viver é Perigoso

COLETIVA


 Viver é Perigoso

O GRANDE IRMÃO


A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou nesta terça-feira ter utilizado um sistema capaz de monitorar a localização de qualquer pessoa por meio do número de telefone celular. 

A agência operou a ferramenta secreta durante os três primeiros anos do governo do Jair. Em nota, a agência admitiu que o contrato para uso do programa, de caráter sigiloso, teve início em em 26 de dezembro de 2018 e foi encerrado em 8 de maio de 2021.

Desenvolvido pela empresa israelense Cognyte (ex-Verint), a ferramenta, chamada “FirstMile”, ofereceu à agência de inteligência a possibilidade de identificar a “localização da área aproximada de aparelhos que utilizam as redes 2G, 3G e 4G”, ou seja, vigiar os passos de até 10 mil proprietários de celulares a cada 12 meses.  

Blog: Pois é...

Viver é Perigoso